Pular para o conteúdo principal

ALUNO DE POUSO ALEGRE VAI PARTICIPAR DO FÓRUM SOBRE SEGURANÇA NO TRÂNSITO EM SÃO PAULO

Gabriel Franco foi selecionado após participar de uma dinâmica, na E. M. Anathália Lourdes Camanducaia (CAIC), para sugerir melhorias no trânsito 
Imagem da dinâmica realizada na Escola Municipal Professor Doutor Onofre Vargas

Estudantes da rede pública de ensino dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, com idade entre 12 e 17 anos, participarão 2º Fórum Arteris da Juventude pela Segurança no Trânsito, nos próximos dias 11 a 14 de junho, no município do Leme, no interior de São Paulo.  A iniciativa é desenvolvida pela Arteris, uma das maiores companhias de concessões rodoviárias do país.

Gabriel Franco Cristal, 13 anos, aluno da Escola Municipal Anathália Lourdes Camanducaia (CAIC)  São João, de Pouso Alegre, no Sul de Minas, está entre os estudantes, de 138 municípios, selecionados para participar do Fórum Arteris da Juventude pela Segurança no Trânsito. 

Ele e outros onze estudantes de cidades próximas à rodovia Fernão Dias foram contemplados após participarem de um estudo em grupo sobre o trânsito. Eles concorreram com outros 313 jovens participantes do Projeto Escola Arteris, inscritos para o processo seletivo do Fórum da juventude.

Após a dinâmica, os jovens estudantes foram selecionados por seus colegas e educadores, entre aqueles que apresentaram os melhores trabalhos sobre como diminuir a vulnerabilidade da juventude no trânsito de suas cidades. 

Em seu trabalho, Gabriel destacou a necessidade de iniciativas urgentes como melhoria da sinalização, ações em parcerias com entidades competentes para conscientizar a população sobre o respeito as leis de trânsito. 

"Deveríamos realizar fóruns municipais e regionais sobre o assunto. Assim conseguiríamos soluções mais rápidas e de acordo com a necessidade de cada município”, acrescenta Gabriel.

O Fórum da Juventude tem por objetivo apoiar o desenvolvimento pessoal dos jovens para que eles se tornem multiplicadores da causa segurança no trânsito, por meio de momentos formativos, trocas de experiências e educação entre pares e diálogo com autoridades do setor, quando poderão inclusive apresentar suas recomendações e soluções para problemáticas relacionadas à segurança no trânsito, como a redução de acidente e a adoção e uma postura mais cidadã e humana no trânsito.

"O objetivo do fórum é dar voz a juventude e conscientizá-la sobre a importância de se assumir responsabilidades perante a sua comunidade por meio de uma postura proativa e consciente. Valorizando o diálogo e cooperação, podemos contribuir para o aperfeiçoamento de políticas públicas, fazendo com que elas se tornem mais inclusivas e eficientes na promoção do respeito à vida”, afirma Alessandra Vasconcelos, Diretora de Comunicação, Marketing, Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade da Arteris.

Transmissão em tempo real. No terceiro dia de encontro, no próximo dia 13, os estudantes farão uma apresentação para autoridades, na qual deverão mostrar soluções para problemáticas apresentada a eles. 

O evento será transmitido ao vivo por meio do link Fórum Arteris da Juventude e nas redes sociais da Arteris, a partir das 14h. As escolas e APAEs representadas pelos alunos acompanharão a apresentação em tempo real, como atividade complementar.

Histórico
O 1º Fórum reuniu em 2016, 50 jovens estudantes de escolas do interior paulista como parte das comemorações aos 15 anos do Projeto Escola, programa da Arteris, com foco na humanização do trânsito por meio da cidadania, ética e convívio social.

Serviço
2º Fórum Arteris da Juventude pela Segurança no Trânsito
Quando: 11 a 14 de junho de 2017 
Onde: Repúbllica Lago, em Leme (SP),
Transmissão ao vivo no dia 13, às 14h, por meio do link: http://grupozoe.com.br/forumdajuventude/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.