Pular para o conteúdo principal

UFMG INGRESSA NA ELITE UNIVERSITÁRIA MUNDIAL

Detalhe da piscina olímpica do Centro de Treinamento Esportivo, que contribuiu para que a UFMG figurasse entre as 50 melhores universidades do mundo em esportes

Pela primeira vez, a UFMG é classificada como uma das instituições educacionais de elite do mundo – entre as 500 melhores – em todas as cinco grandes áreas analisadas pelo QS World University Rankings by Subject. 

A edição de 2017, cujo resultado foi divulgado na semana passada, é a sétima do levantamento anual feito pela Quacquarelli Symonds (QS), agência do Reino Unido especializada em avaliação de universidades.

As cinco áreas contempladas são Artes & Humanidades, Engenharias & Tecnologia, Ciências da Vida & Medicina, Ciências Naturais e Ciências Sociais & Administração. Até a última edição, a Universidade não tinha alcançado esse status no grupo Ciências Sociais & Administração.

Nos últimos três anos, a UFMG também dobrou a quantidade de subáreas classificadas no ranking, saltando de dez, em 2015, para vinte, neste ano – o melhor resultado em toda a série histórica do QS. 

“A presença da UFMG nas cinco grandes áreas temáticas do ranking revela a homogeneidade do nosso desempenho e sinaliza que o esforço institucional empreendido para alcançar a excelência em todas as áreas tem surtido efeito”, comenta o reitor Jaime Ramírez.

Destaque em esportes
Também pela primeira vez, a UFMG figura entre as 50 melhores universidades do mundo em um segmento: o de Sports-related. Essa é uma de duas subáreas que passaram a integrar o Rankings QS by Subject neste ano. 

“A forte pontuação da UFMG se deve, entre outros fatores, ao impacto decorrente da entrada em funcionamento do nosso Centro de Treinamento Esportivo”, analisa o professor Fábio Alves, diretor de Relações Internacionais da Universidade. O CTE foi inaugurado em dezembro de 2015 e, no ano passado, sediou a preparação de equipes olímpicas e paralímpicas do Reino Unido para os Jogos do Rio de Janeiro.

De acordo com Fábio Alves, o resultado em Sports-related também favoreceu, pela primeira vez, a inclusão da UFMG na grande área Ciências Sociais & Administração, na qual aparece no grupo 451-500.

A outra subárea que passou a compor o ranking da QS é Art & Design, em que a UFMG também obteve ótima colocação, no grupo 151-200. 

Para Fábio Alves, o desempenho da UFMG no segmento de artes e design contribuiu para impulsionar sua posição na grande área de Artes & Humanidades – passou a figurar no 388º lugar, seis posições acima do levantamento de 2016, quando ficou na 394ª colocação.

Em Ciências da Vida & Medicina, a Universidade passou da posição 274, em 2016, para a 315, em 2017. Na área Engenharias & Tecnologia, a posição alcançada foi a 398; em 2016, a UFMG estava em 309º lugar. Por fim, em Ciências Naturais, a Universidade figura no grupo 451-500 – no levantamento anterior, ela aparecia em 387º lugar.

Os resultados completos do QS World University Rankings by Subject devem ser consultados neste site. Já o desempenho específico da UFMG pode ser acompanhado por este link.

Sobre o ranking
Na edição 2017 do QS World University Rankings by Subject, 4.438 universidades foram avaliadas, com qualificação de 3.098 e indicação de 1.117 instituições para a listagem final. 

Ao todo, 46 cursos foram analisados – quatro a mais do que na edição anterior. O ranking ainda não reúne dados em Educação, uma das áreas de excelência da UFMG.
da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.