Pular para o conteúdo principal

UFOP CONCEDE TÍTULO DE HONORIS CAUSA AO PORTUGUÊS BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS

O evento acontece no dia 24 de abril, às 14h, no Centro de Convenções da UFOP

A Universidade Federal de Ouro Preto concede ao catedrático da Universidade de Coimbra, Boaventura de Sousa Santos, o título de "Professor Honoris Causa", uma honraria utilizada quando uma universidade deseja conceder um título de honra para uma personalidade de grande destaque ou importância por seu trabalho. A outorga será seguida de uma palestra do professor Boaventura com o tema “Difícil democracia”, título de seu mais recente livro. Em anos anteriores, a UFOP concedeu o título a outras personalidades, como Milton Nascimento, os irmãos Villas-Bôas, o artista plástico Carlos Bracher, dentre outros. O evento é aberto ao público.

Boaventura de Sousa Santos atualmente é professor catedrático aposentado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Distinguished Legal Scholar da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin-Madison e Global Legal Scholar da Universidade de Warwick.  

Ele é um dos principais impulsionadores do Fórum Social Mundial, sendo o espírito que envolve essa iniciativa fundamental em seus estudos da globalização contra-hegemônica e na promoção da luta pela justiça cognitiva global. 

O professor pesquisa temas como epistemologia, sociologia do direito, teoria pós-colonial, democracia, interculturalidade, globalização, movimentos sociais e direitos humanos. Fez investigações no Brasil, Cabo Verde, Macau, Moçambique, África do Sul, Colômbia, Bolívia, Equador e Índia. Viaja por múltiplos lugares, dando aulas e palestras, alargando seu leque de experiências de aprendizagem. 

Ao longo de sua trajetória, publicou trabalhos sobre globalização, sociologia do direito, epistemologia, democracia e direitos humanos, traduzidos em espanhol, inglês, italiano, francês e alemão. 

Professor Honoris Causa 
A indicação do professor doutor Boaventura de Souza Santos como professor "Honoris Causa" da UFOP se deve ao fato de sua trajetória de pesquisador na área de Ciências Humanas e Sociais prestar inestimáveis serviços à ciência.

Os cursos de Mestrado em Educação e de Mestrado em Direito da UFOP coordenam o evento. A indicação para receber o título foi feita por meio do Programa Caleidoscópio de Pesquisa e Extensão, coordenado pela professora Margareth Diniz, do Departamento de Educação do ICHS/UFOP. 

Segundo ela, em parceria com a UFMG, o professor Boaventura vem contribuindo com a constituição da Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS), projeto que a UFOP também integra. 

A professora Verônica Mendes, também do Departamento de Educação do ICHS, participou de oficinas de formação nesse projeto. 

O diálogo e a parceria com a equipe do Boaventura foram iniciados em 2014. Em 2015, Margareth foi a Coimbra para novos acertos, ocasião em que foi coorganizadora do Seminário Internacional Trabalho e Educação. 

Em 2016, a UFOP recebeu o professor Bruno Sena, da Universidade de Coimbra, como professor visitante no Programa de Pós-graduação em Educação ICHS e, "a partir daí, passamos a discutir projetos comuns de pesquisa, firmando assim um Convênio com o Centro de Estudos Sociais de Coimbra", assinala Margareth. 

No dia seguinte à outorga do título pala UFOP, Boaventura ministrará palestra na UFMG, às 14h. No dia 27, às 10h, também haverá uma palestra do professor na PUC-MG e, às 18h, ele terá uma reunião com os Movimentos Sociais, em local a ser definido.

UFOP concede título Honoris Causa a Boaventura de Sousa Santos
Local: Centro de Artes e Convenções da UFOP
Data: 24 de abril
Horário: 14h

com assessoria da UFOP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.