Pular para o conteúdo principal

TRÊS CORAÇÕES JÁ APRESENTA RETOMADA ECONÔMICA

Maiores variações do Indicador de Atividade Econômica Municipal foram registradas em Juiz de Fora e Uberlândia
Rio Verde cortando a mancha urbana de Três Corações

A Conjuntura e Mercados Consultoria (CMC), projeto de extensão vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), divulgou mais um resultado do Indicador de Atividade Econômica Municipal (Iaem) referentes a novembro de 2016. 

De acordo com Iaem, as maiores variações do indicador foram registradas em Uberlândia e Juiz de Fora, beneficiadas pelo aumento das exportações de produtos e maior geração de emprego. Com o resultado, os municípios seguem entre as dez economias mais importantes no estado.

Abertura comercial e geração de emprego no Triângulo Mineiro
As cidades de Delta e Araporã, localizadas na mesorregião do Triângulo Mineiro, apresentaram crescimento da atividade econômica em novembro. Os municípios foram beneficiados com a ampliação da atividade agropecuária, gerando maior saldo de empregos e aumento nas importações de produtos

Em Araporã, o crescimento no saldo de empregos dos setores agropecuário, minerador e de serviços, além do aumento das importações de manufaturados, motivaram a ascensão do município no ranking da região. Se comparado a outubro, a cidade ganhou 18 colocações, saltando da 22ª para oitava posição, em novembro. 

No município de Delta, a maior abertura comercial do município gerou expansão nas importações de produtos agropecuários (414,51%) e manufaturados (327,38%), se comparado ao mês anterior (outubro). No mês, Delta ocupa a nona posição no ranking regional.

Três Corações esboça recuperação 
Na mesorregião do Sul/Sudoeste de Minas, Três Corações esboçou uma recuperação da atividade econômica. Após alternar entre a sétima e a oitava colocação do ranking nos cinco últimos meses do ano (junho a outubro), a cidade atingiu a sexta posição em novembro.

Dentre os fatores que levaram a expansão econômica do município está a ampliação do comércio exterior, com aumento das exportações de produtos agropecuários (35,55%), e das importações de produtos manufaturados (22%) e agropecuários (17,22%). Os dados são comparados com o mês de outubro de 2016.

Movimentação bancária beneficia Viçosa e Ponte Nova
O aumento da movimentação bancária beneficiou os municípios de Viçosa e Ponte Nova, localizados na mesorregião da Zona da Mata Mineira. Viçosa registrou crescimento de 6,29% dos depósitos à vista do setor privado e de 2,08% dos depósitos de poupança, se comparado a novembro de 2015. Em Ponte Nova, a expansão econômica foi resultado da ampliação de 6,94% das operações de créditos e de 6,81% dos depósitos a prazo.

JF registra crescimento nas exportações
Juiz de Fora apresentou crescimento da atividade econômica em novembro, se comparado ao mesmo período do ano passado. O município foi beneficiado com o aumento das exportações e maior geração de empregos no setor agropecuário. No mês, as exportações de produtos manufaturados cresceram 56,35%, enquanto as exportações de minerais aumentaram 28,3%, ambos comparados a novembro de 2015.

Segundo o Iaem, nos próximos meses o município deverá seguir com movimento de queda nos depósitos de poupança, obedecendo uma tendência história, além de enfrentar redução das importações de produtos manufaturados.

Iaem
Estes são alguns destaques do Indicador de Atividade Econômica Municipal. Criado em 2016, o Iaem é responsável por monitorar mensalmente a evolução da economia em todos os 853 municípios mineiros, a partir de aspectos relativos a mercado de trabalho, comércio exterior, renda e crédito (movimentação bancária) e arrecadação de impostos.

Os resultados para os demais municípios do Estado de Minas Gerais podem ser encontrados na Nota Metodológica do Indicador de Atividade Econômica Municipal. Para mais detalhes sobre os fatores determinantes da variação de cada dimensão do Iaem, o interessado pode entrar em contato com a Conjuntura e Mercados Consultoria (CMC).

Outras informações: (32) 2102-3552 (Faculdade de Economia-UFJF) ou cmc.ufjf@gmail.com

com assessoria UFJF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.