Pular para o conteúdo principal

IFSULDEMINAS RECEBERÁ MAIS DE R$1 MILHÃO PARA INVESTIR EM GERAÇÃO DE ENERGIA E PESQUISA


O projeto IFSolares do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) foi selecionado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) na Chamada de Projeto Prioritário de Eficiência Energética e Estratégico de P&D nº 001/2016. O resultado foi divulgado nesta terça-feira, 20. 

A aprovação de R$ 1.064.837,42  para o Campus Poços de Caldas permitirá a implantação de minigeração por meio de placas fotovoltaicas, retrofit das instalações (troca de lâmpadas) e implantação do Programa de Gestão Energética de acordo com a NBR 50001/2011.

O resultado foi anunciado durante a 22ª Reunião Pública Ordinária da Diretoria da ANEEL, que aprovou as avaliações iniciais de 11 propostas de todo país, dentre elas a de autoria do IFSULDEMINAS. 

O Departamento Municipal de Energia (DME) de Poços de Caldas atuará como financiador e fiscalizador do projeto, cujos recursos serão geridos com auxílio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento e Ensino de Machado (Fadema). IFSolares está previsto para ser implantado já no início do próximo semestre.

A proposta envolveu uma equipe de professores do Campus Poços de Caldas, o coordenador do projeto Ezequiel Junio de Lima, Bruno Eduardo Carmelito, Diógenes S. Rodovalho, Douglas Donizeti de C. Braz, Rafael F. C. Neves, Rodrigo L. Ortolan, Thiago Caproni Tavares e Yull Heilordt H. Roa. 

A iniciativa teve apoio da Reitoria do Instituto, especificamente das Pró-Reitorias de Desenvolvimento Institucional e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, responsáveis pelo apoio e financiamento da capacitação em tecnologias fotovoltaicas realizada pelos docentes envolvidos, Ezequiel Junio de Lima e Bruno Eduardo Carmelito. 

Além disso, o IFSolar,  projeto pioneiro do IFSULDEMINAS para a instalação das usinas fotovoltaicas, potencializou a proposta ao confirmar a vocação do IFSULDEMINAS para as tecnologias renováveis.

Do Departamento Municipal de Energia e Distribuição de Poços de Caldas, participarão da execução do projeto o gerente de P&D Anderson Muniz, a coordenadora do Programa de Eficiência Energética (PEE) Cláudia de Souza e os eletricistas de Instalação II, Anderson Elias Couto e Thiago Miglioranzi Volpe.

Sobre o projeto
De acordo com o diretor de Desenvolvimento Institucional do IFSULDEMINAS, Paulo Roberto Ceccon, a preocupação com a sustentabilidade e o uso de recursos renováveis têm norteado as ações do Instituto. 

Recentemente, foi finalizada a instalação de usinas fotovoltaicas para geração de energia em todos as unidades, ação que faz parte do projeto IFSolar. 

O diretor explicou que a Reitoria tem incentivado os campi na captação de recursos para investimento em energias renováveis. 


“Durante uma reunião na Reitoria, tomamos conhecimento do edital  publicado pela ANEEL para fomento aos projetos dessa natureza e encaminhamos a todos os campi com o objetivo de estimular a inscrição de propostas. Os professores do Campus Poços de Caldas se interessaram e apoiamos na elaboração do projeto e realização de capacitações na área”, disse.   

O professor Ezequiel Junio de Lima comentou que o o nome “IFSolares” foi sugerido em homenagem ao projeto IFSolar. 

Ele explicou que a ação no âmbito do Programa de Eficiência Energética também propõe o estudo do impacto da geração distribuída na rede do DMED, que analisará,  por exemplo, os limites e a sustentabilidade da inserção de painéis fotovoltaicos na rede de energia elétrica da cidade de Poços de Caldas.

Considerando as características de funcionamento do Campus Poços de Caldas, constatou-se que os equipamentos destinados à iluminação são os grandes responsáveis pelo consumo de energia. 

Assim, o IFSolares propõe o retrofit da instalação com a substituição das lâmpadas e refletores convencionais por lâmpadas eficientes de LED para os ambientes internos e externos. 

O professor Ezequiel explica que, “o retrofit trará uma significativa redução  na conta de energia do Campus.

“A implantação da geração distribuída se dará por meio da instalação de uma nova usina fotovoltaica que se somará à usina já existente. O estudo das consequências trazidas pela conexão de geradores fotovoltaicos possibilita o planejamento correto de operação do sistema de distribuição, evitando assim, a degradação da qualidade da energia elétrica fornecida aos consumidores e operação incorreta das proteções da rede. Dentro desse contexto, o projeto irá realizar a análise dos impactos da Geração Distribuída na rede da distribuidora devido à penetração de sistemas fotovoltaicos”, explicou o professor Bruno Eduardo Carmelito.

Laboratório para cursos e pesquisa
De acordo com os professores do Campus Poços de Caldas, considerando a perspectiva de pesquisa, o IFSolares propõe um estudo  comparativo sobre a eficiência técnica e econômica da microgeração de  energia a partir da tecnologia fotovoltaica e a tecnologia de concentração solar por reflexão, permitindo uma análise sobre a viabilidade de aplicação para cada contexto estudado.

Para desenvolver os estudo, o IFSolares prevê a criação do Laboratório de Eficiência Energética e Energias Renováveis (LEFEER), responsável por centralizar as informações e os dados do estudo. 

A estrutura contará com uma área aproximada de 40 metros quadrados, de uso exclusivo do projeto.

O projeto também promoverá a capacitação laboratorial de estudantes, servidores, docentes e funcionários das duas instituições participantes (IFSULDEMINAS e DME), com o objetivo de dar continuidade às ações e replicá-las em outras instituições e unidades consumidoras. 

A estrutura disponibilizada pelo projeto permitirá ao IFSULDEMINAS ofertar cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e até mesmo cursos em nível de pós-graduação. 

Como resultado do projeto, a equipe envolvida produzirá um relatório mencionando a redução da conta de energia elétrica do Campus, as conclusões e indicadores do estudo, redução de barreiras técnicas, financeiras, jurídicas, administrativas e tecnológicas para implantação de minigeração em outras instituições públicas. 

Há também a previsão de publicação de relatórios, livros, artigos científicos em revistas indexadas, guias, manuais e demais publicações que contribuam com a replicabilidade das ações de Eficiência Energética e da Geração Distribuída realizadas no projeto.

da assessoria IFSULDEMINAS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...