Pular para o conteúdo principal

EDUCAÇÃO: PROJETO ESCOLA ARTERIAS ENCERRA ATIVIDADES COM PREMIAÇÃO DE ESCOLAS


As escolas que mais se destacaram em 2016 no Projeto Escola Arteris, desenvolvido pela Autopista Fernão Dias, serão premiadas hoje, segunda-feira, 5, das 14h às 17 horas, na Hípica Recantos das Palmeiras- situado na Avenida das Quaresmeiras, Distrito Industrial, Pouso Alegre, no Sul de Minas. 

A cerimônia de premiação marca também o encerramento das atividades do Projeto Escola para este ano. O evento está programado para reunir cerca de 300 pessoas, entre educadores, alunos e representantes da concessionária.

Foi escolhida como escola destaque 2016 a EM “Lázaro Maximiano Pereira”, de Cambuí/MG. A unidade receberá como prêmio um computador completo e uma impressora. 

As Menções Honrosas foram conquistadas pelas Escolas Municipais “E.I.F. Professora Walda Paolinetti Lozasso”, de Atibaia/SP; “CEMEI Monsenhor Nelson Leite Lemos”, de Careaçu/MG; “Antônio Fernal”, de Oliveira/MG e “Comendador Antônio Florêncio”, também de Careaçu/MG. As quatro instituições puderam escolher entre dois prêmios – tablete ou HD Externo.

O programa atendeu neste ano 33 escolas de 15 cidades onde passa o trecho sob administração da Autopista Fernão Dias, com a abrangência de um universo de cerca de mais de 13 mil alunos, do ensino infantil, fundamental e Ensino de Jovens e Adultos (EJA), além dos 703 professores da rede pública.

Há 15 anos ativo, o Projeto beneficia atualmente 545 escolas da rede de ensino público nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais. Tamanha mobilização gera frutos nessas localidades. Conhecedores de seus direitos, pais e alunos passaram a exigir mudanças do poder público em suas cidades.

A ação é parte do engajamento da Arteris com o objetivo da Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011-2020), da ONU, que estabeleceu redução mínima de 50% no número de mortes no trânsito.  

A promoção da segurança dos colaboradores e dos usuários das concessionárias Arteris é um valor fundamental, o que se traduz em busca de excelência e uma política de alto padrão em prevenção de acidentes.

Critérios de seleção
Para realização do projeto, cerca de 15 mil professores, de 5 estados brasileiros, passaram por capacitações pedagógicas para integrar o tema trânsito às disciplinas básicas e tornar as aulas atraentes e produtivas. 

A ação, desta forma, consegue levar para o cotidiano dos estudantes discussões sobre o comportamento no trânsito, cidadania e responsabilidade social.

O Projeto Escola desenvolveu material didático próprio, com conteúdo para todas as faixas etárias. A acessibilidade e a inclusão são premissas da iniciativa, tanto que é disponibilizado material didático em braile para alunos com deficiência visual.

Ao longo do ano, as escolas realizaram diversas atividades que envolveram os educadores, alunos e a comunidade, com o tema “Educar para Humanizar o Trânsito”. 

As unidades que mais se destacaram foram aquelas que apresentaram mais criatividade no uso do material didático, mobilizaram e integraram pais, funcionários, comunidade e promoveram eventos externos relacionados ao tema, tiveram mais diversidade nas atividades desenvolvidas pelos alunos, além de apresentar como resultado a mudança de comportamento dos profissionais e estudantes.

O programa somente é possível com a participação efetiva dos professores, coordenadores e diretores das instituições e suas ações dia a dia, a fim de chegar até o núcleo familiar, conforme comenta a coordenadora pedagógica corporativa do Projeto Escola Arteris, Maria José Finardi: “Tudo isso nos motiva a continuar o trabalho por um trânsito que valorize mais o homem que a máquina. As escolas têm um papel fundamental nisso. Todas as instituições participantes estão de parabéns pelo brilhante trabalho realizado durante o ano”, completa.

Cartões de Natal
No evento serão premiados também os alunos vencedores do 3º Concurso de Cartões de Natal do Projeto Escola Autopista Fernão Dias - 2016 que concorreram em três categorias. A Categoria 1 é para os alunos de Educação Infantil e 1º ano. 

Na Categoria 2 ficaram os alunos do 2º ao 5º ano. Já a categoria 3 é para os alunos do 6º ao 9º ano. Foi escolhido um desenho por categoria.

Cada aluno vencedor de cada categoria receberá um prêmio que pode ser notebook ou Xbox. O professor orientador e o educador responsável em coordenar os trabalhos do aluno também serão premiados. 

A escola ainda poderá sugerir um profissional considerado “destaque” nos trabalhos do Projeto Escola desenvolvidos durante o ano. Esses profissionais receberão um prêmio que pode ser um HD Externo ou Tablet.

Os três trabalhos premiados serão transformados em cartões oficiais de Natal da Autopista Fernão Dias em 2016 e entregues aos colaboradores, clientes e fornecedores da concessionária, junto com uma mensagem de final de ano a ser incluída.

Serviço
Premiação Projeto Escola Arteris
Data: 5 de dezembro de 2016
Local: Hípica Recanto das Palmeiras 
Endereço: Avenida das Quaresmeiras, Distrito Industrial, Pouso Alegre
Horário: A partir das 14 horas

por Luiza Brunhara - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...