Pular para o conteúdo principal

STARTUP DE ALUNOS DA UNIFEI CRIA SMART TOY BRASILEIRO



Jorge Junior, Thiago Souza, Caio Rocha e Willian Uehara, fundadores da Guimo Toys

O brinquedo Guimo em sua versão padrão

Guimo na versão carrinho

A startup Guimo Toys, composta por três graduados e um graduando da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), acaba de lançar seu smart toy, o Guimo, utilizando a ideia do “faça você mesmo”, que promete mudar o cenário deste tipo de brinquedo no Brasil. 

Os smart toys são uma nova categoria de brinquedos educativos que se ligam a aparelhos digitais, como tablets, smartphones ou computadores.

Jorge Junior, graduado em Ciência da Computação; Thiago Souza e Willian Uehara, graduados em Engenharia de Controle e Automação, e Caio Rocha, graduando em Administração de Empresas da Unifei, são os fundadores da Guimo Toys, que iniciou suas atividades em 2015.

O Guimo é um smart toy modular criado “para inspirar as crianças a viverem experiências de outro mundo”, como relatam os criadores do brinquedo. 

Segundo os idealizadores, “ele é um ser de outro planeta que estava em uma missão intergaláctica, mas foi atingido por um meteoro e caiu na terra, perdendo parte de suas peças, programação e personalidade, e é objetivo das crianças encontrar suas peças e ajudá-lo a recuperar sua programação e moldar sua personalidade”.

Os sócios da startup explicam que “ainda é possível explorar outros mundos com o Guimo”, introduzindo os princípios de STEM para as crianças. 

“Usando nosso aplicativo gratuito em um tablet ou smartphone compatível, as crianças aprendem a programar, divertem-se e interagem enquanto fazem o Guimo conversar, dançar e navegar por toda a casa”, detalham, os criadores.

Cada módulo do brinquedo possui sensores, o que faz com que eles reajam ao ambiente em torno deles, deixando a brincadeira ainda mais divertida. 

“O Guimo é open source (CERN-OH e GPL-v3); sendo assim, qualquer pessoa pode dar vida ao seu próprio Guimo”, dizem os sócios.

Segundo eles, a comunidade auxilia no desenvolvimento do produto, construindo novos módulos e funções para ele, além de popularizar o smart toy no Brasil. 

Segundo os responsáveis pela startup, “por meio do ‘faça você mesmo’ é possível dar vida ao Guimo, personalizar, brincar e ter um amigo de outro planeta para se divertir, democratizar e popularizar essa categoria de brinquedo no Brasil, empoderando crianças, pais e entusiastas a criarem e compartilharem suas criações baseadas no Guimo”.

Para incentivar e auxiliar “todos que queiram dar vida ao seu próprio Guimo e ingressar com ele nessa aventura intergaláctica”, a empresa lançou tutoriais, que “permitem conectar o brinquedo ao App do smartphone, transformá-lo em pirata, dar a ele um rosto personalizado, criá-lo em madeira ou papel, montar a parte eletrônica e até dar sua contribuição para ajudar o Guimo em sua missão”, como informam os idealizadores. 

Os tutoriais foram lançados e têm atualizações diárias. A Guimo Toys também mantém atualizado seu repositório no GitHub (https://github.com/guimotoys/).

A Guimo Toys
Criada em 2015 por quatro então graduandos da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) durante o Startup Weekend Maker, realizado na instituição, a Guimo Toys nasceu com o propósito de inspirar as crianças a viverem experiências de outro mundo, inicialmente fazendo isso através de seu smart toy, Guimo.

Desde então, a startup participou das edições de 2016 e 2017 do Startups & Makers, da Campus Party Brasil; foi pré-acelerada, em 2016, pelo LAB001, programa de pré-aceleração em hardware e hard sciences da Unifei, e tornou-se uma das vencedoras da Liga do Campeões Bota Pra Fazer 2016, da Endeavor. Atualmente, é acelerada pela Baita Aceleradora, de Campinas - SP.

Segundo a professora Juliana Caminha, do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG), no LAB001, do Centro de Empreendedorismo da Unifei (CEU), que acompanha a trajetória da Guimo Toys, os idealizadores validaram a startup, contando com a presença de mais de 100 pessoas entre crianças, pais e especialistas, para criar um projeto realmente especial. 

“Agora estão sendo acelerados pela Baita, a mesma aceleradora da AgroSmart, e já estão fazendo barulho com o projeto de Open Hardware”, disse ela.

da assessoria UNIFEI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...