Pular para o conteúdo principal

NOVO PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA SOBREVOA REGIÃO DE MARIANA AFETADA POR DESASTRE AMBIENTAL

Reunião com autoridades locais define ações para assistir moradores que ainda não receberam indenização

Conferir pessoalmente as condições da região de Mariana afetada pelo desastre ambiental, causado pelo rompimento da Barragem de Fundão, da Mineradora Samarco, em novembro de 2015. 

Esse foi o objetivo do sobrevoo nesta terça-feira, dia 3 de janeiro, pelo procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Antônio Sérgio Tonet, sobre as áreas do complexo Germano e dos distritos de Bento Rodrigues, Barra Longa e Paracatu de Baixo.


Tonet estava acompanhado do coordenador do Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente (Caoma), procurador de Justiça Rômulo de Carvalho Ferraz e do tenente coronel Valmir José Fagundes, da Polícia Ambiental.  

O voo de reconhecimento fez aterrissagem em Barra Longa, onde os representantes do Ministério Público estiveram reunidos com o prefeito de Barra Longa, Elísio Perreira Barreto e autoridades locais, para tratar de ações indenizatórias em benefícios dos moradores dos municípios de Ponte Nova, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce, severamente castigados pelos rejeitos da lama espalhada pelo rompimento da barragem de Fundão. 

Em Barra Longa, a prefeitura identificou 265 moradores que não receberam nenhuma indenização até o momento, mesmo depois 14 meses do maior desastre ambiental do país. 

Para esses cidadãos e para os atingidos dos demais municípios, a proposta do MPMG é que o acordo obtido pelo promotor de Justiça Guilherme de Sá Meneghin, para os afetados do município de Mariana, seja replicado para Ponte Nova e, posteriormente, para as demais localidades que ainda sofrem as gravíssimas conseqüências do desastre ambiental.

Além de focar em toda extensão do dano ambiental, de Mariana até o Rio Doce, que compreende pelo menos 30 municípios, neste momento, o MPMG, por meio da força tarefa, formada por promotores de Justiça de Meio Ambiente e de Direitos Humanos, dará prioridade a aspectos humanitários dos atingidos pelo desastre ambiental.  

Pretende-se garantir condições de recomeço para cidadãos que perderam sua condição de trabalho, como agricultores, pescadores, lavradores e de outras atividades.

Para dar andamento a essa medida,  com a finalidade de tratar dos interesses dos moradores de Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce já está agendada para a segunda quinzena de janeiro, uma reunião entre representantes da Vale promotores de Justiça  da força tarefa e de Ponte Nova.

Outra nova medida a ser adotada será o acompanhamento da viabilização das medidas compensatórias.  Como parte dessa ação, estão sendo   destinados recursos para a construção de estações de tratamento de água e  de esgoto e de aterros sanitários nos municípios atingidos. 

Para isso, estão previstos R$500 milhões, alocados pela Samarco, e assegurados no acordo estabelecido com a União, Minas Gerais e Espírito Santo que tramita da 12ª Vara Federal de Minas Gerais.

O procurador-geral de Justiça reforçou a necessidade de se buscar esse entendimento com o Ministério Público Federal, em Minas Gerais, visando uma atuação estratégica comum, que permita imprimir maior agilidade na concretização de medidas reparadoras dos danos ambientais e sociais.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

POÇOS REVITALIZA PÓRTICO

Começou nesta semana a revitalização do Pórtico de Poços de Caldas, no Marco Divisório, entrada para quem vem do estado de São Paulo. O local está recebendo nova pintura, externa e interna. Além disso, o madeiramento vai ser todo envernizado. A Secretaria de Serviços Públicos está fazendo a manutenção do paisagismo. “Estamos trocando o gramado, plantando novas flores e também árvores nas laterais para fazer uma ‘cortina verde’ de entrada. E também estamos reformando as calçadas”, informa o secretário da pasta, Antônio Donizette. “O pórtico é a principal entrada de Poços, por onde chegam a maioria dos turistas. Por isso, é importante manter o local revitalizado”, acrescenta. O turista que passa pelo pórtico pode receber informações e ajuda dos servidores municipais que ficam lá de segunda a sábado, das 9h30 às 18h30, e aos domingos, das 9h30 às 13h. O pórtico foi inaugurado em 2000.

BOLSONARO PERDEU!

Na disputa mais acirrada desde a redemocratizão do país, os brasileiros foram às urnas para o 2° turno das eleições de 2022 escolher o novo presidente da República, vice-presidente, além de alguns estados o governador e vice-governador e, também alguns municípios, o novo prefeito e vice-prefeito. Apurados os votos, o Capitão perdeu! Jair Messias Bolsonaro é o primeiro presidente do Brasil a não ser reeleito, desde ela que foi instituída no país. Luiz Inácio Lula da Silva, vai para o terceiro mandando como presidente da República, tendo como vice-presidente o ex-governador de São Paulo por quatro mandatos e ex-prefeito de Pindamonhangaba, Geraldo Alckmin. Romeu Zema, que foi reeleito governador de Minas no 1º turno com ampla votação, muitos destes votos de eleitores de Lula, assumiu a coordenação da campanha de Jair Bolsonaro em Minas neste 2° turno. Segundo maior colégio eleitoral do país, Minas é o Estado-chave em toda eleição presidencial. E foi Minas, sob Governo Zema, que impôs a d...