Pular para o conteúdo principal

UFLA: HOMENAGEM A ANTONIO CANDIDO É UM DOS DESTAQUES DA JORNADA EM DEFESA DA REFORMA AGRÁRIA

Além da defesa da Reforma Agrária e da alimentação saudável, livre de agrotóxicos e transgênicos, a JURA denuncia os sucessivos ataques aos direitos dos camponeses do Brasil
Nascido no Rio de Janeiro, em 24 de julho de 1918, o intelectual era professor emérito da Faculdade de Filosofia e Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo

Em 2017, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) pretende realizar a maior Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA) dos últimos quatro anos. 

Criada durante o 2º Encontro Nacional dos Professores Universitários, realizado em 2013, a JURA ocorre entre os meses de abril e maio em diversas universidades federais, estaduais, particulares e institutos de ensino por todo o país.

De acordo com o movimento, o período foi definido para dialogar com o dia 17 de abril, no qual o MST denuncia a impunidade do massacre de Eldorado dos Carajás, ocorrido nessa mesma data, em 1996, resultando na morte de 19 trabalhadores Sem Terra. 

Além da defesa da Reforma Agrária Popular e da alimentação saudável, livre de agrotóxicos e transgênicos, a JURA denuncia os sucessivos ataques em relação aos direitos do camponeses do Brasil, tais como a redução de créditos para a agricultura familiar, a tentativa de privatização do assentamentos e o projeto de Reforma da Previdência, que acaba com a aposentadoria rural.

Na Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária terá início no próximo dia 29. A abertura da jornada ocorrerá às 14h, no Anfiteatro do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA), com explanações do professor do Departamento de Educação da Universidade (DED), Celso Vallin e da estudante de engenharia florestal da instituição, Nathália Ferrioli. 

Em seguida, às 15h, no mesmo local, será realizado o painel "Terra, Agroecologia e Lutas", com apresentações da professora do Departamento de Administração e Economia (DAE) da UFLA, Flávia Naves e do doutorando em Saúde Coletiva e Saúde Ambiental pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Pedro Henrique Barbosa Abreu.

Neste painel será abordada e colocada em discussão a agroecologia como caminho eficaz para a resolução dos problemas de saúde pública desencadeados pelo uso de agrotóxicos e pelo paradigma, considerado por muitos movimentos, como falacioso de proteção dos danos causados por esses produtos, o chamado "Uso Seguro".

Além disso, será apresentada uma visão geral de como a agroecologia. Na Universidade Federal de Lavras a JURA será realizada do dia 29 de maio ao dia 1ª de junho.

Homenagem
Um dos destaques da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária na UFLA será a homenagem ao sociólogo, literato e professor universitário Antonio Candido. 

A homenagem será realizada no dia 31, às 09h30, no Anfiteatro do Departamento de Ciências Humanas (DCH) da UFLA. O evento, sob o tema "Antonio Candido - militância, vida e obra", será conduzido pelos professores daquele departamento, Conrado Pires de Castro, Marcelo Sevaybricker Moreira e Rodrigo Garcia Barbosa. 

Autor de 'Formação da Literatura Brasileira', Antonio Candido deu aulas na Universidade de São Paulo (USP) e ganhou prêmios de prestígio como o Jabuti e Camões. Crítico literário, ele morreu morreu, aos 98 anos, em São Paulo na madrugada do último dia 12.

"Espero que a morte dele seja um momento para a sociedade brasileira pensar sobre ética, ele era um homem muito coerente com seus ideais. Eu acho que seria bonito se o Brasil pudesse colocar a mão na cabeça e lembrar da geração dele, da geração que ele representa, uma geração que prezava os valores da democracia, os ideias e se comportava conforme valores mais amplos do que interesses pessoais e privados", afirmou ao portal G1, Marina de Mello e Souza, filha de Antonio Candido.

Outros destaques
Durante os 4 dias de Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária na Universidade Federal de Lavras, haverá uma vasta programação, com debates, palestras e o encerramento, no dia 1º de junho, com muita música e atividades culturais a partir das 20h30 no Yebá, sede do Núcleo de Estudos em Agroecologia Yebá Ervas & Matos, ligado à UFLA, culminando com uma Festa Junina no local, a partir das 22h.

clique na imagem para ampliar e conferir a programação completa da JURA 2017 na UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...