Pular para o conteúdo principal

SÉRGIO TONET SE REÚNE COM MOVIMENTOS SOCIAIS


Na manhã da última quinta-feira, 9, o procurador-geral de Justiça (PGJ), Antônio Sérgio Tonet, visitou a Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e instalações do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos e Apoio Comunitário (CAO-DH) situadas na Casa de Direitos Humanos, no centro de Belo Horizonte.

Recebido pelo coordenador da Cimos, André Sperling Prado, e pela coordenadora do CAO-DH, Nívia Mônica da Silva, o chefe do MPMG conheceu a estrutura do local, os servidores que lá atuam, além dos principais projetos e demandas dos órgãos. 

Na sequência, participou de um encontro promovido pelo CAO-DH com integrantes da entidade Cáritas e de uma reunião com representantes de movimentos sociais, de conselhos municipais e integrantes do Poder Executivo, entre os quais o secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda.

Luta por direitos
Na ocasião, os participantes apresentaram ao PGJ suas pautas centrais na luta pela garantia de direitos e parabenizaram o MPMG pelo trabalho realizado em parceria com os movimentos sociais. 

“Conseguimos avanços muito importantes em nossas pautas, graças ao apoio da Cimos e do CAO-DH. Esperamos que essa relação se fortaleça cada vez mais na busca por soluções para nossos problemas”, expôs Luiz Henrique da Silva, representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis. 

A coordenadora nacional da Pastoral do Povo de Rua, Maria Cristina Bove, também destacou as conquistas obtidas pela população em situação de rua após a aproximação  do MPMG. 

“A população de rua sempre foi invisível. A evolução que tivemos no reconhecimento de direitos, com o apoio do Ministério Público e por meio de uma construção conjunta de ações, precisa continuar”. 

MP resolutivo
Para André Sperling, o encontro realizado foi muito importante porque mostrou a disposição da Procuradoria-Geral de Justiça em ouvir os movimentos sociais e em estar próximo deles. 

“O Ministério Público precisa acompanhar a evolução da sociedade e entender que, hoje em dia, nós não temos mais aquele perfil demandista apenas. Temos um perfil resolutivo. É esse perfil que a sociedade espera de nós. E, para encontrarmos as soluções que a sociedade precisa, temos que ouvir as pessoas excluídas”. 

Após escutar os participantes, Tonet observou que o desafio da instituição no campo da garantia dos direitos humanos é imenso, considerando a situação das mulheres, dos negros, dos quilombolas, dos detentos, dos moradores de rua, dos atingidos por barragens e de outros grupos vulnerabilizados.

Ele ressaltou, porém, que a união é um fator indispensável para o enfrentamento do quadro. “Não vamos resolver esses problemas da noite pro dia. Eles tendem a se acentuar com a crise econômica e com a intolerância que tem crescido em todo o mundo. Mas temos que lutar contra isso. Precisamos nos manter unidos e organizados, para atingir os objetivos que são comuns a todos os grupos”, pontuou.

Tonet comprometeu-se, ainda, a procurar identificar cada vez mais integrantes do MPMG com o perfil de atuação na garantia dos direitos humanos para que haja uma sintonia maior entre os movimentos sociais e o Ministério Público. “Daremos estrutura e apoio a esses colegas, para que a instituição cumpra fielmente o seu papel”.

Nilmário Miranda apresentou os principais desafios de Minas Gerais na área e lembrou que todas as frentes de trabalho estão atreladas à atuação do MPMG. 

“A ideia é fazer um grande pacto esse ano para enfrentar esse cenário, com o envolvimento de todas as esferas da sociedade”. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SCOLFORO VIABILIZA EXPANSÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA

Em reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi consolidada a maior reformulação já feita no projeto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, defendeu ao longo do ano e teve o projeto de expansão aprovado, o que garante o aumento da área construída e a incorporação de um setor completo de exames e imagens, incluindo hemodinâmica. Faz parte do projeto desta ampliação a incorporação de uma nova área, onde é hoje o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras. Com a ampliação da área e dos serviços, o Ministério da Saúde aumentou o teto de investimento, garantindo condições para execução da nova estrutura até 2027. Em visita à UFLA para celebração dos 10 anos do curso de Medicina no final do ano passado, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, confirmou a previsão de início das obras em março de 2026 e conclusão em 2027, quando o hospital será aberto para a população de ...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...