Pular para o conteúdo principal

O "NÃO DITO" COMO FATOR DE RISCO NO PROCESSO DE SUCESSÃO E GOVERNANÇA

"O 'não dito' dentro de um grupo, seja familiar ou não, opera como algo que mantém os conflitos nas relações entre família, negócio e patrimônio..."

por Paula Secchi Rohde e Sophia Pilar Soares da Silva

O “não dito” dentro de um grupo, seja familiar ou não, opera como algo que mantém os conflitos nas relações entre família, negócio e patrimônio. De acordo com Imber-Black (2002), os conteúdos dos segredos pesam de formas diferentes para diferentes famílias e, geralmente derivam de uma cultura familiar. Sendo assim, mudar ou manter o peso que guarda o segredo, consequentemente, resulta numa mudança de cultura familiar.

O sistema da empresa familiar é composto por configurações grupais em que seus indivíduos participam com diferentes papeis, influenciando-se mutuamente ao redor de um objetivo comum. Tal relação por sua vez é atravessada por inúmeras formas de comunicação, sendo essas efetivas ou não.

Ao desenvolver o processo de sucessão e governança como consultores externos, nos colocamos na posição de estranho entrando nestes sistemas complexos. Tal papel dentro do grupo caracteriza um sujeito que precisa lidar com a dualidade da vinculação com a família. Ao mesmo tempo em que se coloca muito próximo e de maneira confiável, precisa manter-se a alguma distância para avaliar os aspectos saudáveis e não saudáveis das relações.

Através da prática e reforço de um dos pilares da governança, a comunicação, exercitamos as diferentes formas de se comunicar entre aqueles que participam do núcleo trabalhado. Para ter um negócio bem-sucedido, no sentido literal de “boa sucessão”, a transparência com os números do negócio e com as relações familiares que o atravessam, torna-se imprescindível para que haja o entendimento entre sucessores e sucedidos. O processo sucessório, por sua vez, exige de seus participantes uma comunicação clara das expectativas que movem e moveram o negócio.

Sendo assim, a arte de comunicar-se de forma eficaz e concisa traz a luz a prática do como comunicar-se de forma eficiente, gerando um fluxo de informações recebidas e entendidas para emissores e receptores. No processo de sucessão, onde já existe a definição de sucessor, gerenciamos duas forças tensionais (sucedido e sucessor) que na maioria das vezes carrega uma dificuldade de comunicação devido a diferença entre gerações. Para tanto, faz-se necessário o entendimento dos ruídos de comunicação bem como a inserção dos segredos vinculados ao negócio para que haja clareza nos papeis a serem assumidos perante a empresa e a família.

Para gerenciar uma empresa familiar é preciso que haja uma definição transparente dos objetivos que a empresa pretende atingir. Logo, a Safras & Cifras, pelos seus quase 30 anos atuando com empresas rurais familiares de todo o país, destaca que é necessária uma reorganização grupal para que seus objetivos sejam concretizados, definindo papeis, atribuições e responsabilidades que geram fluxos de informações acessíveis a todos.

Paula Secchi Rohde

paula.rohde@safrasecifras.com.br
Graduada em Psicologia pela PUCRS
Sophia Pilar Soares da Silva
sophia.silva@safrasecifras.com.br
Graduada em Psicologia pela PUCRS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...