Pular para o conteúdo principal

UFLA: HOMENAGEM A ANTONIO CANDIDO É UM DOS DESTAQUES DA JORNADA EM DEFESA DA REFORMA AGRÁRIA

Além da defesa da Reforma Agrária e da alimentação saudável, livre de agrotóxicos e transgênicos, a JURA denuncia os sucessivos ataques aos direitos dos camponeses do Brasil
Nascido no Rio de Janeiro, em 24 de julho de 1918, o intelectual era professor emérito da Faculdade de Filosofia e Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo

Em 2017, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) pretende realizar a maior Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA) dos últimos quatro anos. 

Criada durante o 2º Encontro Nacional dos Professores Universitários, realizado em 2013, a JURA ocorre entre os meses de abril e maio em diversas universidades federais, estaduais, particulares e institutos de ensino por todo o país.

De acordo com o movimento, o período foi definido para dialogar com o dia 17 de abril, no qual o MST denuncia a impunidade do massacre de Eldorado dos Carajás, ocorrido nessa mesma data, em 1996, resultando na morte de 19 trabalhadores Sem Terra. 

Além da defesa da Reforma Agrária Popular e da alimentação saudável, livre de agrotóxicos e transgênicos, a JURA denuncia os sucessivos ataques em relação aos direitos do camponeses do Brasil, tais como a redução de créditos para a agricultura familiar, a tentativa de privatização do assentamentos e o projeto de Reforma da Previdência, que acaba com a aposentadoria rural.

Na Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária terá início no próximo dia 29. A abertura da jornada ocorrerá às 14h, no Anfiteatro do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA), com explanações do professor do Departamento de Educação da Universidade (DED), Celso Vallin e da estudante de engenharia florestal da instituição, Nathália Ferrioli. 

Em seguida, às 15h, no mesmo local, será realizado o painel "Terra, Agroecologia e Lutas", com apresentações da professora do Departamento de Administração e Economia (DAE) da UFLA, Flávia Naves e do doutorando em Saúde Coletiva e Saúde Ambiental pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Pedro Henrique Barbosa Abreu.

Neste painel será abordada e colocada em discussão a agroecologia como caminho eficaz para a resolução dos problemas de saúde pública desencadeados pelo uso de agrotóxicos e pelo paradigma, considerado por muitos movimentos, como falacioso de proteção dos danos causados por esses produtos, o chamado "Uso Seguro".

Além disso, será apresentada uma visão geral de como a agroecologia. Na Universidade Federal de Lavras a JURA será realizada do dia 29 de maio ao dia 1ª de junho.

Homenagem
Um dos destaques da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária na UFLA será a homenagem ao sociólogo, literato e professor universitário Antonio Candido. 

A homenagem será realizada no dia 31, às 09h30, no Anfiteatro do Departamento de Ciências Humanas (DCH) da UFLA. O evento, sob o tema "Antonio Candido - militância, vida e obra", será conduzido pelos professores daquele departamento, Conrado Pires de Castro, Marcelo Sevaybricker Moreira e Rodrigo Garcia Barbosa. 

Autor de 'Formação da Literatura Brasileira', Antonio Candido deu aulas na Universidade de São Paulo (USP) e ganhou prêmios de prestígio como o Jabuti e Camões. Crítico literário, ele morreu morreu, aos 98 anos, em São Paulo na madrugada do último dia 12.

"Espero que a morte dele seja um momento para a sociedade brasileira pensar sobre ética, ele era um homem muito coerente com seus ideais. Eu acho que seria bonito se o Brasil pudesse colocar a mão na cabeça e lembrar da geração dele, da geração que ele representa, uma geração que prezava os valores da democracia, os ideias e se comportava conforme valores mais amplos do que interesses pessoais e privados", afirmou ao portal G1, Marina de Mello e Souza, filha de Antonio Candido.

Outros destaques
Durante os 4 dias de Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária na Universidade Federal de Lavras, haverá uma vasta programação, com debates, palestras e o encerramento, no dia 1º de junho, com muita música e atividades culturais a partir das 20h30 no Yebá, sede do Núcleo de Estudos em Agroecologia Yebá Ervas & Matos, ligado à UFLA, culminando com uma Festa Junina no local, a partir das 22h.

clique na imagem para ampliar e conferir a programação completa da JURA 2017 na UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.