Pular para o conteúdo principal

TRÊS EMPRESAS APRESENTAM INTERESSE EM FAZER CONSULTORIA PARA O AEROPORTO DE CARGAS


Juntamente com o prefeito Rafael Simões (PSDB), o secretário de Desenvolvimento Econômico Dino Francescato participou de uma coletiva de imprensa na manhã da última quarta-feira, 19, quando anunciou que três empresas especializadas em consultoria de negócios confirmaram credenciamento ao Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para elaborar o edital de concessão, construção e exploração do Aeroporto Internacional de Pouso Alegre, no Sul de Minas.

No mês de junho a Secretaria de Desenvolvimento Econômico divulgou o edital de Procedimento de Manifestação de Interesse, que reúne detalhes e normas de participação de empresas de consultoria na elaboração de Edital de Concessão do Aeroporto. 

O PMI foi apresentado pelo secretário Dino Francescato à Secretaria de Aviação Civil (SAC) e recebeu aprovação sem qualquer restrição.

Vencido o prazo para manifestação de interessados, a Prefeitura constatou que três empresas propõem efetivar a consultoria para elaboração do edital de concessão do aeroporto. S

ão elas: Ernst & Young, que no Brasil tem sede administrativa em São Paulo e é reconhecida como líder em consultoria de negócios no mundo. 

Outro participante é a Engibras Engenharia S.A., representante da BSquare, também com sede em São Paulo e a catarinense Zenite Engenharia, que tem sede em Blumenau, ambas também referência em seus segmentos.

Para o prefeito Rafael Simões o interesse de três grandes empresas no projeto, por si só evidencia a viabilidade do Aeroporto Internacional em Pouso Alegre. 

“Nenhuma empresa viria aqui para fazer levantamentos e estudos caríssimos – cerca de R$ 4,5 milhões – para a elaboração do edital de concessão do aeroporto, se não tivesse um alto grau de confiabilidade que o projeto é viável”. E completa: “Por trás de cada uma dessas consultorias, por certo há um mega investidor com altos interesses no projeto”, destaca o prefeito informando que “a realidade do Aeroporto Internacional de Pouso Alegre começa agora, quando temos três propostas de consultorias para elaborar a custo zero para a Prefeitura o edital de concessão. Agora é aguardar os trâmites do processo”.

Sobre despesas para a elaboração desta etapa, o prefeito enfatiza o custo zero para o município: “O escopo que foi dado a essa nova tentativa de instalação do aeroporto é sem nenhum custo para o município. Por isso que nós optamos pelo PMI. Essas empresas que se habilitaram agora farão o estudo, e aquela empresa que se interessar lá na frente pela concessão vai ser a responsável por pagar por esses estudos que vão ser elaborados agora”.

Comissão
Segundo o secretário Dino Francescato já foi criada uma comissão para avaliar as propostas das empresas dispostas a participar do Procedimento de Manifestação de Interesse. 

A partir daí, tornando-se escolhida, a consultoria deverá fazer os levantamentos de mercado, com avaliação de demanda e receitas previstas; de engenharia, prevendo um novo local para o aeroporto e a construção de uma ligação com a BR-381; impactos sócio-ambientais; avaliação econômico-financeira e aspectos jurídicos. 

Esses estudos prevêem investigações, levantamentos, projetos, estudos de engenharia e afins que subsidiem a modelagem do edital de concessão para construção, operação, exploração e manutenção do aeroporto internacional de Pouso Alegre, assim como a sua via de acesso, por um período de 50 anos.

Conforme consta no PMI, todos os custos decorrentes dos levantamentos correrão por conta dos empresários que se credenciaram para a realização dos estudos. Ao contrário do projeto a Prefeitura não investirá nenhum recurso na etapa de consultoria, informa o secretário Dino Francescato.

Novo local
O Aeroporto Internacional de Pouso Alegre, conforme definido pela atual administração, não será construído no local inicialmente proposto. 

Segundo Dino Francescato aquela área é inviável, conforme conclui levantamentos preliminares. O secretário especifica vários argumentos técnicos pelos quais se torna necessária a alteração de local para o novo aeroporto, tais como: 

a) a existência de quatro córregos nas imediações e que seriam afetados, resultando em grandes problemas ambientais e que dificultariam a concessão de licenças; 
b) a topografia extremamente acidentada elevaria o custo de terraplenagem; 
c) ocuparia quase toda a zona de expansão urbana prevista no Plano Diretor, ocasionando bloqueio ao crescimento da cidade; 
d) o eixo da pista estaria direcionado a um bairro densamente povoado e o risco de acidentes com graves conseqüências é evidente; 
e) o local originalmente proposto é tomado por inúmeras pequenas propriedades, quase todas com construções, o que oneraria o custo de desapropriação.

O secretário conclui informando que “empresas que vão fazer o estudo realmente buscam um local que seja adequado do ponto de vista aeronáutico, de meio ambiente e o menor custo de investimento inicial, inclusive de terraplenagem, e por último o próprio direcionamento em termos de expansão da cidade. Estamos colocando isso fora do perímetro urbano, mas sem dúvida vai ser um polo de atração para o desenvolvimento da cidade. Então, na revisão do Plano Diretor que se inicia agora, nós vamos levar em conta a localização do novo aeroporto para que isso não interfira no desenvolvimento da cidade e tampouco crie problemas na área rural”.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...