Pular para o conteúdo principal

REPRESENTANTES DA EMPRESA SIVA POWER FAZEM VISITAS À UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

Os visitantes participaram de uma reunião na Reitoria com os professores Dagoberto Alves de Almeida, Rogério Frauendorf de Faria Coimbra e Edson de Oliveira Pamplona
Os representantes da Siva Power puderam conhecer o Laboratório de Energia Heliotérmica (LEH)
Eles visitaram ainda o Laboratório de Tecnologia Solar Fotovoltaica, que está em fase de implantação na Unifei
O laboratório do Centro de Excelência em Eficiência Energética (Excen) também foi visitado pelos representantes da empresa
A comitiva visitou ainda o Complexo Histórico e Cultural da Unifei, onde se encontram o Laboratório Thermo-Hydro-Electrico (LTHE) e o o Museu de Ciência e Tecnologia

Integrantes da empresa norte-americana Siva Power estiveram fazendo visitas à Reitoria e a alguns laboratórios da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). 

A empresa, que produz painéis fotovoltaicos, dispositivos utilizados para a geração de energia elétrica, construirá uma unidade na cidade de Itajubá, no Sul de Minas.

Nas visitas estiveram presentes os executivos da empresa Kurt Hameeuw, diretor-presidente da Siva Power; Antonio Ferreira Granadeiro Filho, diretor de Desenvolvimento de Negócios; Markus E. Beck, diretor de Tecnologia; Maurício Almeida Cunha Filgueiras, da empresa Grower, e Jaime Oliveira, da Siva Brasil. Eles foram acompanhados por representantes da Prefeitura Municipal de Itajubá (PMI), como o secretário de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio, José Fernando Grassi Bissacot, e a diretora do Departamento de Indústria e Comércio, Maria Sircia de Sousa.

A empresa conheceu as potencialidades da Unifei na área de geração de energia solar e a partir de resíduos. Os visitantes estiveram nos Laboratórios de Energia Heliotérmica, de Tecnologia Solar Fotovoltaica (que está em fase de implantação), de Sensores e Dispositivos e de Etiquetagem de Bombas. 

Eles também conheceram o Centro de Excelência em Eficiência Energética (Excen), o Centro de Estudos em Qualidade da Energia e Proteção Elétrica (QmaP) e o Núcleo de Excelência em Geração Termelétrica e Distribuída (Nest).

Os representantes da Siva Power também foram recebidos pelo professor Roberto Alves de Almeida, do Instituto de Recursos Naturais (IRN), durante a visita ao Complexo Histórico e Cultural da Unifei, que engloba o Casarão Histórico, o Auditório Antonio Rodrigues d’Oliveira (AARO), o Centro Técnico-Cultural (CTC) Pedro Mendes dos Santos, o Laboratório Thermo-Hydro-Electrico (LTHE) e o Prédio 2, onde se encontra o Museu de Ciência e Tecnologia, todos localizados no Centro de Itajubá.

Visita à cidade de Itajubá
Os representantes da empresa se reuniram com o prefeito de Itajubá, Rodrigo Imar Martinez Riera, e alguns de seus secretários, no Centro Administrativo Municipal, para tratar detalhes da implantação da empresa na cidade. 

Em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), a empresa confirmou seu interesse em se instalar em Itajubá num projeto de 200 milhões de dólares.

Segundo informações da PMI, a unidade da Siva Power deverá ser construída no Distrito Industrial 4, entre Itajubá e Piranguinho, e sua primeira linha de produção deverá começar a operar em 2019, além de outras três que serão instaladas oportunamente. 

Com as quatro linhas em atividade, devem ser gerados, aproximadamente, 800 novos empregos diretos no município.

Durante a visita dos executivos à PMI, foram-lhes repassadas informações sobre o desenvolvimento de Itajubá nas áreas de indústria, tecnologia e qualidade de vida, bem como sobre investimentos e serviços em preservação do meio-ambiente e na área da saúde disponíveis no município, assim como as vantagens, logísticas e ambientais de Itajubá estar inserida em uma região como a Serra da Mantiqueira.

Além da PMI, os visitantes puderam conhecer o Teatro Municipal Christiane Riêra, o Parque da Cidade, o terreno em que a empresa será instalada, as obras do Laboratório de Alta Tensão do Instituto Senai de Inovação, as empresas Honeywell e Balteau e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (Incit). 

Eles também participaram de uma reunião com o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Itajubá (Simmmei) e empresas convidadas.

com assessorias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.