Pular para o conteúdo principal

MOSTRA DE CINEMA É DESTAQUE DO FLIPOÇOS

Filme “Redemoinho” é baseado em obra de Luiz Ruffato

Além da presença de diferentes escritores e convidados, o Festival Literário de Poços de Caldas, o Flipoços, que neste ano acontece entre os dias 29 de abril e 7 de maio no Espaço Cultural da Urca, recebe também a “Mostra de Cinema Flipoços”. 

A primeira exibição será do filme recém-lançado Redemoinho, inspirado na obra de Luiz Ruffato, que também estará no festival para um bate-papo.

A exibição de “Redemoinho” ocorre no dia 2 de maio às 20h, na Urca. O filme, com direção de José Luiz Villamarim é baseado no livro ““O Mundo Inimigo – Inferno Provisório Vol. 2”, do autor mineiro Luiz Ruffato. 

O filme ganhou o Prêmio Especial do Júri Oficial e o de Melhor Ator, para Julio Andrade, no Festival do Rio. 

No Festival de Havana, marcou presença na seção oficial Opera Prima. “O diretor José Luiz Villamarin foi um dos melhores leitores que tive. Transportou para a tela não só o espírito da história na qual se inspirou para fazer o filme, mas também e principalmente na atmosfera de poesia do meu trabalho”, comentou o escritor sobre a mostra.

A Mostra de Cinema Flipoços exibe também o filme “Órfãos do Eldorado”, no dia 1º de maio, às 10 horas, na Biblioteca Centenário. 

O filme é inspirado na obra de Milton Hatoum, autor amazonense que é o patrono do evento e cujo estado também é um dos homenageados no encontro. 

Na película, com direção de Guilherme Coelho, Hatoum faz uma ponta como ator, interpretando um pescador. O filme é estrelado por Dira Paes, Mariana Rios e Daniel de Oliveira.

O Flipoços traz também a exibição do documentário sobre a vida da escritora Lygia Fagundes Telles, realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), para o Prêmio Jabuti 2016, quando a autora foi premiada pelo conjunto da obra. 

Como a autora é considerada um das mais reconhecidas romancistas do Brasil e não pode estar pessoalmente no Festival, o Flipoços para homenageá-la vai exibir o documentário em três oportunidades: dia 1º de maio, antes da palestra de Clóvis de Barros, às 19h; dia 4 de maio, antes da mesa com Joaquim Ferreira, às 18h30 e dia 7 de maio, antes da mesa da Miriam Leitão e filhos, às 16h.

O festival recebe também o filme “Poesia e Melodia”, de Flávio Colombini, com Solange Key no evento. A exibição ocorre no dia 5 de maio, às 14h, no Instituto Moreira Salles (IMS), que é um dos parceiros do evento e em seguida, diretor e atriz conversam com o público.

Haverá ainda a exibição de filmes internacionais dentro do projeto Cine Fibrax – Open Air. A programação completa está no link: http://www.flipocos.com/

A curadora do Flipoços, Gisele Corrêa Ferreira, comenta sobre a mostra de cinema. “Todos os anos tentamos fazer essa ponte entre o cinema e a literatura, que é bem estreita e prazerosa. Trazemos grandes títulos, alguns com a presença dos autores e diretores, para que o público possa também se aproximar mais da arte. Essas parcerias firmadas a partir dessa edição certamente vai incrementar ainda mais nossa Mostra de Cinema”, destaca.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...