Pular para o conteúdo principal

PIMENTEL LANÇA 4º EDITAL DO SEED PARA INCENTIVAR INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

Estado acolhe 40 startups a cada rodada e apoia os empreendedores, nesta edição, com R$ 6 milhões e mentorias personalizadas

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, participou, nessa quarta-feira, 1º, do lançamento da 4ª rodada da aceleradora de startups Seed (Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development), no Cine 104, em Belo Horizonte.

Neste edital, o investimento do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), é de cerca de R$ 6 milhões para apoiar empreendedores que desenvolvam projetos de negócio de base tecnológica.

A meta é transformar Minas Gerais no maior polo de inovação e empreendedorismo da América Latina, por meio do Programa Minas Digital.

Para o governador Fernando Pimentel, o papel do Estado é o de criar espaços adequados para impulsionar o empreendedorismo, dando esse suporte para as ideias e assim gerar negócios e inovação em Minas Gerais. 

“Acredito que, na sociedade atual, é preciso um lugar para se pensar o futuro. Por isso, essas iniciativas são tão importantes. Eu particularmente tenho um grande interesse nisso”, afirmou.


“Estamos lançando nesta quinta-feira, 2, o edital da quarta edição do Seed, que agregou várias sugestões de vocês. Colocamos mais recursos nessa etapa, que agora são R$ 6 milhões. E essa é uma semente importante para nós darmos o salto para o futuro. Esse é um desafio da nossa sociedade, que precisa sair do século XX e chegar ao século XXI. E será assim, com empreendedorismo. Estamos plantando o futuro de verdade”, finalizou o governador.

O Seed é considerado a ação aceleradora de startups que mais oferece benefícios não financeiros (perks) no Brasil. Atualmente, mais de 50 empresas parceiras investem US$ 1 milhão em perks aos participantes. Dentre elas, estão corporações como Microsoft, Amazon, IBM e Google. Com esse apoio, os empreendedores têm direito a serviços e acesso a ferramentas de tecnologia, inclusive aqueles que passaram pelo programa nas edições anteriores.

Nas três primeiras rodadas do Seed foram beneficiadas quase 65 mil pessoas, como resultado das atividades de difusão pelo estado. Ainda nessas três edições, foram encaminhados 4.255 projetos.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Miguel Corrêa, ressaltou que uma das formas para superar a crise financeira é investir em soluções tecnológicas, como vem fazendo Minas Gerais com as startups. 

“Neste projeto possibilitamos que uma empresa grande tenha contato com outras, abra mercado e atraia investimentos”, disse.

Para a nova fase do projeto Seed, o secretário pretende colocar os empreendedores em contato não só com empresas de grande porte, mas também de médio porte, ampliando e acelerando as possibilidades de negócios.

“Dentro da Finit (Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia), que realizamos com esse objetivo, poderemos ampliar a chance de fechar contratos. Minas Gerais é um dos poucos estados que trabalha e investe nesse tipo de negócio, incentivando o empreendedorismo e o desenvolvimento de startups sem cobrar nada em troca disso”, completou o secretário.

Empreendedorismo
Durante bate-papo com o governador, empreendedores de startups que se destacaram na terceira rodada do Seed relataram experiências e agradeceram a oportunidade.

Para Vinícius dos Anjos, da Nexatlas, ferramenta digital para planejamento de voos, o Seed foi fundamental para incentivá-lo a transformar um sonho em negócio. Piloto profissional, hoje ele detém 50% do mercado nessa área de software e têm 35 mil pilotos cadastrados. Foi premiado com um curso na universidade de Stanford, nos Estados Unidos, por meio de bolsa da Fapemig.

“O Seed foi minha porta de entrada para esse caminho. É uma ação que pode criar grandes potencialidades. Hoje já estamos em negociação com a Aeronáutica para o nosso sistema ser o oficial de plano de voo. Fornecemos um software único com informações aéreas que hoje muitas vezes ainda são acessadas no papel”, conta Vinícius dos Anjos.

Segundo  Marcos David, da plataforma de ensino à distância “Dágora”, única do Sul de Minas Gerais no Seed, a ação permitiu a integração e a troca de experiências entre os empreendedores.

“Somos de Santa Rita do Sapucaí, um dos polos em tecnologia no estado, mas temos vários polos que precisam conversar. Esse ambiente de diálogo nós encontramos no Seed. Para nós, foi muito bom e chegamos a ser procurados por uma empresa australiana concorrente do Linkedin”, comemora David.

Também participaram do encontro o residente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, Evaldo Ferreira Vilela; o secretário de Estado adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Vinícius Barros Rezende; o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Leonardo Dias de Oliveira; a coordenadora-geral do Seed, Silvana Braga, além de empreendedores de startups e integrantes do Seed.

Funcionamento
Cada rodada do Seed acolhe 40 startups, que recebem capital de até R$ 80 mil, cada uma, e mentorias personalizadas, além de formação empreendedora, escritório compartilhado e conexão com o ecossistema global.

Por outro lado, cabe às startups viabilizar workshops, cursos, oficinas para difundir habilidades e experiências, disseminando o conhecimento para além do ambiente do programa. Dessa forma, divulgam o Minas Digital e ampliam a cultura empreendedora aos mineiros.

Somente em 2016, o programa gerou 150 contratações profissionais e 450 postos indiretos de trabalho. A edição de 2016 registrou o recorde de inscrições, com 1.453 projetos cadastrados.

Destaques
A qualidade dos projetos acelerados na terceira rodada fez o Seed ganhar destaque internacional. Durante as Olimpíadas 2016, quatro startups venceram a competição Startup Games, promovida no Rio de Janeiro pelo governo britânico.

Dentre 50 participantes, as startups BeerOrCoffee, Virturian, Lett e Pris ocuparam as primeiras colocações. A BeerOrCoffee, por ser considerada uma das empresas com grande potencial de crescimento para investidores, também foi uma das 12 selecionadas pelo Google para ir ao Vale do Silício (EUA) participar do DemoDay, sendo a única representante da América Latina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

UPA 24 HORAS É CONTEMPLADA COM R$ 740 MIL EM RECURSOS

Lavras, no Sul de Minas, recebeu um importante reforço para a saúde pública com a destinação de R$ 740 mil para fortalecer o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). O recurso é resultado da parceria entre a prefeita Jussara Menicucci (PSD) e o deputado estadual Cássio Soares (PSD), que têm atuado em conjunto para ampliar os investimentos no município. A prefeita Jussara Menicucci destacou a importância do recurso para garantir mais qualidade, eficiência e segurança no atendimento à população. Já o deputado estadual Cássio Soares reafirmou seu compromisso com Lavras, ressaltando que o investimento contribuirá para fortalecer a estrutura da saúde e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Os recursos, que já estão disponíveis, serão destinados ao aprimoramento do atendimento da UPA 24 Horas, beneficiando diretamente os usuários do sistema público de saúde e reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade da assistência à população.