Pular para o conteúdo principal

REDUÇÃO DE VÍTIMAS FATAIS NA RODOVIA FERNÃO DIAS CHEGA A 21,6% EM 2016

Rodovia também registrou no período 349 acidentes a menos. No trecho entre Contagem e Betim a queda foi de 16,6%

A BR–381, entre Contagem e Guarulhos, trecho rodoviário sob administração da Autopista Fernão Dias, apresentou redução de 21,8% no número de vítimas fatais em 2016, em comparação ao ano anterior. Em 2015, foram 160 vítimas fatais. Já em 2016, o número reduziu para 125. Contabilizando 35 óbitos a menos.

“A redução de acidentes com vítimas fatais na Fernão Dias é o resultado de ações permanentes de educação no trânsito e divulgação de informações para o usuário, chamando a atenção para a segurança viária”, afirma Helvécio Tamm de Lima, diretor superintendente da concessionária.

A concessionária investe constantemente em obras de melhorias e infraestrutura para garantir a fluidez no trânsito e a segurança dos usuários. As mudanças proporcionam tranquilidade no deslocamento dos condutores e contribuem para o desenvolvimento das comunidades ao longo do trecho. O resultado destes investimentos reflete também na queda do número de ocorrências.

Em 2016, a redução no número de acidentes foi de 4,25% comparado com o período anterior. Se os dados forem confrontados com 2014, a redução é ainda maior e chega a 8,83%. 

De lá para cá, deixaram de acontecer 761 acidentes. Ou seja, os índices passaram de 8.613 para 7.852 acidentes, no ano passado. No trecho entre Contagem e Betim, por exemplo, a queda no total de acidentes foi de 16,6%. Passou de 1.691 em 2015 para 1.460.

Conforme pesquisas conduzidas pela concessionária, os acidentes possuem causas variadas, mas principalmente estão relacionadas à negligência dos motoristas quanto às normas de trânsito. 

Em 2016, a perda de controle e descuido do motorista corresponderam a mais da metade do total de acidentes, contabilizando 5.089 ocorrências. Além disso, 315 acidentes foram porque o motorista dormiu ao volante. 

“Muitos desses episódios poderiam ser evitados se os condutores obedecessem a sinalização da via e dirigissem com mais cautela”, explica José Carlos de Oliveira, gerente de tráfego.

Ainda de acordo com os dados do Centro de Controle de Operação, 19% dos acidentes registrados em 2016 foram colisões traseiras. Ocorrências desta natureza são facilmente impedidas se o motorista colocar o plano de direção defensiva em prática. 

Por meio de atitudes simples é possível agir preventivamente ao volante. Quando o motorista se preocupa com a distância segura ele tem um tempo maior de resposta e reflexo imediato aos estímulos e, consequentemente, um tempo de frenagem mais ágil evitando o risco de acidentes.
por Luiza Brunhara - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...