Pular para o conteúdo principal

PRODUTOS ORGÂNICOS GANHAM FORÇA EM POÇOS

Área de 10 mil m2 é cercada por mata nativa
 
Poços de Caldas, no Sul de Minas, possui duas propriedades certificadas para produção de orgânicos. Na tarde da última quinta, 21, o vice-prefeito Fávio Faria, que também responde pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, visitou uma destas propriedades, na Fazenda Cachoeirinha.
 
"A ideia é incentivar a produção, principalmente dos orgânicos, pois muitos agricultores familiares fazem entregas de seus produtos através do PAA e PNAE às entidades, hospitais, escolas e creches do município, com isso possibilitará uma alimentação de qualidade e mais saudável para a população”, destaca Flávio Faria.
 
 
Ele esteve acompanhado pela coordenadora da Divisão de Fomento Agropecuário, Vanessa Barzagli.

A produção visitada é denominada ‘JRP-Sabor da Esperança’, onde são produzidos hortifrutis por meio de agricultura familiar, congregando três famílias. Flávio Faria foi recebido por um dos agricultores, José Ricardo Albino, que explica como foi o início.
 
“Pensamos em alguma coisa pra agregar renda e manter o pessoal no campo. Daí surgiu a ideia de uma horta comunitária, mas nem pensávamos no orgânico. Foi o consultor da Emater, Aparecido Venâncio Martins que sugeriu a criação de uma horta orgânica. Ele veio aqui, avaliou o local, estudou as possibilidades e então começamos. Já faz dois anos e ficamos mais de um ano no processo de certificação. Agora conseguimos e estamos comercializando produtos orgânicos”.

A JRP -Sabor da Esperança fornece para a merenda escolar das escolas estaduais, para o Programa Municipal de Alimentação Escolar (Promae), que envia às creches, e também realiza entregas na cidade, por meio de pedidos feitos através de um aplicativo no celular, pelo número (35) 99930-1262.
 
A produção é sazonal. Hoje, os produtos em oferta são alface, couve, rúcula,tomate cereja, jiló, mandioca, vagem, limão cravo, abóbora, cheiro-verde, cenoura, abacate e banana, entre outros. A entrega é feita nas residências, duas vezes por semana.

Com o aumento nas vendas, a perspectiva dos agricultores é de crescimento na produção. De acordo com Juverci Betti, outro produtor da JRP, o cultivo da horta é realizado nas horas de folga, já que trabalham na produção de café na Fazenda, como empregados.
 
“Nossos produtos têm preço comercial, um pé de alface, por exemplo, sai a R$2,00. Nossa intenção não é vender acima do preço de mercado. Queremos é que mais pessoas possam comprar produtos de qualidade e levar saúde a todos”, conclui o produtor.

Emater
A Emater possui técnicos agrícolas capacitados para desenvolver projetos no municipio. A empresa estadual recebe repasse mensal de recursos da Prefeitura mais o valor do aluguel do imóvel, onde está instalada.
 
O trabalho de incentivo aos orgânicos no município é realizado em parceria com a Sedet. Mais nove agricultores estão em processo de certificação.

Outro trabalho que está sendo realizado pela Sedet é o de mapeamento da feira-livre de sábado. Os estudos indicam a possibilidade de criação de um espaço para a venda de orgânicos de produtores de Poços de Caldas.

IBD
IBD Certificações é uma empresa 100% brasileira que desenvolve atividades de inspeção e certificação agropecuária, de processamento e de produtos extrativistas, orgânicos, biodinâmicos e de mercado justo (Fair Trade).

 O IBD é a maior empresa certificadora da América Latina e a única certificadora brasileira de produtos orgânicos com credenciamento IFOAM (mercado internacional), ISO/IEC 17065 (mercado europeu-regulamento CE 834/2007), Demeter (mercado internacional), USDA/NOP (mercado norte-americano) e aprovado para uso do selo SISORG (mercado brasileiro), o que torna seu certificado aceito globalmente.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.