Pular para o conteúdo principal

O "NÃO DITO" COMO FATOR DE RISCO NO PROCESSO DE SUCESSÃO E GOVERNANÇA

"O 'não dito' dentro de um grupo, seja familiar ou não, opera como algo que mantém os conflitos nas relações entre família, negócio e patrimônio..."

por Paula Secchi Rohde e Sophia Pilar Soares da Silva

O “não dito” dentro de um grupo, seja familiar ou não, opera como algo que mantém os conflitos nas relações entre família, negócio e patrimônio. De acordo com Imber-Black (2002), os conteúdos dos segredos pesam de formas diferentes para diferentes famílias e, geralmente derivam de uma cultura familiar. Sendo assim, mudar ou manter o peso que guarda o segredo, consequentemente, resulta numa mudança de cultura familiar.

O sistema da empresa familiar é composto por configurações grupais em que seus indivíduos participam com diferentes papeis, influenciando-se mutuamente ao redor de um objetivo comum. Tal relação por sua vez é atravessada por inúmeras formas de comunicação, sendo essas efetivas ou não.

Ao desenvolver o processo de sucessão e governança como consultores externos, nos colocamos na posição de estranho entrando nestes sistemas complexos. Tal papel dentro do grupo caracteriza um sujeito que precisa lidar com a dualidade da vinculação com a família. Ao mesmo tempo em que se coloca muito próximo e de maneira confiável, precisa manter-se a alguma distância para avaliar os aspectos saudáveis e não saudáveis das relações.

Através da prática e reforço de um dos pilares da governança, a comunicação, exercitamos as diferentes formas de se comunicar entre aqueles que participam do núcleo trabalhado. Para ter um negócio bem-sucedido, no sentido literal de “boa sucessão”, a transparência com os números do negócio e com as relações familiares que o atravessam, torna-se imprescindível para que haja o entendimento entre sucessores e sucedidos. O processo sucessório, por sua vez, exige de seus participantes uma comunicação clara das expectativas que movem e moveram o negócio.

Sendo assim, a arte de comunicar-se de forma eficaz e concisa traz a luz a prática do como comunicar-se de forma eficiente, gerando um fluxo de informações recebidas e entendidas para emissores e receptores. No processo de sucessão, onde já existe a definição de sucessor, gerenciamos duas forças tensionais (sucedido e sucessor) que na maioria das vezes carrega uma dificuldade de comunicação devido a diferença entre gerações. Para tanto, faz-se necessário o entendimento dos ruídos de comunicação bem como a inserção dos segredos vinculados ao negócio para que haja clareza nos papeis a serem assumidos perante a empresa e a família.

Para gerenciar uma empresa familiar é preciso que haja uma definição transparente dos objetivos que a empresa pretende atingir. Logo, a Safras & Cifras, pelos seus quase 30 anos atuando com empresas rurais familiares de todo o país, destaca que é necessária uma reorganização grupal para que seus objetivos sejam concretizados, definindo papeis, atribuições e responsabilidades que geram fluxos de informações acessíveis a todos.

Paula Secchi Rohde

paula.rohde@safrasecifras.com.br
Graduada em Psicologia pela PUCRS
Sophia Pilar Soares da Silva
sophia.silva@safrasecifras.com.br
Graduada em Psicologia pela PUCRS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.