Pular para o conteúdo principal

SECRETARIA ESTIMULA ESCOLAS ESTADUAIS A REALIZAREM AÇÕES EDUCATIVAS RELACIONADAS AO DIA DA MULHER


No próximo dia 8 de março, quarta-feira, é comemorado o “Dia Internacional da Mulher” e para celebrar a data que remete ao empoderamento, a mobilização e a luta das mulheres por igualdade e direitos, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) convida as escolas da rede estadual de ensino a realizarem ações educativas que reflitam e discutam o Dia.

Para auxiliar as escolas na realização das atividades, foi encaminhado um comunicado onde são apresentados dois eixos e ações que deverão compor as demais atividades planejadas para o trabalho pedagógico. 

No eixo “Jovens meninos pelo fim da violência”, a proposta é que por meio de uma Prosa Musical se proporcione um momento de reflexão sobre a atuação de mulheres da própria comunidade em diferentes instâncias sociais. 

Já no eixo “Empoderamento de jovens meninas” a ideia é realizar uma roda de conversa a fim de refletir sobre o papel e lugar da menina/mulher na sociedade.

O documento também sugere que sejam trabalhados com os alunos temas como feminismo, machismo, violência de gênero, feminicídio, sexismo, patriarcado e empoderamento.

A SEE orienta que os trabalhos sejam documentados por meio de fotos, filmagens e outros tipos de registro e que sejam compartilhados na página do evento no Facebook oficial da Secretaria, que é o https://www.facebook.com/events/163716740803590/?notif_t=plan_user_invited&notif_id=1488552712537495

8 de março
A data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1977, mas remete a acontecimentos históricos de décadas antes. Mais do que uma simples dia no calendário, contudo, a data celebra conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

ÁLVARO DAMIÃO GARANTE R$ 1 BILHÃO PARA NOVO ANEL JUNTO AO BANCO DO BRICS

A Prefeitura de Belo Horizonte terá R$ 1 bilhão para obras do Novo Anel em financiamento junto ao Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o banco do Brics. O acordo financeiro foi firmado nesta quinta-feira (9) em Xangai, na China, onde o prefeito Álvaro Damião reuniu-se com a presidente da instituição, a ex-presidente da República Dilma Rousseff. “No nosso primeiro dia em Xangai, sou recebido pela presidente do banco Brics, nossa eterna presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e quero agradecer pelo carinho com os belo-horizontinos e os mineiros. Na hora que fiz um pedido a ela, ela olhou para mim e disse assim, estamos juntos”, afirmou o prefeito. De acordo com Álvaro Damião, as tratativas formais para a liberação dos recursos já começaram e vão avançar “de forma acelerada”. No encontro com Dilma Rousseff, que nasceu em Belo Horizonte, ele apresentou um panorama da cidade e os projetos da gestão. “O prefeito falou para mim dos problemas de Belo Horizonte e levantou um deles, que é a questã...