Pular para o conteúdo principal

MÁQUINAS PARA PAVIMENTAÇÃO VIÁRIA BENEFICIA 16 MUNICÍPIOS DO ALTO JEQUITINHONHA

Investimento é de aproximadamente R$ 2 milhões; ação é projeto-piloto do programa Mais Municípios e estimula formação de consórcios entre as cidades

O governo de Minas Gerais entregou nesta quarta-feira, 28, em Diamantina, no Alto Jequitinhonha, máquinas de pavimentação asfáltica para o Consórcio Intermunicipal de Infraestrutura dos Municípios da Amaje (CIIAmaje), beneficiando 16 municípios do Território. A ação é desdobramento de uma das principais demandas dos Fóruns Regionais de Governo na região.

O secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, representou o governador Fernando Pimentel na cerimônia e destacou o papel do Estado na iniciativa de estimular a formação de consórcios entre municípios. 

O evento realizado em Diamantina compõe o programa “Mais Municípios” e a compra do maquinário foi feita a partir de recursos financeiros previstos em convênio celebrado entre a MGI, a Secretaria de Estado de Governo (Segov) e o CIIAmaje, com investimentos da ordem de R$ 2,05 milhões. 

O objetivo do programa é a aquisição de equipamentos e veículos para compor a patrulha motomecanizada do consórcio, para uso na execução de obras de pavimentação asfáltica, contemplando a população dos municípios consorciados.

O “Mais Municípios” tem como objetivo desenvolver a mobilidade urbana e rural a partir da formação de redes efetivas de municípios em parcerias para reduzir custos, maximizar recursos e dividir gastos de operação e manutenção.

De acordo com Cunha, a execução de obras de pavimentação asfáltica por meio de consórcios vai gerar uma economia significativa de recursos se comparada ao atual modelo, no qual os municípios realizam isoladamente suas licitações, em função da utilização compartilhada de equipamentos. 

“Significa mais investimentos e mais melhorias, aplicando-se melhor os recursos públicos”, explicou Odair Cunha.

O presidente do CIIAmaje e prefeito do município de Carbonita, Marcos Joseraldo Lemos, agradeceu a entrega dos equipamentos e a confiança do governo em estimular a criação do consórcio entre os 16 municípios da região. 

Novos equipamentos
O consórcio formado pelos 16 municípios do Alto Jequitinhonha, recebeu 11 equipamentos na ocasião: um caminhão pipa, um caminhão basculante com capacidade de 6 metros cúbicos, um caminhão basculante com capacidade de 12 metros cúbicos, uma grade aradora, um trator agrícola traçado 4x4, um rolo compactador vibratório, um distribuidor de agregados, um caminhão com tanque espargidor de 6.000 litros, uma extrusora, uma betoneira de 600 litros com motor diesel, um veículo motor 1.0 e um veículo tipo picape com cabine dupla 4x4 e motor diesel.

As cidades beneficiadas são Alvorada de Minas, Angelândia, Aricanduva, Capelinha, Carbonita, Couto de Magalhães de Minas, Datas, Felício dos Santos, Itamarandiba, Leme do Prado, Minas Novas, Presidente Kubitscheck, São Gonçalo do Rio Preto, Senador Modestino Gonçalves, Serro e Turmalina.

Também participaram do evento o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, o secretário-geral Eduardo Serrano, o secretário adjunto de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais, Gustavo Xavier e o deputado estadual Jean Freire, representando a Assembleia Legislativa, dentre outras autoridades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...