terça-feira, 6 de dezembro de 2016

"ENFRENTAMOS UMA TRÍADE DE PROBLEMAS RELACIONADOS À REPRESENTATIVIDADE LGBT."

Faltando poucos dias para a Parada LGBT de São João Del Rei, André Avila fala sobre militância, representatividade e os desafios do movimento
 Estudante de enfermagem, André Avila atua na ONG Movimento Gay da Região das Vertentes

São João Del Rei, nas Vertentes, sedia no próximo dia 18, um domingo, a 9ª edição da Parada LGBT, que este ano tem como tema a "Representatividade". O evento terá início a partir das 13h, na Avenida Presidente Tancredo Neves (Coreto). 

Mas, antes da realização da tradicional Parada LGBT, o município contará a partir do próximo dia 12, com as atividades que formam a Semana da Diversidade de São João Del Rei e região, com exposições, palestras, discussões, entre outras atividades.

O Blog O Corvo-Veloz traz hoje, uma entrevista exclusiva com André Avila de Souza. Estudante de enfermagem, atua na ONG Movimento Gay da Região das Vertentes (MGRV), e é um dos responsáveis pela pela organização da Semana da Diversidade e da Parada LGBT na cidade.

Na conversa, ele fala sobre o trabalho desenvolvido pela militância LGBT na região das Vertentes, os desafios do movimento e destaca a importância da representatividade.

Sebastião Filho – São João Del Rei é uma cidade histórica com forte tradição religiosa e política. Como é exercer a militância LGBT em uma cidade com essas características?

André Avila de Souza – Encontramos grandes barreiras em gerar empatia nas pessoas, muitas vezes pelo tradicionalismo, outras por rejeição ao diferente e algumas por embasamento religioso. Por outro lado encontramos respeito nesses grupos inesperados, como atualmente a sede da ONG se encontra no mesmo local que uma capela e a associação de donas de casa.

Sebastião Filho – Recentemente um jovem obteve uma decisão judicial indenizatória diante de um espancamento sofrido. Qual a importante de uma ação como está desse jovem, de recorrer à justiça contra uma agressão e também a importância dessa decisão da Justiça local para o movimento?

André Avila - Acostumamo-nos a aceitar as opressões diárias, mesmo nos casos mais violentos, estamos presos na falsa crença de que não podemos e conseguiremos o nosso espaço de respeito (mesmo que ostensivo); essa decisão comprova que nós podemos sim conseguir, que as mudanças sociais ocorrem como sempre ocorreram desde o começo da sociedade. Não existe a justificativa: sempre foi assim e sempre vai ser.

Sebastião Filho – O movimento LGBT (MGRV) e de Direitos Humanos (MDDH) em São João Del Rei realizam trabalhos importantes e pioneiros, como o cursinho de idiomas, além da conquista do nome social no SUS da cidade. Como você define o trabalho realizado pelo Movimento Gay das Vertentes?

André Avila –  O nosso trabalho, por mais que sejamos uma ONG, é um trabalho de trazer inclusão, respeito e oportunidades; por meio disso a gente ajuda a negociar casos em que o respeito for violado, dá cursos e oficinas para a população entre, além de aconselhamentos e outros que possam surgir por demanda.

Sebastião Filho – No ano passado a Parada LGBT de São João Del Rei chegou a ser cancelada por falta de apoio local. Posteriormente, foi obtido apoio por parte do Governo do Estado e a Parada pode ser realizada. Vocês encontram muitas dificuldades na obtenção de apoio para estes projetos do movimento? Como é o relacionamento com o Poder público da região?

André Avila - Encontramos extremas dificuldades na esfera pública (por direcionamento burocrático) ainda que o relacionamento seja estreito, porém a dificuldade que mais causa problemas quanto a conseguir resultados é a falta de apoio da população (em mão de obra, apoio moral e financeiro), mas isso mudará em breve.

Sebastião Filho – Neste ano a Parada LGBT de São João Del Rei, que estará em seu 9º ano, tem como tema a “Representatividade”. Como se deu a construção deste tema e qual sua importância para o movimento LGBT?

André Avila -  Enfrentamos uma tríade de problemas relacionados à representatividade LGBT+ que acreditamos que seja o momento para vencê-la, ela é composta por: falta de empatia, baixa compreensão de si mesmo e baixa expectativa na vida. Vendo nosso momento político atual, várias pessoas estão em crise para se entender e acreditando não terem um bom futuro achamos que seria o momento em que precisamos falar disso, em que precisamos abrir e conquistar espaços, dar e ganhar vozes, educar a população e nos educar.

Sebastião Filho – Juntamente com a Parada LGBT de São João Del Rei, nas edições anteriores era realizada a maior campanha de combate a AIDS das Vertentes. Este trabalho terá continuidade neste ano?

André Avila – Sim, essa é uma ação fixa nossa. Neste ano ela aparecerá na sexta-feira, por meio das palestras de saúde, sendo elas: política de atenção integral à saúde LGBT do SUS, o novo panorama epidemiológico de DST's no Brasil e em São João del Rei, a doação de sangue LGBT+

Sebastião Filho – Antes da Parada LGBT, São João Del Rei sedia a Semana da Diversidade. Como está programação para este ano e qual a expectativa do movimento?

André Avila – Teremos uma programação respeitando a representatividade, de segunda a quinta trataremos a definição de grupos, principais pautas, o que a falta de representatividade causou e cine temático; sendo segunda dedicado às lésbicas, terça aos gays, quarta aos bissexuais, polissexuais, pansexuais e assexuais, quinta à população trans, nb, queer e intersexual. Na sexta as palestras voltadas à saude e no sábado encontro exclusivo a familiares LGBT. Para mais informações, só visitar o nosso evento ou perguntar na página MDDH. Esperamos ter um bom público e que todos tenham chance de interagir.

Sebastião Filho – Como as pessoas podem ajudar?

André Avila de Souza – Por meio de voluntariado https://goo.gl/8RRBIX, por meio de doação de dinheiro https://goo.gl/FFPbQ2 (acima de R$50,00 ganha uma camisa, acima de 10,00 as cartilhas das palestras de saúde), divulgação do link do voluntariado https://goo.gl/8RRBIX, divulgação do link da arrecadação pública https://goo.gl/FFPbQ2 e confirmando presença no evento https://goo.gl/FFPbQ2 , convidando os amigos e divulgando o evento. 

Sebastião Filho – O País passa por um momento delicado, com crise institucional e entre os poderes, ao mesmo tempo em que avançam, principalmente no Congresso Nacional, um discurso conservador e até reacionário diante de temas e discussões importantes como a homofobia, à união entre pessoas do mesmo sexo. Como você enxerga esse momento e qual sua expectativa de futuro?

André Avila - Esse momento reflete exatamente o que vivemos, surgiu uma moda de dizer-se não ter preconceito sem de fato entender que não se deve apenas dizer, deve agir contra o preconceito. O resultado desse movimento de aparências é o que temos nos representando politicamente: a hipocrisia de gente que tem atitudes retrógradas, mas diz o contrário. Isso sem contar as pessoas que se negam preconceituosas, mas acham bonito quem destila preconceito e vota nesses.

SERVIÇO
Parada LGBT de São João Del Rei
Data: 18 de dezembro de 2016
Horário: a partir das 13h
Local: Avenida Leite de Castro, em São João Del Rei -  MG
Arrecadação de fundos: https://goo.gl/FFPbQ2
Formulário de voluntários: https://goo.gl/8RRBIX

Semana da Diversidade
Data: de 12 de dezembro a 18 de dezembro de 2016

Confira a programação:
Segunda 12/12 19:00 dia L: exposição das principais pautas, definições e a necessidade da representatividade. Em seguida cine temático e discussões. 

Terça 13/12 19:00 dia G: exposição das principais pautas, definições e a necessidade da representatividade (Rhuan Almeida). Em seguida cine temático e discussões. 

Quarta 14/12 19:00 dia B (pan, poli e ace): exposição das principais pautas, definições e a necessidade da representatividade (André Avila de Souza). Em seguida cine temático e discussões. 

Quinta 15/12 19:00 dia T (Inter e NB): exposição das principais pautas, definições e a necessidade da representatividade (Francine Rafael Senna). Em seguida cine temático e discussões. 

Sexta 16/12 19:00 saúde LGBT+: Palestra e discussão sobre questões específicas da saúde LGBT+, o panorama das dst's atualmente na população e doação de sangue (Naylson Rodrigues, Thiago Clemente e André Avila de Souza). Em seguida cine temático e discussões. 

Sábado 17/12 16:00 familiares: Conversa entre familiares de LGBT+ para contarem suas experiências, aceitação, convívio e afins (Dagoberto Arnaut)
23:00 pré-parada: mais detalhes em breve

Domingo 18/12 13:00 Parada: Concentração, desfile, atrações, djs, troféu e púlpito

Nenhum comentário: