Pular para o conteúdo principal

FERNANDO PIMENTEL ENTREGA 448 INSTRUMENTOS MUSICAIS A 85 BANDAS DE MINAS

Parceria entre Secretaria de Estado de Cultura e Codemig beneficia 74 municípios com investimento de R$ 1 milhão

O governador Fernando Pimentel (PT) entregou nesta sexta-feira, 3, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, o segundo lote de um total de 448 instrumentos musicais destinados a 85 bandas de 74 municípios mineiros. 

Foram distribuídos 265 instrumentos para 48 corporações musicais de 43 cidades, completando a entrega realizada, na última quinta-feira, 2, em Barra Longa, no Alto Caparaó, de outros 183 instrumentos, para 37 corporações de 31 municípios.

Ao todo foram investidos R$ 1 milhão por meio de convênio entre a Secretaria de Estado de Cultura e a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais (Codemig). O governador Fernando Pimentel destacou a tradição do programa no estado.

“Nós temos que fazer justiça e dizer que este é um programa já antigo em Minas Gerais. Eu me lembro do ex-governador Hélio Garcia, neste Palácio, fazendo entrega de instrumentos. É uma política pública adequada, bem orientada, que vem sendo mantida por sucessivos governadores ao longo da história. É por isso que as bandas de música se mantêm, se sustentam. O governo do Estado está dando apoio a elas ainda que de forma singela, mas é uma forma importante”, afirmou. “A coisa mais difícil para a banda de música, às vezes, é justamente a aquisição de instrumentos. Custam caro, não são fáceis de adquirir. Pode parecer um apoio pequeno, mas na verdade é um apoio muito importante”, acrescentou.


Pimentel ressaltou que o investimento do Estado em bandas musicais valoriza a cultura mineira. Hoje, são 691 registradas em Minas Gerais. 

“A alegria de dar esse apoio é que, na verdade, nós estamos incentivando a boa cultura mineira. Minas Gerais é um Estado de uma tradição musical muito forte e é nas bandas de música do interior do Estado que surgem os nossos melhores instrumentistas, os nossos melhores músicos e muito compositores também”, disse.

Dentre os instrumentos entregues na cerimônia desta sexta-feira, estão trompas, clarinetes, flautas, saxofones, trompetes, trombones, bombardinos, bombardões, pratos, surdos e bumbos. A ação se refere ao Edital de 2015 do Programa Bandas de Minas.

Esperança
Na ocasião, o governador afirmou a importância de se resgatar a esperança no cenário político-econômico do país. 

“Nós estamos precisando resgatar, no Brasil, o sentimento de esperança. Parar de falar de crise, de problema e falar de futuro. O Brasil, em especial nós, somos muito ricos, pujantes, muito poderosos. A nossa maior riqueza é essa que vocês mostram aqui. O talento da nossa gente, a disposição para o trabalho. Que a gente construa aquele país que a gente sonha, quer e merece ”.

Patrimônio
Contam-se mais de 30 mil músicos no Estado, de todas as idades e procedências, preservando a tradição de abrilhantar as comemorações cívicas e religiosas das cidades mineiras, além da música popular brasileira.

“As bandas de música são a tradução sonora da mineiridade e representam o que há de mais autêntico da cultura mineira. Elas estão por toda parte. Por isso, trabalhar com as bandas de música é valorizar não só a cultura mineira em lato sensu mas, também, a vida comunitária e cultural de todas as nossas cidades. É muito importante valorizar nossas bandas, esse é um dos programas mais antigos e mais valiosos da Secretaria de Cultura pelo alcance que ele tem”, afirmou o secretário de Estado de Cultura, Ângelo Oswaldo, em entrevista coletiva.

As atividades das bandas de música e sua ação cultural beneficiam diretamente cerca de 100 mil pessoas em centenas de municípios. 

De modo popular e espontâneo, em torno dessas corporações se organizam verdadeiras escolas de música, onde comunidades e famílias inteiras têm a oportunidade de exercitar talentos e descobrir vocações artísticas transmitidas há gerações.

Também participaram da solenidade o presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Adalclever Lopes (PMDB), o ouvidor-geral do Estado, Wadson Ribeiro (PCdoB), além de deputados estaduais, prefeitos e vereadores, entre outras lideranças.

Relação de corporações beneficiadas
Cidade
Banda
Bom Sucesso
Banda Lira Santa Cecília
Brás Pires
Corporação Musical Braspirense
Bueno Brandão
Lira Santa Cecília
Camacho
Corporação Musical Padre Alberto
Campos Altos
Corporação Musical Lira Santo Antônio
Carbonita
Corporação Musical Padre Sérgio Ribeiro
Carrancas
Corporação Musical Nossa Senhora do Carmo
Cássia
Corporação Musical Maestro Godofredo de Barros
Cataguases
Banda e Escola de Música Rogério Teixeira
Cláudio
Sociedade Musical Santa Cecília
Conceição do Pará
Lira Musical Joaquim Antônio Mariano
Curvelo
Lira Musical Centenário
Lira Musical Padre Sérgio Ribeiro da Paróquia Sagrada Família
Diamantina
Banda Mirim Prefeito Antônio de Carvalho Cruz
Dom Viçoso
Corporação Musical Maestro Zacarias
Francisco Dumont
Organização Musical Nossa Senhora da Conceição
Frutal
Banda Municipal Major Lara
Inimutaba
Banda de Música Euterpe Imaculada Conceição
Itapecerica
Corporação Musical Nossa Senhora das Dores
Corporação Musical Santa Cecília
Jenipapo de Minas
Grêmio Lítero Musical Filarmônica Nosso Sonho
Juiz de Fora
Sociedade Musical Tenente Januário
Lima Duarte
Banda e Escola de Música Lyra Conceição de Ibitipoca
Monte Carmelo
Banda Carmelitana Ederval Coelho Chaves
Nova Lima
Sociedade Musical Santa Efigênia
Pará de Minas
Banda de Música Lira Santa Cecília
Paraisópolis
Lira Musical Cônego Benedito Profício
Perdões
Corporação Musical Lira Perdoense
Pimenta
Banda de Música Municipal "Edson Gaúcho - O Tropeiro do Vento"
Pitangui
Banda de Música José Viriano Bahia Mascarenhas
Pitangui
Lira Musical José Jacinto Ribeiro Filho
Presidente Kubitschek
Euterpe Padre João Maria Poirrier
Sabará
Sociedade Musical Lira da Paz
Santa Luzia
Banda de Música Estrela de São João
Santa Rita do Sapucaí
Lira Santa Rita
São Francisco de Paula
Lira Alcino José de Araújo
São Francisco de Paula
Lira Musical Francisco Paulense
São José da Lapa
Corporação Musical São José
São Thomé das Letras
Corporação Musical São Thomeense
Serranos
Centro Cultural Célia Vilela Pereira
Tabuleiro
Corporação Musical Santa Cecília
Tocos do Moji
Banda de Música Lira Tocosmojiense
Três Pontas
Corporação Musical Luiz Antônio Ribeiro
Turmalina
Corporação Musical Euterpe Maciel
Vespasiano
Corporação Musical Nossa Senhora de Lourdes
Banda Jovem
Virgem da Lapa
Filarmônica Sãojoense
Visconde do Rio Branco
Filarmônica de Visconde do Rio Branco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FINALIZADO PROCEDIMENTO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DO BAIRRO ENGENHO DE SERRA II

A Secretaria de Departamento de Administração e Convênios em parceria com a COHAB-MG finalizou o processo de registro do bairro Engenho de Serra II, mais conhecido como COHAB II, em Ribeirão Vermelho. Uma agonia antiga dos moradores teve fim, afinal os mesmos receberam suas casas sem que o bairro de fato estivesse registrado, caracterizando assim uma ocupação informal. Agora o bairro está devidamente registrado e todos imóveis tem suas respectivas matrículas junto ao cartório de imóveis da Comarca de Lavras. Este foi o primeiro Procedimento de Regularização Fundiária Urbana feito nos municípios abrangidos pela Comarca. A prefeitura municipal já trabalha junto à Comissão Municipal de Regularização Fundiária Urbana para dar andamento às regularizações de mais alguns núcleos Em breve as matrículas dos respectivos imóveis serão entregues aos seus moradores. *Com informações e imagens da Prefeitura de Ribeirão Vermelho

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...