Pular para o conteúdo principal

TRANSEXUAL É VÍTIMA DE TRANSFOBIA DURANTE ATENDIMENTO NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE DE NAZARENO

Transexual Mayane Vitória teve negado o direito de uso do nome social durante atendimento e foi submetida a constrangimento. Segundo ela, não é a primeira vez que a mesma pessoa pratica ato de perseguição
Apesar das diversas conquistas que a comunidade LGBT+ vem conseguindo nos últimos tempo no Brasil, o preconceito, a homofobia, a lesbofobia, a transfobia e a falta de informação e preparo no atendimento a esta população em instituições públicas, ou mesmo no comércio, ainda é uma das barreiras enfrentadas por este público.

Em Nazareno, município de 7.954 habitantes, localizado no Campo das Vertentes, registrou foi registrado um caso típico da transfobia existente no País. A transexual que adotou o nome social de Mayane Vitória de Ávila, foi submetida a preconceito e constrangimento ao utilizar a rede pública municipal da cidade.

De acordo com a transexual, ela já possui o nome social no cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e todos os pedidos e procedimentos médicos que ela necessita, já são registrados com o nome social de Mayane Vitória de Ávila.

O nome social no âmbito do SUS é garantido pela Portaria 182/2009 do Ministério da Saúde (MS) e para constar no cartão, basta a solicitação em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS).

Em uma consulta, a médica que atende a transexual Mayane Vitória de Ávila, pediu alguns exames de rotina. Eles foram marcados sem qualquer empecilho, como de costume. 

Ao comparecer ao laboratório do Hospital Municipal de Nazareno, nesta quarta-feira, 24, a transexual, um funcionário daquele órgão público riscou a caneta o nome social de Mayane Vitória de Ávila e anotou ao lado o nome de batismo. 

De acordo com a transexual, o funcionário do local disse que o sistema não aceitaria o nome social, e que, mesmo após Mayane ter tido que já havia uma norma do Ministério da Saúde que aceita a inserção do nome social, e que a mesma já possui inclusive o cartão do SUS com este nome, e que também sua médica utiliza assinou o pedido de exames com seu nome social, o funcionário continuou se negando a inserir o nome da forma que Mayane Vitória queria.
Requisição de exames assinada pela médica da transexual foi rasurada pelo funcionário do laboratório, que trocou o nome social pelo nome de registro
Ainda de acordo com a transexual, o funcionário se recusou a cumprir o protocolo por preconceito e perseguição. 

Segundo Mayane, o funcionário além de riscar o nome social dela de documento oficial assinado por profissional de saúde e expor o nome de registro da transexual, ele, juntamente com um outro funcionário do local, este exercendo também o mandato de vereador na cidade de Nazareno, também teriam colocado em seu braço a goma para retirada de sangue, mas quando iriam realizar o procedimento, disseram que não havia agulha.

Após muita discussão, de acordo com a transexual, eles apareceram com uma caixa de agulhas para realizar o procedimento, constante do pedido de exames.

Mayane Vitória, relata ainda que não é a primeira vez que o funcionário que agia dessa forma com ela.

O nome social é o nome pelo qual pessoas trans e travestis preferem ser chamadas cotidianamente, em contraste com o nome oficialmente registrado na certidão de nascimento e que não reflete sua identidade de gênero.

O seu uso é uma grande conquista no âmbito dos direitos humanos e mais um passo rumo ao reconhecimento da identidade de gênero das pessoas transexuais e travestis. 

Além disso, o uso do nome social é importante para o levantamento de dados populacionais, que são essenciais para a implementação de políticas públicas específicas para essas populações. 

Revoltada com a situação, a transexual Mayane Vitória de Ávila registrou um Boletim de Ocorrência (B.O.) e já procurou um advogado para defender os seus direitos e buscar uma reparação na Justiça diante do constrangimento e transfobia praticados contra ela.

Outro lado
A Secretaria Municipal de Administração e Fazenda de Nazareno enviou uma nota a redação no início da noite de hoje.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em relação à matéria veiculada no Blog O CORVO-VELOZ, intitulada “TRANSEXUAL É VÍTIMA DE TRANSFOBIA DURANTE ATENDIMENTO NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE DE NAZARENO”, esta Secretaria, em contato com o Prefeito Municipal, que se encontra em viagem administrativa à Belo Horizonte, informa que foi determinada a abertura de procedimento administrativo para apurar os fatos narrados.
Prefeitura de Nazareno, 26 de maio de 2017


Secretaria de Administração

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.