Pular para o conteúdo principal

PREFEITO ALEXANDRE KALIL ENCERRA AÇÃO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE NA OCUPAÇÃO IZIDORA


Na última sexta-feira, dia 17, a prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Procuradoria Geral do Município, encaminhou à Justiça, petições de desistência de duas ações de reintegração de posse referentes a áreas situadas no bairro Jaqueline/Zilah Spósito, abrangem à Ocupação Izidora. 

A questão foi resolvida de forma pacífica pelo prefeito Alexandre Kalil (PHS), mediante acordo entre as partes.

A posição da prefeitura de BH de retirar a sua ação de reintegração de posse foi tomada após reunião do prefeito com as coordenações das 3 ocupações da Izidora (Rosa Leão, Esperança e Vitória) e os movimentos Brigadas Populares, CPT e MLB e a vereadora Cida Falabella (PSOL), no último dia 14.

Em nota postada na rede social Facebook, o Movimento Resiste Izidora, disse que as duas áreas em questão compõem uma "parte pequena da ocupação Rosa Leão (apenas 2,6 hectares: 26.000 metros quadrados) e uma parte da ocupação Zilah Spósito-Helena Greco, que está ao lado da Ocupação-comunidade Rosa Leão, que bravamente resistiu a um despejo tentado pela gestão de Márcio Lacerda em 2012".

"Na época, a guarda municipal e a tropa de choque da Polícia Militar de Minas Gerais derrubaram 23 casas, mas conseguimos na luta paralisar o despejo e o povo reconstruiu todas as casas covardemente derrubadas, e bravamente construíram outras 200 casas", destaca ainda a nota do movimento.

Durante a campanha eleitoral vitoriosa no ano passado, Kalil disse que era contra novas invasões, mas que não se podia mexer com as famílias que vivem em ocupações irregulares.

“O que já existe, como é o caso do Izidora, tem que respeitar, não dá pra destruir, tem que regulamentar. Mas também não dá pra ficar tendo mais ocupações”, afirmou o prefeito durante a campanha.

As ocupações da Granja Werneck (Vitória, Rosa Leão e Esperança), Zilah Spósito e Fazenda Tamboril, que fazem parte do terreno da Granja Werneck, possuem, aproximadamente 8.000 famílias.

De acordo com a nota publicada pelo Movimento Resiste Izidora, "isso nos mostra o quanto o poder público, quando quer, consegue iniciar a solução de graves problemas sociais, como o do direito à moradia! Exigimos que o prefeito Kalil continue cumprindo sua promessa de campanha de regularizar e urbanizar as ocupações-comunidades da Izidora (com a ligação de energia eléctrica, água, esgoto, outros serviços públicos como escolas, postos de saúde, etc, e regularização fundiária), assegurando os direitos de todas as famílias que atualmente moram na Izidora".

O movimento destaca também, que apesar desta vitória da última sexta-feira, "contudo, a situação de risco de despejo das ocupações da Izidora ainda não está resolvida! Tramitam, ainda, no judiciário estadual de MG ações de reintegração de posse (despejo) das partes privadas da ocupação Rosa Leão, Esperança e Vitória. Ou seja, continuam de pé 3 processos sobre Izidora".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

EDUCAÇÃO: ENGENHARIA AMBIENTAL DA UNIFEI É A MELHOR DO PAÍS

O curso de graduação de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) foi apontado como o melhor do Brasil, segundo ranking da revista Guia do Estudante da Editora Abril. O curso foi o único a receber cinco estrelas atribuídas pela publicação. De acordo com o coordenador do curso na Unifei, professor Marcelo Barison, este resultado mostra que o programa tem um grande diferencial comparado às demais instituições de ensino do país. Para o professor, o cunho prático, as várias aulas de laboratório e de campo, o corpo docente de excelência e a aproximação entre as empresas da área e os alunos, cooperam para uma formação ampla. “Poderia citar outros pontos que considero diferenciais no curso, porém, ressalto que o comprometimento dos professores e a responsabilidade dos alunos, têm trazido bons frutos para a Unifei”- acentuou Barison.  O coordenador disse ainda que o ranking mostra que a graduação de Engenharia Ambiental está no caminho certo co...