Pular para o conteúdo principal

PRODUTOS ORGÂNICOS GANHAM FORÇA EM POÇOS

Área de 10 mil m2 é cercada por mata nativa
 
Poços de Caldas, no Sul de Minas, possui duas propriedades certificadas para produção de orgânicos. Na tarde da última quinta, 21, o vice-prefeito Fávio Faria, que também responde pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, visitou uma destas propriedades, na Fazenda Cachoeirinha.
 
"A ideia é incentivar a produção, principalmente dos orgânicos, pois muitos agricultores familiares fazem entregas de seus produtos através do PAA e PNAE às entidades, hospitais, escolas e creches do município, com isso possibilitará uma alimentação de qualidade e mais saudável para a população”, destaca Flávio Faria.
 
 
Ele esteve acompanhado pela coordenadora da Divisão de Fomento Agropecuário, Vanessa Barzagli.

A produção visitada é denominada ‘JRP-Sabor da Esperança’, onde são produzidos hortifrutis por meio de agricultura familiar, congregando três famílias. Flávio Faria foi recebido por um dos agricultores, José Ricardo Albino, que explica como foi o início.
 
“Pensamos em alguma coisa pra agregar renda e manter o pessoal no campo. Daí surgiu a ideia de uma horta comunitária, mas nem pensávamos no orgânico. Foi o consultor da Emater, Aparecido Venâncio Martins que sugeriu a criação de uma horta orgânica. Ele veio aqui, avaliou o local, estudou as possibilidades e então começamos. Já faz dois anos e ficamos mais de um ano no processo de certificação. Agora conseguimos e estamos comercializando produtos orgânicos”.

A JRP -Sabor da Esperança fornece para a merenda escolar das escolas estaduais, para o Programa Municipal de Alimentação Escolar (Promae), que envia às creches, e também realiza entregas na cidade, por meio de pedidos feitos através de um aplicativo no celular, pelo número (35) 99930-1262.
 
A produção é sazonal. Hoje, os produtos em oferta são alface, couve, rúcula,tomate cereja, jiló, mandioca, vagem, limão cravo, abóbora, cheiro-verde, cenoura, abacate e banana, entre outros. A entrega é feita nas residências, duas vezes por semana.

Com o aumento nas vendas, a perspectiva dos agricultores é de crescimento na produção. De acordo com Juverci Betti, outro produtor da JRP, o cultivo da horta é realizado nas horas de folga, já que trabalham na produção de café na Fazenda, como empregados.
 
“Nossos produtos têm preço comercial, um pé de alface, por exemplo, sai a R$2,00. Nossa intenção não é vender acima do preço de mercado. Queremos é que mais pessoas possam comprar produtos de qualidade e levar saúde a todos”, conclui o produtor.

Emater
A Emater possui técnicos agrícolas capacitados para desenvolver projetos no municipio. A empresa estadual recebe repasse mensal de recursos da Prefeitura mais o valor do aluguel do imóvel, onde está instalada.
 
O trabalho de incentivo aos orgânicos no município é realizado em parceria com a Sedet. Mais nove agricultores estão em processo de certificação.

Outro trabalho que está sendo realizado pela Sedet é o de mapeamento da feira-livre de sábado. Os estudos indicam a possibilidade de criação de um espaço para a venda de orgânicos de produtores de Poços de Caldas.

IBD
IBD Certificações é uma empresa 100% brasileira que desenvolve atividades de inspeção e certificação agropecuária, de processamento e de produtos extrativistas, orgânicos, biodinâmicos e de mercado justo (Fair Trade).

 O IBD é a maior empresa certificadora da América Latina e a única certificadora brasileira de produtos orgânicos com credenciamento IFOAM (mercado internacional), ISO/IEC 17065 (mercado europeu-regulamento CE 834/2007), Demeter (mercado internacional), USDA/NOP (mercado norte-americano) e aprovado para uso do selo SISORG (mercado brasileiro), o que torna seu certificado aceito globalmente.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...