Pular para o conteúdo principal

PIMENTEL ENTREGA 26 CAMINHÕES E 61 KITS FEIRA PARA ATENDIMENTO À AGRICULTURA FAMILIAR

Na avaliação do governador, a valorização do setor agrícola tem sido fundamental para o processo de recuperação econômica do país

O governador Fernando Pimentel (PT) entregou nesta terça-feira, 7, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, 61 kits feira livre e 26 caminhões baú isotérmicos para representantes da agricultura familiar de Minas Gerais. 

Os investimentos somam cerca de R$ 3,7 milhões, beneficiando 69 municípios e 17 organizações de agricultores familiares.

Em seu discurso, o governador ressaltou que a agricultura é um dos principais setores responsáveis por “ajudar o Brasil a não mergulhar nessa crise terrível que estamos atravessando”. 

E lembrou que, em Minas Gerais, a agricultura familiar é responsável por boa parte da produção agrícola e geração de renda e empregos.

“Para quem não entende de Minas Gerais, esta entrega de hoje pode parecer pouco importante - mas não é. O trabalho da agricultura familiar é muito importante para Minas Gerais. Somos um estado que tem vocação inequívoca para a agricultura, e estamos apoiando a agricultura familiar porque ela está se modernizando, ganhando contornos tecnológicos e facilitando também o acesso ao mercado. Minas Gerais não tem de vergonha de ser um estado também agrícola. Temos o lado industrial, da mineração, mas temos, acima de tudo, a nossa vocação agrícola. Temos de ter muito orgulho e apostar nisso”, afirmou.

Pimentel também destacou o acerto de seu governo ao criar a Secretaria de Desenvolvimento Agrário. A pasta foi instituída em março de 2015. 

“Destaco a minha alegria de celebrar esses dois anos de existência da secretaria. Temos mais de 400 mil estabelecimentos agrícolas da agricultura familiar. Ela responde por mais ou menos um terço da produção de arroz do estado, quase 40% de feijão, um terço da de café, 45% de leite. E, até dois anos atrás, não tínhamos uma secretaria voltada para cuidar exclusivamente da agricultura familiar, desses nossos companheiros que labutam no campo arduamente, diariamente, de sol a sol, e colocam o alimento na mesa de cada cidadão de Minas Gerais. Então, o nosso acerto ao criar essa secretaria que, desde então, tem propiciado um apoio inestimável à atividade da agricultura familiar”, salientou.

Valorização
O secretário de Desenvolvimento Agrário, Professor Neivaldo, destacou a importância de valorizar o pequeno produtor. 

“Estamos conseguindo trabalhar com políticas públicas pensadas na produção e no escoamento. Temos a perspectiva de que o pequeno produtor produza com qualidade, mas que escoe esses produtos. O caminhão é uma dessas formas de escoamento. E os kits agregam valor ao produto. Quando se tem a organização de uma feira, isso permite que a venda dos produtos seja mais atrativa”, afirmou. 

O prefeito de Poço Fundo, no Sul de Minas, Renato Ferreira de Oliveira (PT), destacou a ação do governo em apoiar as políticas públicas voltadas para o campo. 

“Minas Gerais está abrindo as portas e defendendo o nosso agricultor e nosso trabalhador. Quem precisa do apoio governamental são os mais excluídos, os que têm dificuldades de colocar seus produtos no mercado”, disse. 

Além de deputados estaduais e prefeitos, o evento também contou com a presença de representantes de entidades ligadas à agricultura familiar, além dos secretários estaduais de Desenvolvimento Agrário (Seda), Professor Neivaldo, de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Pedro Leitão, de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor), Gustavo Xavier, e de Governo (Segov), Odair Cunha.

Entregas
A entrega faz parte do programa “Do Campo à Mesa”, realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda) e que prevê ações e projetos voltados ao apoio à produção sustentável, agregação de valor e comercialização de produtos da agricultura familiar e da reforma agrária. 

O objetivo é o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, atuando diretamente na superação dos desafios para a produção de alimentos mais saudáveis, geração de renda, além de colaborar com a segurança alimentar e nutricional da população.

Os 61 kits fazem parte do Projeto de Apoio às Feiras Livres da Agricultura Familiar (Aqui tem Feira!), que integra o programa “Do Campo à Mesa”. Os recursos são frutos de emendas parlamentares.

Cada kit é composto por 10 barracas, 20 jalecos, 60 caixas plásticas e duas balanças digitais, totalizando 5.520 itens. Os kits oferecem mais infraestrutura para o agricultor expor e vender suas mercadorias. As feiras livres são um importante canal de comercialização da produção agrícola, já que reduzem a distância entre quem produz e quem consome.

Além disso, foram entregues, por meio de termo de cessão às prefeituras, 26 caminhões com baú isotérmico e capacidade para o transporte de até 5,5 toneladas de carga livre. 

Os veículos serão usados para o transporte adequado de verduras, hortaliças e produtos processados, apoiando o escoamento da produção da agricultura familiar principalmente para os mercados institucionais públicos.

Eles estarão sob a gestão das prefeituras e atrelados à uma Central de Distribuição de Produtos da Agricultura Familiar. A aquisição desses veículos foi realizada por meio de edital da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), do extinto Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), órgão vinculado ao governo federal.

Realizações
Entre 2015 e 2016, a Seda entregou 210 kits feira, beneficiando 149 municípios dos 17 Territórios de Desenvolvimento de Minas Gerais, e 11 caminhões a 11 municípios de 10 territórios. 

Durante a solenidade de entrega, foi montada uma feira para a venda de produtos da agricultura familiar, na alameda em frente ao Palácio da Liberdade, e aberta ao público. Vinte empreendimentos comercializaram hortaliças, frutas, verduras, queijo e outros derivados do leite, doces, biscoitos, entre outros produtos.

Distribuição dos Caminhões
Território
Município
Caparaó
Manhuaçu
Simonésia
Central
Corinto
Três Marias
Mata
Muriaé
Médio e Baixo Jequitinhonha
Almenara
Metropolitano
Mariana
Mucuri
Teófilo Otoni
Noroeste
Paracatu
Presidente Olegário
Norte
Bocaiúva
Espinosa
Jaíba
Montes Claros
São Francisco
Oeste
Formiga
Sudoeste
Guapé
Sul
Itajubá
Poços de Caldas
Triângulo Norte
Coromandel
Triângulo Sul
Uberaba
Vale do Aço
Caratinga
Mesquita
Vargem Alegre
Vale do Rio Doce
Alvarenga
Vertentes
Barbacena

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

MG INVESTE R$2 MILHÕES EM RODOVIAS

Bom Sucesso, São Tiago e Nazareno serão contempladas A região do Campo das Vertentes será contemplada com cerca de R$2 milhões para o melhoramento e pavimentação das rodovias estaduais MG-355, no trecho entre São Tiago, Mercês de Água Limpa e Bom Sucesso, com 45 quilômetros de extensão, e na LMG-841, que liga Mercês de Água Limpa a Nazareno, em um percurso de 24 quilômetros. Os recursos para obra serão provenientes do Tesouro Estadual, de acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop). A assessoria informou ainda que o processo do trecho entre Mercês de Água Limpa e Nazareno está mais adiantado, pois o Governo de Minas já autorizou no dia 20 de abril a empresa Engenheiros e Economistas Consultores (Enecom S.A.), ganhadora da licitação, a começar a elaborar o projeto para a LMG-841 orçado em quase R$800 mil. Já na MG-355, de 45 quilômetros, ainda está sendo definido o valor que será disponibilizado para a recuperação da via, i...

CESULLAB COMPLETA PRIMEIRO ANO DE VIDA TRANSPIRANDO INOVAÇÃO

O primeiro ano foi movimentado para o CesulLab, hub de inovação que nasceu em março de 2020 com o objetivo de trazer o conceito de inovação aberta para a região do Sul de Minas. Gerando conexões entre os mais diversos setores do mercado e trabalhando a transformação cultural nas empresas, o CesulLab tem apoiado a solução de problemas e provocado a evolução de organizações da nossa região. Neste primeiro ano, o CesulLab recebeu diversas visitas de autoridades, sendo a principal delas do governador do estado de Minas Gerais, Romeu Zema, que compareceu ao Lab para a assinatura do Decreto de Liberdade Econômica de Varginha. Momento em que reforçou a importância do hub para a cidade e região. Com o intuito de desenvolver todo o ecossistema de inovação, o CesulLab realizou dezenas de eventos online, eventos presenciais, apresentações de startups, ofertou cursos, segue desenvolvendo programas de fomento e atua com 12 verticais de negócios e 16 empresas neste período. O CesulLab em 12 meses im...