Pular para o conteúdo principal

PROJETO DE EXTENSÃO DA FEDERAL DE LAVRAS OFERECE À COMUNIDADE DE LAVRAS A CRIAÇÃO DE WEBSITES

O Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) oferece à comunidade o projeto extensão Meu Primeiro Website (MPW).

A iniciativa conta com uma equipe técnica responsável pelo desenvolvimento de websites, por meio do CMS WordPress, que atendam às necessidades de micro epequenos empresários, profissionais liberais, além de ONGs das mais diversas áreas, inseridos em Lavras, no Sul de Minas.

Além disso, a equipe capacitará os participantes do projeto quanto à utilização do WordPress para realização de tarefas de manutenção e evolução dos websites entregues pela equipe técnica, garantindo assim a autonomia desses participantes com relação à assistência de terceiros ou de empresas especializadas.

Os interessados devem se inscrever no site http://projetompw.dcc.ufla.br/ até 8 de janeiro de 2017. O projeto iniciará em 6 de fevereiro.

Esclareça suas dúvidas:

  1. O que é um CMS e o que é WordPress?
Um CMS, do inglês Content Management System, é um sistema gerenciador de conteúdos, isto é, um programa de computador que permite que usuários com um conhecimento mínimo de informática básica consigam criar e gerenciador seus próprios websites. WordPress é um dos sistemas CMS mais conhecidos no mundo. Há relatos de que 1/4 (isto é, 25%)  da web é feita em WordPress. Este site em que você está navegando agora, por exemplo, foi feito em WordPress.
  1. Qual é o custo para participar do projeto?
O projeto é totalmente gratuito. Contudo, nós pedimos, encarecidamente, a doação de dois kg de alimento não perecível, que serão encaminhados a entidades filantrópicas de Lavras e região.
  1. Há algum custo para manter meu website “no ar” após o término do projeto?
A resposta para esta pergunta é: depende. A nossa equipe está instruída a usar apenas tecnologias gratuitas para desenvolvimentos dos websites, de forma a garantir produtos funcionais e livres de custo aos participantes do projeto. Contudo, há certas demandas para as quais os custos não podem ser evitados, nem arcados pela equipe do projeto.
  1. Eu precisarei saber programação para participar do projeto?
Definitivamente, não. A maior parte do projeto, isto é, o desenvolvimento de todo o website será feito por nossa equipe de desenvolvimento. Você atuará apenas como um cliente, informando suas necessidades à nossa equipe. Contudo, no último mês do projeto, lhe daremos um treinamento para que você possa, por si só, continuar evoluindo o seu website. Mas calma, não se desespere! Como nossa equipe irá desenvolver seu website em um sistema gerenciador de conteúdos (veja a resposta da Questão 1), basta que você tenha conhecimentos básicos de informática, como por exemplo, ligar o computador, copiar arquivos e pastas no seu computador e, principalmente, utilizar um navegador web, tal como Internet Explorer, Firefox, Chrome, etc.
  1. Qual é o público-alvo deste projeto?
O projeto possui um público-alvo bem abrangente, contemplando micro e pequenos empresários, profissionais liberais e membros de ONGs da comunidade Lavrense.
  1. Como será o processo de seleção dos participantes? Quantos participantes serão chamados?
Serão selecionados 12 (doze) participantes por ano, 6 (seis) para cada semestre de 2017. Haverá também uma lista de espera, que será usada em casos de desistência. Após o término do período de inscrições, a equipe do projeto MPW fará a triagem e a seleção dos participantes, com base nas informações fornecidas pelos candidatos e em critérios de seleção a serem definidos. Contatos com os candidatos, via telefone e/ou email, podem ser realizados para confirmação de algumas informações.
por Camila Caetano - da assessoria UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...