Pular para o conteúdo principal

CORPO DE BOMBEIROS DE LAVRAS JÁ ATENDEU MAIS DE 500 OCORRÊNCIAS DE INCÊNDIO EM VEGETAÇÃO ESTE ANO

 
Com o período de clima seco, com a baixa umidade do ar, aumenta a incidência de queimadas. É o caso de Lavras, no Sul de Minas.

Sem volume de chuvas significativo, as queimadas em áreas florestais se tornam corriqueiras. Muitas vezes estas queimadas são provocadas de forma criminosa e além de destruir muitas vezes áreas inteiras, também prejudicam a fauna, a flora e trazem transtornos aos moradores da cidade, principalmente quando acontecem nas áreas urbanas.

Pela legislação brasileira, o crime de incêndio, expondo perigo a vida, a integridade física ou ao patrimônio, tem pena de 3 a 6 anos de reclusão, acrescida de multa.
 
E devido ao alto número de ocorrências recebidas, muitas vezes o Corpo de Bombeiros acaba não conseguindo atender de imediato alguma demanda, uma vez que casos mais graves envolvendo casos de incêndios em vegetação, como queimadas em áreas de preservação com alto prejuízo a fauna e a flora, queimadas muito próximas a residências ou estabelecimentos que possam gerar grande risco ao patrimônio ou perigo a vida devem ser priorizados.
 
A 3ª Companhia de Bombeiros Militar, com sede em Lavras, possui sob sua jurisdição três pelotões. O 1º Pelotão, além da própria cidade, atende os municípios de Bom Sucesso, Cana Verde, Carrancas, Ibituruna, Ijaci, Ingaí, Itumirim, Itutinga, Luminárias, Nepomuceno, Perdões, Ribeirão Vermelho.

De acordo com o major Winderson Alain Moura, do 9º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG), com sede em Varginha, somente este ano, em Lavras, foram atendidas até o mês de julho, cerca de 500 ocorrências de incêndio em vegetação, número que se eleva consideravelmente no mês de agosto.

"Nosso planejamento de atuação operacional é estabelecido de forma a prestar o melhor atendimento à população, entenda-se aí, um atendimento mais qualificado e no menor tempo de atendimento", enfatiza o major Winderson Moura.
 
Na área de atuação do 9º Batalhão de Bombeiros, da qual a 3ª Companhia  de Bombeiros Militar de Lavras faz parte, esse número chegou a quase 5 mil combates.
 
"Estamos no período crítico de estiagem quando aumentam consideravelmente os registros de incêndios em vegetação. As várias demandas da população, incluindo aí combate a incêndios, são atendidas conforme priorização e disponibilidade de recursos. No caso de incêndios em vegetação, estudos apontam que 99% dos casos são provocados pela ação humana e potencializados pelo período de seca", destaca o major.
 
Ainda de acordo com a assessoria do 9º Batalhão do Corpo de Bombeiros, em virtude da forte presença da ação humana como causa da incidência de queimadas, é importante a conscientização cidadã.
 
"Dessa forma, procuramos também realizar um trabalho de conscientização para que a população ajude o Corpo de Bombeiros denunciando, via 181, essas situações para que possamos saná-la ainda em sua origem", destaca.

Comentários

Anônimo disse…
Um dos pontos importantes para o cidadão ajudar a prevenir os incêndios é a limpeza e capina de suas propriedades. Jamais utilizar o fogo como forma de "limpeza". Além de crime, há o prejuízo à saúde das pessoas, inclusive do incendiário e seus familiares. A fumaça e a fuligem causam problemas graves ao diminuir a qualidade do ar provocando doenças respiratórias, como asma e renite, atingindo, principalmente crianças e idosos, inclusive piorando a situação daqueles que já estão se tratando nos hospitais.
Precisamos de cidadãos bem informados e conscientes, disposto a fazer o que é certo.

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...