Pular para o conteúdo principal

MEMÓRIA RESGATADA

Marco na vida industrial, econômica e social de Lavras, história da ferrovia é resgatada em maquete feita por radialista. Destaque do trabalho, trem de passageiros deixou saudades
Segundo publicações especializadas em ferrovias, os trens para Lavras eram muito procurados até o seu final, em 1995, pela beleza de seu trajeto e pela necessidade das populações locais do pé e da serra da Mantiqueira naquela região

Durante décadas a ferrovia marcou e transformou a vida industrial, econômica e social da cidade de Lavras, município do Sul de Minas, localizado a 239km da capital Belo Horizonte. 

De acordo com informações colhidas no site Estações Ferroviárias, a estação de Lavras Oeste foi aberta em 1895, na linha de bitola métrica da Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM), ligando-se a Ribeirão Vermelho, que tinha então o nome de Lavras. 

A partir de então, ficou convencionado que os nomes seriam Lavras (para Lavras Oeste) e Ribeirão Vermelho (para a antiga Lavras). 

Nesta estação, a partir de 1918, mesmo ano em que foi aberta a oficina da ferrovia, passou a chegar o ramal de Lavras, então da Estrada de Ferro Sapucaí e depois da Rede Mineira de Viação (RMV), vindo de Três Corações. 

A linha-tronco da RMV, pronta somente nos anos 1940 na extensão de Angra dos Reis (RJ) a Goiandira (GO), possuía dois trens de passageiros que partiam de Barra Mansa (RJ): um no sentido de Goiás e outro no sentido de Angra dos Reis.

No final dos anos 1970, já não era possível mais se seguir de Barra Mansa a Goiandira com um trem apenas, havendo necessidade de baldeações em Ribeirão Vermelho e em Garças de Minas. 

Logo depois, com a supressão da linha no norte de Minas próxima à divisa com Goiás por causa da construção de uma represa, sobraram somente as linhas de passageiros de Barra Mansa a Ribeirão Vermelho e a de Barra Mansa a Angra dos Reis, esta transformada em linha eventual turística.

Ainda de acordo com a publicação, a linha foi construída em duas frentes entre Ribeirão Vermelho e Barra Mansa, e coincidência ou não, o trem de passageiros que sobrou no final das atividades (anos 1980 até 1991) foi exatamente o que fazia esse percurso. Ele era o que restou do trem que fazia Barra Mansa a Goiandira até os anos 1970. A extensão total da linha Angra dos Reis-Goiandira ficou pronta somente nos anos 1940.

Segundo o site Estações Ferroviárias, o fim da linha Barra Mansa-Ribeirão Vermelho - também chamado de Barra Mansa-Lavras - deu-se em 26/08/1996 (segundo Eduardo F. de Paula em 24/2/2010.), com a privatização da Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA). Esta linha era também chamada de Mineirinho ou de Trem Mineiro.

Os trens para Lavras eram muito procurados até o seu final, em 1995, pela beleza de seu trajeto e pela necessidade das populações locais do pé e da serra da Mantiqueira naquela região.

A partir de agora, uma parte destes tempos áureos da história lavrense estão sendo resgatados pelas mãos do ferromodelista e radialista Guilherme Henrique [foto]

Em homenagem aos ferroviários, ele fez uma maquete, que mede aproximadamente 3 metros, e em que se destaca o famoso Mineirinho, que transportava os passageiros entre Lavras e Barra Mansa. 

Já se completaram 10 anos da desativação desta linha de passageiros. "O meu sonho era ser maquinista. Além desse sonho, eu sempre quis ter uma réplica", afirma o radialista.

Para Guilherme, ver o trabalho pronto resume a sensação de viver naquela maquete, os momentos sublimes de uma época promissora da história local.

"Hoje montei a minha maquete e quero continuar  ainda desenvolvendo outras miniaturas", destaca ele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

FINALIZADO PROCEDIMENTO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DO BAIRRO ENGENHO DE SERRA II

A Secretaria de Departamento de Administração e Convênios em parceria com a COHAB-MG finalizou o processo de registro do bairro Engenho de Serra II, mais conhecido como COHAB II, em Ribeirão Vermelho. Uma agonia antiga dos moradores teve fim, afinal os mesmos receberam suas casas sem que o bairro de fato estivesse registrado, caracterizando assim uma ocupação informal. Agora o bairro está devidamente registrado e todos imóveis tem suas respectivas matrículas junto ao cartório de imóveis da Comarca de Lavras. Este foi o primeiro Procedimento de Regularização Fundiária Urbana feito nos municípios abrangidos pela Comarca. A prefeitura municipal já trabalha junto à Comissão Municipal de Regularização Fundiária Urbana para dar andamento às regularizações de mais alguns núcleos Em breve as matrículas dos respectivos imóveis serão entregues aos seus moradores. *Com informações e imagens da Prefeitura de Ribeirão Vermelho