Pular para o conteúdo principal

PRÓTESES EM 3D SÃO APOSTA DE STARTUP

Além das impressoras, a 3DLopes vai oferecer material para produção das próteses e treinamento para os clientes


Por Paula Isis/SIMIBelo Horizonte
A pequena Malu testa a prótese fabricada pela 3DLopes
Foto: Reprodução/Facebook

Duas crianças, com histórias de vida em comum, marcaram a vida e a carreira do diretor executivo, Daniel Lopes, e do diretor comercial, Jonatas Hernandes, da 3DLopes. 

 Malu, uma garotinha que não tinha o antebraço, cruzou o caminho dos jovens empreendedores em um supermercado. Sensibilizados com algumas limitações de Malu, os dois começaram a trabalhar na impressão de uma prótese em 3D, que compreendia desde o antebraço até os dedos das mãos.

Em seguida, foi a vez de conhecerem a história do pequeno Matheus, um garoto de Manhuaçu, que não tinha três dedos da mão esquerda. Em apenas dois meses, o pequeno pode realizar o sonho de ser goleiro ao utilizar uma prótese desenvolvida pela empresa, que está incubada no laboratório aberto do Senai.

Após os casos de sucesso, a empresa decidiu expandir seus negócios e se especializar na produção de impressoras 3D para a confecção de próteses. E esse novo modelo de negócio foi o que motivou os jovens a participarem da 9ª edição do Open Innovation Week – evento que conecta startups a grandes empresas e investidores, que aconteceu no fim de fevereiro, em São Paulo.
Jonatas Hernandes e Daniel Lopes apresentaram o modelo de negócio da 3DLopes durante o OIWeek2017
Foto: Paula Isis/SIMI

Em entrevista ao SIMI, Daniel e Jonatas contaram que a ideia é produzir impressoras para cada tipo de prótese (membros superiores e inferiores) e vendê-las para todo o país, mas com um diferencial: todo o material para a produção será fornecido pela startup, além do treinamento para a confecção das próteses. 

 “Essa pessoa, uma vez treinada, consegue imprimir essa prótese”, explica o diretor comercial. Indagados sobre a necessidade de a pessoa ter alguma expertise em engenharia ou áreas afins, Daniel afirmou que qualquer pessoa pode desenvolver a prótese.

De acordo com a startup, o público-alvo são hospitais e centros de reabilitação. Questionados sobre o valor dessas impressoras, Daniel e Jonatas explicaram que como se trata de um item sob demanda, ele não tem um valor especifico. 

“A gente fecha um contrato de serviço, não é só o custo da máquina. Tem o nosso suporte, treinamento e material”, enfatiza o diretor comercial, Jonatas.

Além disso, de acordo com Daniel, a ideia é confeccionar máquinas específicas só para impressão de pernas ou braços, por exemplo. Mas ele acrescenta que uma máquina pode fazer diversas próteses, “só que o custo de uma impressora para prótese de mão é menor, então isso vai de cada cliente”.

Scanner 3D permitirá a confecção de próteses à distância
Outro negócio que motivou a participação da 3DLopes no OIWeek2017 é a produção de um scanner 3D, que funcionará a partir de um app. 

Segundo o CEO, ele vai possibilitar que uma pessoa à distância gere dados pessoais para a produção de membro em 3D. “A partir desse modelo, teremos uma facilidade maior em desenvolver a prótese de uma forma bem customizada, personalizada”, explica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...