Pular para o conteúdo principal

CIDADES DO SUL DE MINAS SÃO VENCEDORAS EM CATEGORIAS DO PRÊMIO MINEIRO DE BOAS PRÁTICAS

Ao todo, quatro prefeituras mineiras foram agraciadas com Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal

Os melhores projetos desenvolvidos pelas prefeituras mineiras foram premiados no último dia 10, durante o 34º Congresso Mineiro de Municípios. 

Os vencedores das cinco categorias do VII Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal viram suas iniciativas inovadoras serem reconhecidas e apontadas como exemplos para outras cidades. 

O prêmio incentiva as administrações a empreender, transformando os projetos bem-sucedidos em mecanismos para uma gestão moderna, contribuindo no desenvolvimento municipal.

Promovido pela Associação Mineira dos Municípios (AMM), a premiação tem como objetivo impulsionar a eficiência na gestão pública, por meio de novas experiências modernas e inovadoras. 

Segundo o presidente da AMM, Antônio Carlos Andrada, neste momento de crise e dificuldades financeiras para os gestores municipais, o prêmio ganha dois sentidos. 

“O primeiro, é a promoção de uma administração eficaz e correta. O segundo, é estimular a criatividade e novas soluções das administrações devido à falta de dinheiro. Desta forma, todos os projetos podem ser disseminados para outras cidades”, afirmou.

Os vencedores 
A cidade de Andradas, no Sul de Minas, venceu em duas categorias do prêmio, – nos eixos Educação e Saúde –, sendo os projetos vencedores, o programa “Sabor das Cores”, com atividades de culinária e nutrição para a formação de hábitos saudáveis; e o segundo, o programa de redução de violências com a notificação compulsória de saúde aos órgãos competentes. 

O prefeito de Andradas, Rodrigo Aparecido Lopes, recebeu os prêmios e disse que as iniciativas mostram a criatividade e soluções do município. “São ideias que não demandam recursos, mas gestão das ferramentas já existentes, proporcionando expressiva economia de verbas públicas”, afirmou.

Na categoria Educação as cidades de Santa Bárbara, na região Central e Uberaba, no Triângulo Mineiro, receberam a menção honrosa. Já no Eixo Saúde, os municípios mencionados foram Baldim, na região Metropolitana e Bom Despacho, no Centro-Oeste.

Na categoria Ambiental/Economia, o prefeito de Ouro Branco, na região Central do Estado, Hélio Campos, recebeu o troféu de vencedor, com o programa de modernização da gestão de resíduos sólidos. 

Ele disse que, por meio da reciclagem, a quantidade de lixo enviada para o aterro sanitário licenciado da região diminuiu, proporcionando economia aos cofres públicos e, também, aumento de renda para catadores de lixo. 

“Diversos prefeitos de outras cidades já nos procuraram para conhecer nosso projeto e tentar iniciativas semelhantes. O prêmio ajuda na disseminação de bons programas que ainda podem ser aprimorados”, disse. Andradas e São Thomé das Letras foram as cidades com menção honrosa, nesta categoria.

No eixo Administrativo, a campeã foi a cidade de Camanducaia, no Sul de Minas, que idealizou um projeto de certames voltados apenas para a economia local. Receberam menção honrosa Pedras de Maria da Cruz e Bom Despacho. 

Já o programa vencedor na categoria Social foi Pedras de Maria da Cruz, com o desenvolvimento do projeto de uma escolinha de futebol contra a evasão escolar e inclusão social. Receberam a menção honrosa, neste eixo, Santa Bárbara e Andradas.

com assessoria da AMM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...