Pular para o conteúdo principal

MENSALÃO TUCANO: DESEMBARGADOR RECEBE AÇÃO PENAL CONTRA EX-GOVERNADOR EDUARDO AZEREDO

Decisão liminar contra Eduardo Azeredo decreta também indisponibilidade de bens

O desembargador Jair Varão, da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), acatou agravo de instrumento impetrado pelo Ministério Público estadual e deu seguimento à ação civil pública ajuizada contra o ex-governador de Minas Gerais Eduardo Brandão de Azeredo (PSDB). O magistrado também determinou a indisponibilidade dos bens do acusado.

O Ministério Público (MPMG) ajuizou uma ação civil pública contra o político sob o argumento de que ele transferiu R$ 3 milhões à empresa SMP&B Publicidade Ltda., de propriedade de Marcos Valério Fernandes de Souza, por meio das estatais Copasa e Companhia Mineradora de Minas Gerais (Comig), em 1998, sem realizar procedimento licitatório ou formalizar contrato administrativo, com o objetivo de fomentar a campanha eleitoral daquele ano.

Em primeira instância, o juiz negou seguimento à petição inicial da ação civil pública em relação ao réu Azeredo, sob o fundamento de falta de justa causa, pois os documentos que baseariam a ação estão no inquérito 4/00 e não foram juntados aos autos.

O MPMG impetrou um agravo de instrumento argumentando que os fatos narrados na inicial da ação civil pública são os mesmos já utilizados para condenar o ex-governador em primeira instância na esfera penal (processo 0980274-89.2015.8.13.0024). 

Segundo o Ministério Público, ficou evidenciado que o agente público tinha conhecimento de toda a “trama” envolvida em sua campanha eleitoral, “tendo o ex-governador planejado e determinado toda a execução da empreitada criminosa a fim de desviar dinheiro público das empresas estatais para alimentar a campanha eleitoral de 1998”, caso que ficou conhecido como o Mensalão Tucano.

Além disso, o órgão sustenta que a quebra do sigilo bancário, telefônico e fiscal da SMP&B Comunicação, já obtido por decisão judicial da Comarca de Belo Horizonte, é meio apto para instrução do feito e robustecimento dos elementos de convicção que instruíram a inicial.

O desembargador Jair Varão, em seu voto, afirmou: “A despeito de não haver ainda trânsito em julgado da sentença prolatada na esfera criminal, os fatos ali descritos são os mesmos constantes da inicial da ação civil pública, o que, por si só, a meu ver, seria motivo suficiente para autorizar o recebimento da inicial, que em momento algum exige condenação antecedente para ser alvo de análise na esfera cível”.

Ainda segundo o magistrado, há indícios de dolo genérico no ato de improbidade. Ele levou em consideração o fato de o agravado ser o maior beneficiário da campanha eleitoral. Afirmou também não ser crível que o então candidato, ocupante do cargo de governador do estado à época, não estivesse a par da origem dos recursos destinados à sua própria campanha eleitoral, e ponderou que ele, na presente ação, terá a oportunidade de esclarecer os fatos.

“Mesmo na ausência do inquérito de nº 004, que, apesar dos requerimentos para sua juntada, ainda não foi apensado aos autos da ação civil pública, há, sim, indícios suficientes a autorizar o recebimento da inicial da ação civil pública”, concluiu.

Além disso, o desembargador decretou a indisponibilidade de bens do político com o objetivo de garantir eventual ressarcimento ao erário. A decisão ainda pode ser revertida, pois deverá ser julgada no mérito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...