Pular para o conteúdo principal

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS REALIZA CERIMÔNIA DE RECEPÇÃO DE ESTUDANTES ESTRANGEIROS


Os estudantes estrangeiros ingressantes na Universidade Federal de Lavras (UFLA) nos semestres 2016/2 e 2017/1 foram recepcionados oficialmente na última segunda-feira, 15. São 31 estudantes de graduação e pós-graduação, vindos da Colômbia, Moçambique, México, Peru, Chile e Rússia.


Com a presença da vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho; da pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, professora Ana Paula Piovesan Melchiori; do pró-reitor de Pós-Graduação, professor Rafael Pio;  do diretor de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino, professor José Antônio Araújo Andrade; da professora Débora Racy; e de integrantes da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), os estudantes tiveram a oportunidade de solucionar suas dúvidas. 

O diretor de Relações Internacionais, professor Antônio Chalfun Júnior, foi quem apresentou as informações gerais sobre a Universidade, assim como as instruções sobre a permanência no País, além de ter falado sobre o auxílio que a DRI oferece para procedimentos obrigatórios a serem realizados durante a estadia.

O pró-reitor de Pós-Graduação incentivou os presentes a aproveitarem o seu tempo no Brasil realizando cursos independentes e afirmou que este período é importante para o estabelecimento de novas amizades, além da conciliação entre os estudos e os momentos de diversão.

Já a professora Édila reforçou o pedido para que tanto os professores quanto os estudantes sigam as normas da UFLA. Afirmou que o espaço da instituição é aberto à discussão, pois os estudantes também são gestores da Universidade.

A servidora da DRI Joyce de Almeida Alves encerrou as atividades do evento falando sobre a atuação da Comissão de Acolhimento e Acompanhamento dos Estudantes Estrangeiros.

Professora e pesquisadora no Peru, Verônica Castro vai iniciar o mestrado em Ciências Veterinárias: “Estar no Brasil é a realização de um sonho”, disse. Enfatizou a variedade de pesquisas possíveis na área e o tamanho da Universidade, pela qual está encantada.

Juan Felipe Avendaño cursa Direito na Colômbia e vai passar seis meses na UFLA. Já realizou intercâmbios no México e Estados Unidos, mas disse que a melhor experiência até o momento está sendo no Brasil e mostra-se apaixonado pela UFLA. 

“Considero as aulas muito boas, com professores capacitados que utilizam uma linguagem acessível e metodologias interativas” – afirmou.

Na terça-feira, 16, os estudantes fizeram um tour pela Universidade sob a orientação da equipe da DRI.

A UFLA
A Universidade está entre as 12 melhores do Brasil, de acordo com o Índice Geral de Cursos (IGC/MEC), além de se destacar também em rankings internacionais. 

No ranking de sustentabilidade GreenMetric, a instituição ocupa o 1° lugar na América Latina. É também a 2ª no mundo a receber o certificado Blue University, que atesta que a instituição realiza uma ótima gestão das águas, investindo em todo o processo de produção, tratamento, uso e reaproveitamento desse recurso natural no próprio câmpus.

Além disso, a instituição oferece aos seus estudantes, incluindo os estrangeiros, atendimento médico, dentário, ginecológico, psicológico, além de outros benefícios que podem ser consultados na página da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec). 

Daniel Kalambaiji Kalonji, da República Democrática do Congo, está há quatro anos na UFLA, no curso de Engenharia de Controle e Automação. Coordenador do Núcleo de Cultura Internacional, considera a UFLA uma boa universidade, com uma boa educação, conhecimento e direção.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.