Pular para o conteúdo principal

PREFEITO ALEXANDRE KALIL ENCERRA AÇÃO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE NA OCUPAÇÃO IZIDORA


Na última sexta-feira, dia 17, a prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Procuradoria Geral do Município, encaminhou à Justiça, petições de desistência de duas ações de reintegração de posse referentes a áreas situadas no bairro Jaqueline/Zilah Spósito, abrangem à Ocupação Izidora. 

A questão foi resolvida de forma pacífica pelo prefeito Alexandre Kalil (PHS), mediante acordo entre as partes.

A posição da prefeitura de BH de retirar a sua ação de reintegração de posse foi tomada após reunião do prefeito com as coordenações das 3 ocupações da Izidora (Rosa Leão, Esperança e Vitória) e os movimentos Brigadas Populares, CPT e MLB e a vereadora Cida Falabella (PSOL), no último dia 14.

Em nota postada na rede social Facebook, o Movimento Resiste Izidora, disse que as duas áreas em questão compõem uma "parte pequena da ocupação Rosa Leão (apenas 2,6 hectares: 26.000 metros quadrados) e uma parte da ocupação Zilah Spósito-Helena Greco, que está ao lado da Ocupação-comunidade Rosa Leão, que bravamente resistiu a um despejo tentado pela gestão de Márcio Lacerda em 2012".

"Na época, a guarda municipal e a tropa de choque da Polícia Militar de Minas Gerais derrubaram 23 casas, mas conseguimos na luta paralisar o despejo e o povo reconstruiu todas as casas covardemente derrubadas, e bravamente construíram outras 200 casas", destaca ainda a nota do movimento.

Durante a campanha eleitoral vitoriosa no ano passado, Kalil disse que era contra novas invasões, mas que não se podia mexer com as famílias que vivem em ocupações irregulares.

“O que já existe, como é o caso do Izidora, tem que respeitar, não dá pra destruir, tem que regulamentar. Mas também não dá pra ficar tendo mais ocupações”, afirmou o prefeito durante a campanha.

As ocupações da Granja Werneck (Vitória, Rosa Leão e Esperança), Zilah Spósito e Fazenda Tamboril, que fazem parte do terreno da Granja Werneck, possuem, aproximadamente 8.000 famílias.

De acordo com a nota publicada pelo Movimento Resiste Izidora, "isso nos mostra o quanto o poder público, quando quer, consegue iniciar a solução de graves problemas sociais, como o do direito à moradia! Exigimos que o prefeito Kalil continue cumprindo sua promessa de campanha de regularizar e urbanizar as ocupações-comunidades da Izidora (com a ligação de energia eléctrica, água, esgoto, outros serviços públicos como escolas, postos de saúde, etc, e regularização fundiária), assegurando os direitos de todas as famílias que atualmente moram na Izidora".

O movimento destaca também, que apesar desta vitória da última sexta-feira, "contudo, a situação de risco de despejo das ocupações da Izidora ainda não está resolvida! Tramitam, ainda, no judiciário estadual de MG ações de reintegração de posse (despejo) das partes privadas da ocupação Rosa Leão, Esperança e Vitória. Ou seja, continuam de pé 3 processos sobre Izidora".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/