Pular para o conteúdo principal

EDUCAÇÃO: PROJETO ESCOLA ARTERIAS ENCERRA ATIVIDADES COM PREMIAÇÃO DE ESCOLAS


As escolas que mais se destacaram em 2016 no Projeto Escola Arteris, desenvolvido pela Autopista Fernão Dias, serão premiadas hoje, segunda-feira, 5, das 14h às 17 horas, na Hípica Recantos das Palmeiras- situado na Avenida das Quaresmeiras, Distrito Industrial, Pouso Alegre, no Sul de Minas. 

A cerimônia de premiação marca também o encerramento das atividades do Projeto Escola para este ano. O evento está programado para reunir cerca de 300 pessoas, entre educadores, alunos e representantes da concessionária.

Foi escolhida como escola destaque 2016 a EM “Lázaro Maximiano Pereira”, de Cambuí/MG. A unidade receberá como prêmio um computador completo e uma impressora. 

As Menções Honrosas foram conquistadas pelas Escolas Municipais “E.I.F. Professora Walda Paolinetti Lozasso”, de Atibaia/SP; “CEMEI Monsenhor Nelson Leite Lemos”, de Careaçu/MG; “Antônio Fernal”, de Oliveira/MG e “Comendador Antônio Florêncio”, também de Careaçu/MG. As quatro instituições puderam escolher entre dois prêmios – tablete ou HD Externo.

O programa atendeu neste ano 33 escolas de 15 cidades onde passa o trecho sob administração da Autopista Fernão Dias, com a abrangência de um universo de cerca de mais de 13 mil alunos, do ensino infantil, fundamental e Ensino de Jovens e Adultos (EJA), além dos 703 professores da rede pública.

Há 15 anos ativo, o Projeto beneficia atualmente 545 escolas da rede de ensino público nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais. Tamanha mobilização gera frutos nessas localidades. Conhecedores de seus direitos, pais e alunos passaram a exigir mudanças do poder público em suas cidades.

A ação é parte do engajamento da Arteris com o objetivo da Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011-2020), da ONU, que estabeleceu redução mínima de 50% no número de mortes no trânsito.  

A promoção da segurança dos colaboradores e dos usuários das concessionárias Arteris é um valor fundamental, o que se traduz em busca de excelência e uma política de alto padrão em prevenção de acidentes.

Critérios de seleção
Para realização do projeto, cerca de 15 mil professores, de 5 estados brasileiros, passaram por capacitações pedagógicas para integrar o tema trânsito às disciplinas básicas e tornar as aulas atraentes e produtivas. 

A ação, desta forma, consegue levar para o cotidiano dos estudantes discussões sobre o comportamento no trânsito, cidadania e responsabilidade social.

O Projeto Escola desenvolveu material didático próprio, com conteúdo para todas as faixas etárias. A acessibilidade e a inclusão são premissas da iniciativa, tanto que é disponibilizado material didático em braile para alunos com deficiência visual.

Ao longo do ano, as escolas realizaram diversas atividades que envolveram os educadores, alunos e a comunidade, com o tema “Educar para Humanizar o Trânsito”. 

As unidades que mais se destacaram foram aquelas que apresentaram mais criatividade no uso do material didático, mobilizaram e integraram pais, funcionários, comunidade e promoveram eventos externos relacionados ao tema, tiveram mais diversidade nas atividades desenvolvidas pelos alunos, além de apresentar como resultado a mudança de comportamento dos profissionais e estudantes.

O programa somente é possível com a participação efetiva dos professores, coordenadores e diretores das instituições e suas ações dia a dia, a fim de chegar até o núcleo familiar, conforme comenta a coordenadora pedagógica corporativa do Projeto Escola Arteris, Maria José Finardi: “Tudo isso nos motiva a continuar o trabalho por um trânsito que valorize mais o homem que a máquina. As escolas têm um papel fundamental nisso. Todas as instituições participantes estão de parabéns pelo brilhante trabalho realizado durante o ano”, completa.

Cartões de Natal
No evento serão premiados também os alunos vencedores do 3º Concurso de Cartões de Natal do Projeto Escola Autopista Fernão Dias - 2016 que concorreram em três categorias. A Categoria 1 é para os alunos de Educação Infantil e 1º ano. 

Na Categoria 2 ficaram os alunos do 2º ao 5º ano. Já a categoria 3 é para os alunos do 6º ao 9º ano. Foi escolhido um desenho por categoria.

Cada aluno vencedor de cada categoria receberá um prêmio que pode ser notebook ou Xbox. O professor orientador e o educador responsável em coordenar os trabalhos do aluno também serão premiados. 

A escola ainda poderá sugerir um profissional considerado “destaque” nos trabalhos do Projeto Escola desenvolvidos durante o ano. Esses profissionais receberão um prêmio que pode ser um HD Externo ou Tablet.

Os três trabalhos premiados serão transformados em cartões oficiais de Natal da Autopista Fernão Dias em 2016 e entregues aos colaboradores, clientes e fornecedores da concessionária, junto com uma mensagem de final de ano a ser incluída.

Serviço
Premiação Projeto Escola Arteris
Data: 5 de dezembro de 2016
Local: Hípica Recanto das Palmeiras 
Endereço: Avenida das Quaresmeiras, Distrito Industrial, Pouso Alegre
Horário: A partir das 14 horas

por Luiza Brunhara - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

TCE DETERMINA RESSARCIMENTO E MULTA ASSOCIAÇÃO POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIO PARA ATENDER CRIANÇAS EM CAMPO BELO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) determinou, nesta terça-feira (26/8), o ressarcimento de R$84 mil e também a multa de aproximados R$ 15 mil ao presidente da Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber, à época, Ronaldo da Silva, em Campo Belo. O município, por meio do Convênio n. 8/2016 (com vigência entre 15/2/2016 e 28/2/2017), custeou e manteve despesas operacionais para oferta de ensino infantil a crianças entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, que eram atendidas pela Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber. Todavia, à época de prestar contas referente ao ano de 2016, a associação apresentou um plano de trabalho ineficaz, documentos que não foram capazes de justificar as despesas apresentadas, com inconsistências de valores, inclusive sem assinatura dos responsáveis. Não apresentou nenhuma nota fiscal, o informe de despesas total divergiu do extrato bancário e, sobre as despesas de pessoal, não recolheu encargos previdenciários. Ou...