Pular para o conteúdo principal

GOVERNADOR FERNANDO PIMENTEL RESSALTA A QUALIDADE DA CARNE MINEIRA

Objetivo da reunião foi reforçar a qualidade da carne produzida no estado e assegurar que produção mineira não seja prejudicada 

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), reuniu nesta terça-feira, 28, no Palácio Liberdade, em Belo Horizonte, representantes das cadeias produtivas de carnes em Minas Gerais para reforçar que, apesar dos impactos no setor, a produção mineira não pode perder credibilidade. 

Ele lembrou que nenhum frigorífico mineiro está na lista dos estabelecimentos investigados na operação “Carne Fraca”, da Polícia Federal (PF).

“Compartilhamos as dificuldades e dialogamos sobre os problemas, o que precisa ser mantido. O que podemos fazer agora é agir com tranquilidade e mostrar que Minas é diferente, e que, se a carne for de Minas Gerais, pode ser consumida com tranquilidade”, afirmou o governador, lembrando que “o Brasil levou dezenas de anos para construir um mercado sólido, para abrir o mercado exterior. Nós vamos trabalhar, o governo está solidário e apoiando a vocês”.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leitão (PMDB), ressaltou que o governo de Minas Gerais fez questão de levar a discussão aos principais órgão e entidades ligadas à produção e comercialização da carne no Estado.

“A primeira preocupação é ver qual o impacto da Operação Carne Fraca na cadeia produtiva de Minas Gerais. É um setor que tem impacto muito forte na economia e representa em torno de 44% do Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio em Minas. Precisamos mandar uma mensagem de confiança para o consumidor, porque nenhuma unidade industrial em Minas está envolvida na operação, não tem nenhum produto que está sob suspeita. Temos um sistema estadual que funciona muito bem e é elogiado fora e dentro do país. A gente precisa reforçar que o consumidor tenha confiança na carne produzida em Minas Gerais”, salientou o secretário.

Minas Gerais é o terceiro maior produtor de carne do país, sendo que 80% da produção é consumida no próprio Estado. Somente nos dois primeiros meses de 2017, o Estado exportou US$ 140,8 milhões em proteína animal (bovinos, suínos e aves), equivalentes a 58,8 mil toneladas. Minas Gerais conta com a atuação do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), responsável pela fiscalização estadual.

O presidente da Associação Mineira de Supermercados (Amis), Alexandre Poni, acredita que, neste o momento, o mais importante é mostrar aos consumidores a qualidade da carne mineira para os diferentes mercados, ressaltando o padrão de fiscalização usado em Minas Gerais.  

“A gente sente que esse episódio é extremamente pontual. Temos uma fiscalização extremamente efetiva e séria, com exigência dos processos.  Acho importante esse posicionamento para os consumidores. A posição da Amis é de apoio ao governo, pois sabemos da importância que o agronegócio representa para Minas Gerais e para o país”, disse.

“É importante esclarecer esse episódio, pois estamos falando de uma atividade extremamente importante, que gera emprego e renda. Agora temos que nos posicionar para o setor e para a sociedade, para resgatar o conceito da qualidade da carne mineira” afirmou o vice-presidente da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais, José Arnaldo Cardoso Penna.

Também participaram da reunião representantes da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Associação de Avicultores de Minas Gerais (Avimig), e de associações do setor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.