segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

EDUCAÇÃO: PROJETO ESCOLA ARTERIAS ENCERRA ATIVIDADES COM PREMIAÇÃO DE ESCOLAS


As escolas que mais se destacaram em 2016 no Projeto Escola Arteris, desenvolvido pela Autopista Fernão Dias, serão premiadas hoje, segunda-feira, 5, das 14h às 17 horas, na Hípica Recantos das Palmeiras- situado na Avenida das Quaresmeiras, Distrito Industrial, Pouso Alegre, no Sul de Minas. 

A cerimônia de premiação marca também o encerramento das atividades do Projeto Escola para este ano. O evento está programado para reunir cerca de 300 pessoas, entre educadores, alunos e representantes da concessionária.

Foi escolhida como escola destaque 2016 a EM “Lázaro Maximiano Pereira”, de Cambuí/MG. A unidade receberá como prêmio um computador completo e uma impressora. 

As Menções Honrosas foram conquistadas pelas Escolas Municipais “E.I.F. Professora Walda Paolinetti Lozasso”, de Atibaia/SP; “CEMEI Monsenhor Nelson Leite Lemos”, de Careaçu/MG; “Antônio Fernal”, de Oliveira/MG e “Comendador Antônio Florêncio”, também de Careaçu/MG. As quatro instituições puderam escolher entre dois prêmios – tablete ou HD Externo.

O programa atendeu neste ano 33 escolas de 15 cidades onde passa o trecho sob administração da Autopista Fernão Dias, com a abrangência de um universo de cerca de mais de 13 mil alunos, do ensino infantil, fundamental e Ensino de Jovens e Adultos (EJA), além dos 703 professores da rede pública.

Há 15 anos ativo, o Projeto beneficia atualmente 545 escolas da rede de ensino público nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais. Tamanha mobilização gera frutos nessas localidades. Conhecedores de seus direitos, pais e alunos passaram a exigir mudanças do poder público em suas cidades.

A ação é parte do engajamento da Arteris com o objetivo da Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011-2020), da ONU, que estabeleceu redução mínima de 50% no número de mortes no trânsito.  

A promoção da segurança dos colaboradores e dos usuários das concessionárias Arteris é um valor fundamental, o que se traduz em busca de excelência e uma política de alto padrão em prevenção de acidentes.

Critérios de seleção
Para realização do projeto, cerca de 15 mil professores, de 5 estados brasileiros, passaram por capacitações pedagógicas para integrar o tema trânsito às disciplinas básicas e tornar as aulas atraentes e produtivas. 

A ação, desta forma, consegue levar para o cotidiano dos estudantes discussões sobre o comportamento no trânsito, cidadania e responsabilidade social.

O Projeto Escola desenvolveu material didático próprio, com conteúdo para todas as faixas etárias. A acessibilidade e a inclusão são premissas da iniciativa, tanto que é disponibilizado material didático em braile para alunos com deficiência visual.

Ao longo do ano, as escolas realizaram diversas atividades que envolveram os educadores, alunos e a comunidade, com o tema “Educar para Humanizar o Trânsito”. 

As unidades que mais se destacaram foram aquelas que apresentaram mais criatividade no uso do material didático, mobilizaram e integraram pais, funcionários, comunidade e promoveram eventos externos relacionados ao tema, tiveram mais diversidade nas atividades desenvolvidas pelos alunos, além de apresentar como resultado a mudança de comportamento dos profissionais e estudantes.

O programa somente é possível com a participação efetiva dos professores, coordenadores e diretores das instituições e suas ações dia a dia, a fim de chegar até o núcleo familiar, conforme comenta a coordenadora pedagógica corporativa do Projeto Escola Arteris, Maria José Finardi: “Tudo isso nos motiva a continuar o trabalho por um trânsito que valorize mais o homem que a máquina. As escolas têm um papel fundamental nisso. Todas as instituições participantes estão de parabéns pelo brilhante trabalho realizado durante o ano”, completa.

Cartões de Natal
No evento serão premiados também os alunos vencedores do 3º Concurso de Cartões de Natal do Projeto Escola Autopista Fernão Dias - 2016 que concorreram em três categorias. A Categoria 1 é para os alunos de Educação Infantil e 1º ano. 

Na Categoria 2 ficaram os alunos do 2º ao 5º ano. Já a categoria 3 é para os alunos do 6º ao 9º ano. Foi escolhido um desenho por categoria.

Cada aluno vencedor de cada categoria receberá um prêmio que pode ser notebook ou Xbox. O professor orientador e o educador responsável em coordenar os trabalhos do aluno também serão premiados. 

A escola ainda poderá sugerir um profissional considerado “destaque” nos trabalhos do Projeto Escola desenvolvidos durante o ano. Esses profissionais receberão um prêmio que pode ser um HD Externo ou Tablet.

Os três trabalhos premiados serão transformados em cartões oficiais de Natal da Autopista Fernão Dias em 2016 e entregues aos colaboradores, clientes e fornecedores da concessionária, junto com uma mensagem de final de ano a ser incluída.

Serviço
Premiação Projeto Escola Arteris
Data: 5 de dezembro de 2016
Local: Hípica Recanto das Palmeiras 
Endereço: Avenida das Quaresmeiras, Distrito Industrial, Pouso Alegre
Horário: A partir das 14 horas

por Luiza Brunhara - da assessoria

Nenhum comentário: