Pular para o conteúdo principal

MEIO AMBIENTE: VEREADOR QUER MUDAR FORMA DE DESCARTE DE LIXO EM JUIZ DE FORA


O vereador Dr. Adriano Miranda (PHS) apresentou na última quarta-feira, 19, uma proposta para a implantação de uma Usina de Reciclagem de lixo em Juiz de Fora. 

O objetivo foi mostrar uma nova forma de transformar um problema socioambiental, em uma fonte de riquezas inesgotáveis, além de gerar empregos e inovar o modo de processamento de resíduos domiciliares. 

Modelo bem diferente do atual que funciona com a Vital Engenharia, empresa ganhadora da concessão para explorar essa atividade durante 35 anos, dez já cumpridos.

“O mais importante é que a Prefeitura não irá investir nada na Usina. Pelo contrário, o Município vai economizar quase R$ 1 milhão por mês e ainda poderá aumentar a arrecadação de impostos e receber até mais recursos do ICMS ecológico”, destacou.

Adriano Miranda foi procurado por um consultor que representa um fundo de investimentos da Espanha ao qual pretende investir 300 milhões de euros no Brasil. 

Os investidores informaram que possuem novas tecnologias ambientais para o descarte de resíduos sólidos e têm procurado prefeituras em busca de parceria para seus negócios. A única contrapartida para o Município seria a destinação do lixo para a Usina.

Para recuperar o retorno financeiro, os investidores pretendem transformar material orgânico em biocombustível. Ele seria usado para manutenção da própria unidade e para a venda no mercado interno e externo.

“A administração pública precisa se renovar. Observamos exemplos diários de mau uso dos recursos pagos pela população em impostos e que deveriam voltar em serviços e não em caixa 2 e desvio de milhões de reais e dólares aqui e no exterior. Uma das saídas para a recuperação dos cofres públicos são as parcerias público-privadas. Modelo inovador de gestão. Aqui estamos falando de respeito ao meio-ambiente”, completou.

O parlamentar propôs uma audiência pública com a participação de representantes do fundo espanhol, da Vital Engenharia e da Prefeitura para discutir o melhor caminho para o sistema de recolhimento e tratamento de lixo na cidade. 

“Iremos ouvir todos os lados, confrontar ideias, propostas. Assim podemos decidir com segurança o que é melhor para o município”, finalizou.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo. 

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...