quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

LEGADO OLÍMPICO

Universidade Federal de Lavras será Centro da Rede Nacional de Treinamento de Atletismo


Lavras entrará mais uma vez para a história do esporte nacional. A Universidade Federal de Lavras (UFLA) dá mais um salto no caminho para se tornar uma instituição de sucesso na revelação e formação de atletas para os esportes olímpicos. 

A instituição passará a ser um Centro Regional da Rede Nacional de Treinamento de Atletismo (RNTA). A rede, que é um dos um dos legados das Olimpíadas Rio 2016, é uma ação coordenada do Ministério dos Esportes, CBAt, Comitê Olímpico de Atletismo e Força Aérea Brasileira (FAB), para quebrar o paradigma da preparação olímpica. 

A escolha da Universidade Federal de Lavras se deu devido ao sucesso do Centro Regional de Iniciação ao Atletismo (Cria Lavras), que é um projeto da universidade em parceria com a prefeitura do município.

Na semana passada, o professor e coordenador do projeto Cria Lavras, Fernando de Oliveira (DEF/UFLA), recebeu a visita do coordenador regional da Rede Nacional de Treinamento de Atletismo, da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Pedro Ferreira da Silva Filho.  Ele atua no Centro Nacional de Atletismo (CNT), instalado na Universidade da Força Aérea (Unifa), Rio de Janeiro.

“Lavras tem uma postura com relação ao atletismo diferenciada, alicerçada no conhecimento acadêmico e na excelência do esporte. Não apenas para formar atletas, mas também cidadãos", destacou Pedro Ferreira.

De acordo com o professor Fernando Oliveira, como Centro Regional, Lavras vai apoiar os centros locais localizados em Porto Alegre, Joinvile (Santa Catarina), Campo Mourão (Paraná) e Campinas (São Paulo). 

O projeto da rede inclui a detecção e seleção de novos talentos, treinamentos periódicos e atração de atletas para Lavras. 

“Aceitar mais esse desafio é consequência do trabalho que vem sendo feito. Nosso projeto, apesar de sediado em uma cidade do interior, conquistou resultados relevantes e se tornou referência para o País”, comentou.

A RNTA faz parte da iniciativa Rede Nacional de Treinamento, aposta do governo federal como legado de infraestrutura esportiva e de nacionalização dos Jogos Rio 2016, com o objetivo de pretende interligar as diversas instalações existentes ou em construção em todo o país. 

A ação também visa ao aprimoramento e intercâmbio para técnicos, árbitros, gestores e outros profissionais do esporte.

“Vamos tentar apoiar e expandir o que já é tão bem-sucedido aqui em Lavras, para que o projeto seja replicado para todo o País”, reforçou Pedro Ferreira, enfatizando o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Cria Lavras.

O objetivo é criar um caminho para o atleta desde a sua entrada na modalidade até chegar ao topo do alto desempenho. Por isso, as instalações terão papéis distintos dentro da Rede, desde aquelas focadas na descoberta do talento, garantindo a formação da base, até as que vão se especializar no treinamento dos atletas das seleções nacionais, com toda a qualificação que isso requer.

Desde a sua criação, em 2008, mais de 20 mil crianças já tiveram a oportunidade de conhecer as noções básicas de atletismo e vários talentos tiveram a oportunidade de serem lapidados para galgar pódios em relevantes competições. 

Em 2012, o Cria Lavras tornou-se Centro de Descoberta de Talentos da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Pista de Atletismo
Desde sua concepção, a pista de atletismo do Complexo Esportivo de Alto Rendimento da Universidade Federal de Lavras foi projetada para amparar o projeto Centro Regional de Iniciação ao Atletismo e também atrair a atenção de atletas de ponta, já consagrados ou com potencial para obter o índice olímpico.

Pista de Atletismo da UFLA
Em junho deste ano, a UFLA recebeu uma comitiva de atletas com índice olímpico, que treinaram na pista de atletismo. Entre eles, o treinador José Luiz Barbosa, conhecido como Zequinha Barbosa, foi o melhor atleta do Brasil aos 21 anos, seguindo para uma carreira exemplar no atletismo.

Foi semifinalista nos 800 metros das Olimpíadas de Los Angeles, em 1984; sexto lugar no mundo em Seoul (1988), e medalha de prata no Mundial de Atletismo de Tóquio, em 1991.

Na equipe em treinamento, o atleta João Vitor, que já conquistou o índice olímpico para a prova de 110m com barreiras e Tamiris de Liz, velocista brasileira, especializada nos 100 m e 200 m rasos.

João Vitor recordista sul-americano juvenil (sub-19) da prova dos 110 metros com barreiras também treinou para as Olimpíadas na Pista de Atletismo da UFLA. Antes de vir para o Brasil, para o treinamento pré-olímpiadas, ele treinava em San Diego, Califórnia – EUA, tendo como treinador Zequinha Barbosa.

Com apenas 16 anos, Tamiris de Liz foi convocada para ser reserva da equipe brasileira do revezamento 4×100 m, nas Olimpíadas de Londres (2012). Antes disso, a jovem já celebrava uma carreira destacada nas categorias menor (até 17 anos) e juvenil (até 19 anos). Foi eleita atleta revelação, em 2010, e atleta destaque na categoria, em 2011, pelo Comitê Olímpico Brasileiro.

Tamiris de Liz foi outra atleta de ponta que se juntou a Zequinha Barbosa e Tamiris de Liz no treinamento na Pista de Atletismo da UFLA.

Com investimentos do Ministério do Esporte, a pista é reconhecida pela alta tecnologia, sendo certificada pela Federação Internacional de Atletismo, nas dimensões e características recomendadas pela Confederação Brasileira de Atletismo (Cbat).

Os pisos da pista são importados da Itália, de material sintético, com pistas para salto com vara, salto triplo e extensão, base para arremesso de peso, duas pistas para lançamento de dardo, uma gaiola para lançamento de martelo e disco, pista de aquecimento (5 raias, 75 metros), pista elevada para treinamento e área para salto em altura.

Nenhum comentário: