Pular para o conteúdo principal

CORPO DE BOMBEIROS DE LAVRAS JÁ ATENDEU MAIS DE 500 OCORRÊNCIAS DE INCÊNDIO EM VEGETAÇÃO ESTE ANO

 
Com o período de clima seco, com a baixa umidade do ar, aumenta a incidência de queimadas. É o caso de Lavras, no Sul de Minas.

Sem volume de chuvas significativo, as queimadas em áreas florestais se tornam corriqueiras. Muitas vezes estas queimadas são provocadas de forma criminosa e além de destruir muitas vezes áreas inteiras, também prejudicam a fauna, a flora e trazem transtornos aos moradores da cidade, principalmente quando acontecem nas áreas urbanas.

Pela legislação brasileira, o crime de incêndio, expondo perigo a vida, a integridade física ou ao patrimônio, tem pena de 3 a 6 anos de reclusão, acrescida de multa.
 
E devido ao alto número de ocorrências recebidas, muitas vezes o Corpo de Bombeiros acaba não conseguindo atender de imediato alguma demanda, uma vez que casos mais graves envolvendo casos de incêndios em vegetação, como queimadas em áreas de preservação com alto prejuízo a fauna e a flora, queimadas muito próximas a residências ou estabelecimentos que possam gerar grande risco ao patrimônio ou perigo a vida devem ser priorizados.
 
A 3ª Companhia de Bombeiros Militar, com sede em Lavras, possui sob sua jurisdição três pelotões. O 1º Pelotão, além da própria cidade, atende os municípios de Bom Sucesso, Cana Verde, Carrancas, Ibituruna, Ijaci, Ingaí, Itumirim, Itutinga, Luminárias, Nepomuceno, Perdões, Ribeirão Vermelho.

De acordo com o major Winderson Alain Moura, do 9º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG), com sede em Varginha, somente este ano, em Lavras, foram atendidas até o mês de julho, cerca de 500 ocorrências de incêndio em vegetação, número que se eleva consideravelmente no mês de agosto.

"Nosso planejamento de atuação operacional é estabelecido de forma a prestar o melhor atendimento à população, entenda-se aí, um atendimento mais qualificado e no menor tempo de atendimento", enfatiza o major Winderson Moura.
 
Na área de atuação do 9º Batalhão de Bombeiros, da qual a 3ª Companhia  de Bombeiros Militar de Lavras faz parte, esse número chegou a quase 5 mil combates.
 
"Estamos no período crítico de estiagem quando aumentam consideravelmente os registros de incêndios em vegetação. As várias demandas da população, incluindo aí combate a incêndios, são atendidas conforme priorização e disponibilidade de recursos. No caso de incêndios em vegetação, estudos apontam que 99% dos casos são provocados pela ação humana e potencializados pelo período de seca", destaca o major.
 
Ainda de acordo com a assessoria do 9º Batalhão do Corpo de Bombeiros, em virtude da forte presença da ação humana como causa da incidência de queimadas, é importante a conscientização cidadã.
 
"Dessa forma, procuramos também realizar um trabalho de conscientização para que a população ajude o Corpo de Bombeiros denunciando, via 181, essas situações para que possamos saná-la ainda em sua origem", destaca.

Comentários

Anônimo disse…
Um dos pontos importantes para o cidadão ajudar a prevenir os incêndios é a limpeza e capina de suas propriedades. Jamais utilizar o fogo como forma de "limpeza". Além de crime, há o prejuízo à saúde das pessoas, inclusive do incendiário e seus familiares. A fumaça e a fuligem causam problemas graves ao diminuir a qualidade do ar provocando doenças respiratórias, como asma e renite, atingindo, principalmente crianças e idosos, inclusive piorando a situação daqueles que já estão se tratando nos hospitais.
Precisamos de cidadãos bem informados e conscientes, disposto a fazer o que é certo.

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho