terça-feira, 18 de julho de 2017

NO DIA DE MINAS, ESTADO LIBERA RECURSOS PARA INVESTIMENTOS EM MARIANA

 Durante a entrega da Medalha do Dia de Minas, governador lembrou a tragédia ocorrida em 2015 e ressaltou a serenidade dos mineiros diante das dificuldades

O governador Fernando Pimentel (PT) presidiu, neste domingo, 16, em Mariana, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a solenidade de entrega da Medalha do Dia de Minas.
 
Na oportunidade, ele defendeu que o Brasil, no quadro de crise atual, aprenda com o exemplo dado por Mariana, que conseguiu superar as dificuldades após o desastre ambiental de novembro de 2015.

“Mariana nos dá o testemunho comovido dos mineiros que, enfrentando o desastre ambiental de 5 de novembro de 2015, souberam superar a tragédia e encontrar no drama das vítimas a força capaz de unir os marianenses e todos os irmãos mineiros em solidária luta pela recuperação das comunidades atingidas, do meio ambiente e da plenitude da vida social”, afirmou.

Segundo o governador, a serenidade e persistência do povo mineiro tem sido fundamental no processo de superação das dificuldades “sem se deixar abater nem sucumbir em meio a tantas dificuldades”.

Durante a solenidade, o governador assinou dois despachos para investimentos no município. Um deles libera R$ 9,5 milhões para que a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Setop) possa realizar obras de infraestrutura e drenagem urbana na cidade.

O segundo despacho tem como objetivo a instalação de um posto avançado pelo Corpo de Bombeiros Militar no município de Mariana, para beneficiar a população na prestação de serviços de defesa civil, proteção, socorro, prevenção e combate a incêndio e explosões, além de busca e salvamento. Hoje, como não há pelotão próprio, o município é atendido pela 3º Companhia do Corpo de Bombeiros, localizada em Ouro Preto.

Homenagens
Fernando Pimentel agraciou durante a medalha 51 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do Estado. Durante a condecoração foi feita uma homenagem à memória do sargento Marcos Marques da Silva, assassinado, na semana passada, durante ataque a bancos em Santa Margarida, no Alto Caparaó.
 
O militar foi homenageado in memoriam também com a insígnia do Dia de Minas, entregue a seus familiares.

O professor Roque Camello, que liderou a campanha pela criação do Dia de Minas, também foi citado pelo governador durante a solenidade.
 
“Ele nos deixou um legado de iniciativas notáveis em favor da cultura e da educação. Mais uma vez comemoramos o Dia de Minas. Desde 1979, por lei estadual, e, a partir de 1997, reconhecido pela própria Constituição do Estado, o 16 de julho é celebrado aqui, na cidade de Mariana, nossa primeira vila, cidade e capital, onde podemos vivenciar, mais intensamente ainda, o sentimento profundo de Minas”, finalizou.

Nenhum comentário: