Pular para o conteúdo principal

STARTUP DE ALUNOS DA UNIFEI CRIA SMART TOY BRASILEIRO



Jorge Junior, Thiago Souza, Caio Rocha e Willian Uehara, fundadores da Guimo Toys

O brinquedo Guimo em sua versão padrão

Guimo na versão carrinho

A startup Guimo Toys, composta por três graduados e um graduando da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), acaba de lançar seu smart toy, o Guimo, utilizando a ideia do “faça você mesmo”, que promete mudar o cenário deste tipo de brinquedo no Brasil. 

Os smart toys são uma nova categoria de brinquedos educativos que se ligam a aparelhos digitais, como tablets, smartphones ou computadores.

Jorge Junior, graduado em Ciência da Computação; Thiago Souza e Willian Uehara, graduados em Engenharia de Controle e Automação, e Caio Rocha, graduando em Administração de Empresas da Unifei, são os fundadores da Guimo Toys, que iniciou suas atividades em 2015.

O Guimo é um smart toy modular criado “para inspirar as crianças a viverem experiências de outro mundo”, como relatam os criadores do brinquedo. 

Segundo os idealizadores, “ele é um ser de outro planeta que estava em uma missão intergaláctica, mas foi atingido por um meteoro e caiu na terra, perdendo parte de suas peças, programação e personalidade, e é objetivo das crianças encontrar suas peças e ajudá-lo a recuperar sua programação e moldar sua personalidade”.

Os sócios da startup explicam que “ainda é possível explorar outros mundos com o Guimo”, introduzindo os princípios de STEM para as crianças. 

“Usando nosso aplicativo gratuito em um tablet ou smartphone compatível, as crianças aprendem a programar, divertem-se e interagem enquanto fazem o Guimo conversar, dançar e navegar por toda a casa”, detalham, os criadores.

Cada módulo do brinquedo possui sensores, o que faz com que eles reajam ao ambiente em torno deles, deixando a brincadeira ainda mais divertida. 

“O Guimo é open source (CERN-OH e GPL-v3); sendo assim, qualquer pessoa pode dar vida ao seu próprio Guimo”, dizem os sócios.

Segundo eles, a comunidade auxilia no desenvolvimento do produto, construindo novos módulos e funções para ele, além de popularizar o smart toy no Brasil. 

Segundo os responsáveis pela startup, “por meio do ‘faça você mesmo’ é possível dar vida ao Guimo, personalizar, brincar e ter um amigo de outro planeta para se divertir, democratizar e popularizar essa categoria de brinquedo no Brasil, empoderando crianças, pais e entusiastas a criarem e compartilharem suas criações baseadas no Guimo”.

Para incentivar e auxiliar “todos que queiram dar vida ao seu próprio Guimo e ingressar com ele nessa aventura intergaláctica”, a empresa lançou tutoriais, que “permitem conectar o brinquedo ao App do smartphone, transformá-lo em pirata, dar a ele um rosto personalizado, criá-lo em madeira ou papel, montar a parte eletrônica e até dar sua contribuição para ajudar o Guimo em sua missão”, como informam os idealizadores. 

Os tutoriais foram lançados e têm atualizações diárias. A Guimo Toys também mantém atualizado seu repositório no GitHub (https://github.com/guimotoys/).

A Guimo Toys
Criada em 2015 por quatro então graduandos da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) durante o Startup Weekend Maker, realizado na instituição, a Guimo Toys nasceu com o propósito de inspirar as crianças a viverem experiências de outro mundo, inicialmente fazendo isso através de seu smart toy, Guimo.

Desde então, a startup participou das edições de 2016 e 2017 do Startups & Makers, da Campus Party Brasil; foi pré-acelerada, em 2016, pelo LAB001, programa de pré-aceleração em hardware e hard sciences da Unifei, e tornou-se uma das vencedoras da Liga do Campeões Bota Pra Fazer 2016, da Endeavor. Atualmente, é acelerada pela Baita Aceleradora, de Campinas - SP.

Segundo a professora Juliana Caminha, do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG), no LAB001, do Centro de Empreendedorismo da Unifei (CEU), que acompanha a trajetória da Guimo Toys, os idealizadores validaram a startup, contando com a presença de mais de 100 pessoas entre crianças, pais e especialistas, para criar um projeto realmente especial. 

“Agora estão sendo acelerados pela Baita, a mesma aceleradora da AgroSmart, e já estão fazendo barulho com o projeto de Open Hardware”, disse ela.

da assessoria UNIFEI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho