Pular para o conteúdo principal

PRÓTESES EM 3D SÃO APOSTA DE STARTUP

Além das impressoras, a 3DLopes vai oferecer material para produção das próteses e treinamento para os clientes


Por Paula Isis/SIMIBelo Horizonte
A pequena Malu testa a prótese fabricada pela 3DLopes
Foto: Reprodução/Facebook

Duas crianças, com histórias de vida em comum, marcaram a vida e a carreira do diretor executivo, Daniel Lopes, e do diretor comercial, Jonatas Hernandes, da 3DLopes. 

 Malu, uma garotinha que não tinha o antebraço, cruzou o caminho dos jovens empreendedores em um supermercado. Sensibilizados com algumas limitações de Malu, os dois começaram a trabalhar na impressão de uma prótese em 3D, que compreendia desde o antebraço até os dedos das mãos.

Em seguida, foi a vez de conhecerem a história do pequeno Matheus, um garoto de Manhuaçu, que não tinha três dedos da mão esquerda. Em apenas dois meses, o pequeno pode realizar o sonho de ser goleiro ao utilizar uma prótese desenvolvida pela empresa, que está incubada no laboratório aberto do Senai.

Após os casos de sucesso, a empresa decidiu expandir seus negócios e se especializar na produção de impressoras 3D para a confecção de próteses. E esse novo modelo de negócio foi o que motivou os jovens a participarem da 9ª edição do Open Innovation Week – evento que conecta startups a grandes empresas e investidores, que aconteceu no fim de fevereiro, em São Paulo.
Jonatas Hernandes e Daniel Lopes apresentaram o modelo de negócio da 3DLopes durante o OIWeek2017
Foto: Paula Isis/SIMI

Em entrevista ao SIMI, Daniel e Jonatas contaram que a ideia é produzir impressoras para cada tipo de prótese (membros superiores e inferiores) e vendê-las para todo o país, mas com um diferencial: todo o material para a produção será fornecido pela startup, além do treinamento para a confecção das próteses. 

 “Essa pessoa, uma vez treinada, consegue imprimir essa prótese”, explica o diretor comercial. Indagados sobre a necessidade de a pessoa ter alguma expertise em engenharia ou áreas afins, Daniel afirmou que qualquer pessoa pode desenvolver a prótese.

De acordo com a startup, o público-alvo são hospitais e centros de reabilitação. Questionados sobre o valor dessas impressoras, Daniel e Jonatas explicaram que como se trata de um item sob demanda, ele não tem um valor especifico. 

“A gente fecha um contrato de serviço, não é só o custo da máquina. Tem o nosso suporte, treinamento e material”, enfatiza o diretor comercial, Jonatas.

Além disso, de acordo com Daniel, a ideia é confeccionar máquinas específicas só para impressão de pernas ou braços, por exemplo. Mas ele acrescenta que uma máquina pode fazer diversas próteses, “só que o custo de uma impressora para prótese de mão é menor, então isso vai de cada cliente”.

Scanner 3D permitirá a confecção de próteses à distância
Outro negócio que motivou a participação da 3DLopes no OIWeek2017 é a produção de um scanner 3D, que funcionará a partir de um app. 

Segundo o CEO, ele vai possibilitar que uma pessoa à distância gere dados pessoais para a produção de membro em 3D. “A partir desse modelo, teremos uma facilidade maior em desenvolver a prótese de uma forma bem customizada, personalizada”, explica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.