Pular para o conteúdo principal

UFOP CONCEDE TÍTULO DE HONORIS CAUSA AO PORTUGUÊS BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS

O evento acontece no dia 24 de abril, às 14h, no Centro de Convenções da UFOP

A Universidade Federal de Ouro Preto concede ao catedrático da Universidade de Coimbra, Boaventura de Sousa Santos, o título de "Professor Honoris Causa", uma honraria utilizada quando uma universidade deseja conceder um título de honra para uma personalidade de grande destaque ou importância por seu trabalho. A outorga será seguida de uma palestra do professor Boaventura com o tema “Difícil democracia”, título de seu mais recente livro. Em anos anteriores, a UFOP concedeu o título a outras personalidades, como Milton Nascimento, os irmãos Villas-Bôas, o artista plástico Carlos Bracher, dentre outros. O evento é aberto ao público.

Boaventura de Sousa Santos atualmente é professor catedrático aposentado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Distinguished Legal Scholar da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin-Madison e Global Legal Scholar da Universidade de Warwick.  

Ele é um dos principais impulsionadores do Fórum Social Mundial, sendo o espírito que envolve essa iniciativa fundamental em seus estudos da globalização contra-hegemônica e na promoção da luta pela justiça cognitiva global. 

O professor pesquisa temas como epistemologia, sociologia do direito, teoria pós-colonial, democracia, interculturalidade, globalização, movimentos sociais e direitos humanos. Fez investigações no Brasil, Cabo Verde, Macau, Moçambique, África do Sul, Colômbia, Bolívia, Equador e Índia. Viaja por múltiplos lugares, dando aulas e palestras, alargando seu leque de experiências de aprendizagem. 

Ao longo de sua trajetória, publicou trabalhos sobre globalização, sociologia do direito, epistemologia, democracia e direitos humanos, traduzidos em espanhol, inglês, italiano, francês e alemão. 

Professor Honoris Causa 
A indicação do professor doutor Boaventura de Souza Santos como professor "Honoris Causa" da UFOP se deve ao fato de sua trajetória de pesquisador na área de Ciências Humanas e Sociais prestar inestimáveis serviços à ciência.

Os cursos de Mestrado em Educação e de Mestrado em Direito da UFOP coordenam o evento. A indicação para receber o título foi feita por meio do Programa Caleidoscópio de Pesquisa e Extensão, coordenado pela professora Margareth Diniz, do Departamento de Educação do ICHS/UFOP. 

Segundo ela, em parceria com a UFMG, o professor Boaventura vem contribuindo com a constituição da Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS), projeto que a UFOP também integra. 

A professora Verônica Mendes, também do Departamento de Educação do ICHS, participou de oficinas de formação nesse projeto. 

O diálogo e a parceria com a equipe do Boaventura foram iniciados em 2014. Em 2015, Margareth foi a Coimbra para novos acertos, ocasião em que foi coorganizadora do Seminário Internacional Trabalho e Educação. 

Em 2016, a UFOP recebeu o professor Bruno Sena, da Universidade de Coimbra, como professor visitante no Programa de Pós-graduação em Educação ICHS e, "a partir daí, passamos a discutir projetos comuns de pesquisa, firmando assim um Convênio com o Centro de Estudos Sociais de Coimbra", assinala Margareth. 

No dia seguinte à outorga do título pala UFOP, Boaventura ministrará palestra na UFMG, às 14h. No dia 27, às 10h, também haverá uma palestra do professor na PUC-MG e, às 18h, ele terá uma reunião com os Movimentos Sociais, em local a ser definido.

UFOP concede título Honoris Causa a Boaventura de Sousa Santos
Local: Centro de Artes e Convenções da UFOP
Data: 24 de abril
Horário: 14h

com assessoria da UFOP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho