Pular para o conteúdo principal

PROJETO DE EXTENSÃO DA FEDERAL DE LAVRAS OFERECE À COMUNIDADE DE LAVRAS A CRIAÇÃO DE WEBSITES

O Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) oferece à comunidade o projeto extensão Meu Primeiro Website (MPW).

A iniciativa conta com uma equipe técnica responsável pelo desenvolvimento de websites, por meio do CMS WordPress, que atendam às necessidades de micro epequenos empresários, profissionais liberais, além de ONGs das mais diversas áreas, inseridos em Lavras, no Sul de Minas.

Além disso, a equipe capacitará os participantes do projeto quanto à utilização do WordPress para realização de tarefas de manutenção e evolução dos websites entregues pela equipe técnica, garantindo assim a autonomia desses participantes com relação à assistência de terceiros ou de empresas especializadas.

Os interessados devem se inscrever no site http://projetompw.dcc.ufla.br/ até 8 de janeiro de 2017. O projeto iniciará em 6 de fevereiro.

Esclareça suas dúvidas:

  1. O que é um CMS e o que é WordPress?
Um CMS, do inglês Content Management System, é um sistema gerenciador de conteúdos, isto é, um programa de computador que permite que usuários com um conhecimento mínimo de informática básica consigam criar e gerenciador seus próprios websites. WordPress é um dos sistemas CMS mais conhecidos no mundo. Há relatos de que 1/4 (isto é, 25%)  da web é feita em WordPress. Este site em que você está navegando agora, por exemplo, foi feito em WordPress.
  1. Qual é o custo para participar do projeto?
O projeto é totalmente gratuito. Contudo, nós pedimos, encarecidamente, a doação de dois kg de alimento não perecível, que serão encaminhados a entidades filantrópicas de Lavras e região.
  1. Há algum custo para manter meu website “no ar” após o término do projeto?
A resposta para esta pergunta é: depende. A nossa equipe está instruída a usar apenas tecnologias gratuitas para desenvolvimentos dos websites, de forma a garantir produtos funcionais e livres de custo aos participantes do projeto. Contudo, há certas demandas para as quais os custos não podem ser evitados, nem arcados pela equipe do projeto.
  1. Eu precisarei saber programação para participar do projeto?
Definitivamente, não. A maior parte do projeto, isto é, o desenvolvimento de todo o website será feito por nossa equipe de desenvolvimento. Você atuará apenas como um cliente, informando suas necessidades à nossa equipe. Contudo, no último mês do projeto, lhe daremos um treinamento para que você possa, por si só, continuar evoluindo o seu website. Mas calma, não se desespere! Como nossa equipe irá desenvolver seu website em um sistema gerenciador de conteúdos (veja a resposta da Questão 1), basta que você tenha conhecimentos básicos de informática, como por exemplo, ligar o computador, copiar arquivos e pastas no seu computador e, principalmente, utilizar um navegador web, tal como Internet Explorer, Firefox, Chrome, etc.
  1. Qual é o público-alvo deste projeto?
O projeto possui um público-alvo bem abrangente, contemplando micro e pequenos empresários, profissionais liberais e membros de ONGs da comunidade Lavrense.
  1. Como será o processo de seleção dos participantes? Quantos participantes serão chamados?
Serão selecionados 12 (doze) participantes por ano, 6 (seis) para cada semestre de 2017. Haverá também uma lista de espera, que será usada em casos de desistência. Após o término do período de inscrições, a equipe do projeto MPW fará a triagem e a seleção dos participantes, com base nas informações fornecidas pelos candidatos e em critérios de seleção a serem definidos. Contatos com os candidatos, via telefone e/ou email, podem ser realizados para confirmação de algumas informações.
por Camila Caetano - da assessoria UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.