segunda-feira, 28 de agosto de 2017

MUNICÍPIO DE MACHADO ASSINA TERMO DE ADESÃO À SALA MINEIRA DO EMPREENDEDOR

Parceria entre Sebrae Minas e Jucemg permite fomentar a abertura de novas empresas diminuindo a burocratização
 O chefe de gabinete, Luiz Carlos Magalhães Junior, a vice-prefeita, Ana Maria Gonçalves, o prefeito de Machado, Julbert Ferre de Morais, a analista do Sebrae Minas em Alfenas, Adaiby Maria Franco Gonçalves e a secretária de educação, Márcia Ferre, durante assinatura do termo de adesão à Sala Mineira do Empreendedor

Unir em um único espaço o empreendedor, poder público e as entidades de fomento ao empreendedorismo. Este é o principal objetivo da Sala Mineira do Empreendedor, resultado de uma parceria entre o Sebrae Minas e a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) para melhorar e simplificar o ambiente de negócios em todo estado, em cooperação com as prefeituras mineiras. 

Em Machado, no Sul de Minas, o termo de adesão foi assinado pela administração municipal, no dia 21 de agosto.

A Sala Mineira do Empreendedor visa melhorar o ambiente de negócios, facilitar o surgimento de novos empreendimentos, bem como aumentar a competitividade e promover o desenvolvimento sustentável das empresas da região. 

No espaço será possível orientar os empresários sobre contas públicas, captação de recursos, além de desburocratizar os processos de abertura de micro e pequenas empresas (MPE) e de microempreendedores individuais (MEIs), tornando mais acessível os produtos da Jucemg e do Sebrae Minas. 

Essa parceria tem o intuito efetivar a implementação da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), no Sul de Minas.

Para o gerente da Regional Sul do Sebrae Minas, Juliano Cornélio, a Sala Mineira do Empreendedor é uma oportunidade de desenvolvimento para o município. 

“Um espaço único no munícipio de contato do empreendedor, independentemente de seu porte, com poder público, além de possibilitar o aumento da competitividade e promover o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos locais no mercado”, avalia.

A forma de atuação da sala é embasada em três pilares básicos: orientações e informações, serviços e capacitações. Para a efetivação do projeto é possível contar com apoio de outras entidades parceiras, como Associações Comerciais, Câmaras de Dirigentes Logistas, sindicatos e cooperativas. 

Porém, para adotar o nome Sala Mineira do Empreendedor, é indispensável que a iniciativa seja concretizada por meio de um termo de cooperação técnica que permita um arranjo institucional composto por três atores essenciais: a Jucemg, o Sebrae Minas e as prefeituras, cabendo a cada parceiro funções distintas. 

A Jucemg, dentre outras responsabilidades, se encarregará de capacitar os servidores sobre Registro Empresarial; o Sebrae Minas cuidará da gestão das MPEs; enquanto as prefeituras disponibilizarão o espaço físico e fornecerão os recursos humanos.

De acordo com o prefeito de Machado, Julbert Ferre de Morais (PMDB), a implantação da Sala Mineira do Empreendedor é um grande avanço para a economia do município, já a cidade passa a contar com apoio especializado para orientação e formalização do empreendedor. 

"Sabemos que as micro e pequenas empresas compõem quase a totalidade das empresas dos municípios e que elas são responsáveis pela maioria dos empregos. Por isso, essa parceria é de extrema importância para o desenvolvimento econômico de Machado".

com Luciana Trindade - da assessoria

Nenhum comentário: