Pular para o conteúdo principal

LUÍS CARLOS GAMBOGI É ELEITO OUVIDOR DO TJMG

Desembargador, que é de Elói Mendes, no Sul de Minas, foi eleito pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça. Gambogi foi deputado estadual constituinte
Ouvidor substituto nos últimos dois anos, o desembargador Luís Carlos Gambogi diz que pretende dar continuidade às ações e projetos da atual gestão

“A Ouvidoria é como se fosse uma porta do Tribunal, sempre aberta ao cidadão”. A definição é do desembargador Luís Carlos Gambogi, que foi eleito nesta quarta-feira, 26, para o cargo de ouvidor do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para o período 2017/2018.

Sessão do Órgão Especial do TJMG

Nascido em Elói Mendes, no Sul de Minas, ele foi escolhido pelos integrantes do Órgão Especial do TJMG para assumir o mandato, de um ano, junto com o ouvidor substituto, que será o desembargador Manoel dos Reis Morais.

Ouvidor substituto nos últimos dois anos, o desembargador Luís Carlos Gambogi diz que pretende dar continuidade às ações e projetos da atual gestão. 

O magistrado destaca a responsabilidade da Ouvidoria em atender às determinações da Lei de Acesso à Informação, que irá ficar aos cuidados do setor. 

“Por essa norma, todos os agentes públicos estão obrigados a responder a requerimentos da sociedade, sob pena de incorrer em ilícito civil ou penal”, observa o magistrado.

Luís Carlos Gambogi explica que, quando a Ouvidoria recebe alguma queixa relacionada à demora na solução de determinado processo, o setor atua em duas frentes. 

Na primeira, tenta sensibilizar os cidadãos envolvidos no conflito para que eles experimentem os meios alternativos, como a mediação ou conciliação. 

Se não for o caso, a segunda possibilidade é encaminhar a reclamação ao juiz ou desembargador responsável para que ele informe em que fase se encontra o processo e se há previsão para o seu término.

Papel do ouvidor
O ouvidor é responsável por instituir as diretrizes e os procedimentos a serem observados pelos diversos serviços de atendimento ao cidadão existentes no TJMG. 

Esse gestor deve assegurar a devida implementação, aperfeiçoamento e utilização desses serviços e das normas relativas a eles e apresentar os relatórios periódicos das atividades desenvolvidas.

A Ouvidoria é o espaço de interlocução entre a sociedade e o Tribunal. Além de ter um importante papel na promoção da transparência institucional, o órgão tem a competência de instruir o cidadão sobre o funcionamento do Poder Judiciário e sobre as ações que ele desenvolve. 

A Ouvidoria atua, ainda, esclarecendo dúvidas e recebendo críticas feitas ao Poder Judiciário. As manifestações são analisadas e respondidas, e os procedimentos necessários são adotados.

Currículos
Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Luís Carlos Balbino Gambogi é mestre e doutor em Filosofia do Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O magistrado é natural de Eloi Mendes, no Sul de Minas, e já ocupou o cargo de chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Educação (1983/1986), nos governos Tancredo Neves e Hélio Garcia. Foi deputado estadual constituinte (1987/1991), secretário de Estado de Recursos Humanos e Administração (1988/1989) e secretário adjunto de Estado do Trabalho e Ação Social (1991/1994). É desembargador do TJMG desde 2013.

Natural de Ituverava, no interior de São Paulo, Manoel dos Reis Morais ingressou no Tribunal de Justiça de Minas Gerais em 1996. Bacharel em Direito pela Universidade de Uberaba e em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje), o desembargador é especialista em Direito Processual Civil e mestre em Direito e em Filosofia. Como juiz, atuou nas comarcas de São João da Ponte, Brasília de Minas, São Sebastião do Paraíso e Belo Horizonte.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...