Pular para o conteúdo principal

UFMG INGRESSA NA ELITE UNIVERSITÁRIA MUNDIAL

Detalhe da piscina olímpica do Centro de Treinamento Esportivo, que contribuiu para que a UFMG figurasse entre as 50 melhores universidades do mundo em esportes

Pela primeira vez, a UFMG é classificada como uma das instituições educacionais de elite do mundo – entre as 500 melhores – em todas as cinco grandes áreas analisadas pelo QS World University Rankings by Subject. 

A edição de 2017, cujo resultado foi divulgado na semana passada, é a sétima do levantamento anual feito pela Quacquarelli Symonds (QS), agência do Reino Unido especializada em avaliação de universidades.

As cinco áreas contempladas são Artes & Humanidades, Engenharias & Tecnologia, Ciências da Vida & Medicina, Ciências Naturais e Ciências Sociais & Administração. Até a última edição, a Universidade não tinha alcançado esse status no grupo Ciências Sociais & Administração.

Nos últimos três anos, a UFMG também dobrou a quantidade de subáreas classificadas no ranking, saltando de dez, em 2015, para vinte, neste ano – o melhor resultado em toda a série histórica do QS. 

“A presença da UFMG nas cinco grandes áreas temáticas do ranking revela a homogeneidade do nosso desempenho e sinaliza que o esforço institucional empreendido para alcançar a excelência em todas as áreas tem surtido efeito”, comenta o reitor Jaime Ramírez.

Destaque em esportes
Também pela primeira vez, a UFMG figura entre as 50 melhores universidades do mundo em um segmento: o de Sports-related. Essa é uma de duas subáreas que passaram a integrar o Rankings QS by Subject neste ano. 

“A forte pontuação da UFMG se deve, entre outros fatores, ao impacto decorrente da entrada em funcionamento do nosso Centro de Treinamento Esportivo”, analisa o professor Fábio Alves, diretor de Relações Internacionais da Universidade. O CTE foi inaugurado em dezembro de 2015 e, no ano passado, sediou a preparação de equipes olímpicas e paralímpicas do Reino Unido para os Jogos do Rio de Janeiro.

De acordo com Fábio Alves, o resultado em Sports-related também favoreceu, pela primeira vez, a inclusão da UFMG na grande área Ciências Sociais & Administração, na qual aparece no grupo 451-500.

A outra subárea que passou a compor o ranking da QS é Art & Design, em que a UFMG também obteve ótima colocação, no grupo 151-200. 

Para Fábio Alves, o desempenho da UFMG no segmento de artes e design contribuiu para impulsionar sua posição na grande área de Artes & Humanidades – passou a figurar no 388º lugar, seis posições acima do levantamento de 2016, quando ficou na 394ª colocação.

Em Ciências da Vida & Medicina, a Universidade passou da posição 274, em 2016, para a 315, em 2017. Na área Engenharias & Tecnologia, a posição alcançada foi a 398; em 2016, a UFMG estava em 309º lugar. Por fim, em Ciências Naturais, a Universidade figura no grupo 451-500 – no levantamento anterior, ela aparecia em 387º lugar.

Os resultados completos do QS World University Rankings by Subject devem ser consultados neste site. Já o desempenho específico da UFMG pode ser acompanhado por este link.

Sobre o ranking
Na edição 2017 do QS World University Rankings by Subject, 4.438 universidades foram avaliadas, com qualificação de 3.098 e indicação de 1.117 instituições para a listagem final. 

Ao todo, 46 cursos foram analisados – quatro a mais do que na edição anterior. O ranking ainda não reúne dados em Educação, uma das áreas de excelência da UFMG.
da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...