Pular para o conteúdo principal

EXECUTIVO E LEGISLATIVO SE UNEM NA LUTA PELA PERMANÊNCIA DA 334ª ZONA ELEITORAL EM BARROSO

O prefeito de Barroso, nas Vertentes, Reinaldo Fonseca (PSDB), acompanhado do Presidente da Câmara Municipal de Barroso, Baldonedo Arthur Napoleão, dos vereadores Állan Campos e Eduardo Pinto e do assessor jurídico Lourenço André da Silva, se reuniram no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), em Belo Horizonte, com Luís Fernando Benfatti, assessor do presidente do TRE, com quem expuseram argumentos a favor da permanência da 344ª Zona Eleitoral no município.

No dia 17 de agosto, após a aprovação da resolução para rezoneamento eleitoral em Minas Gerais, por parte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), foi confirmado que Barroso, agora, pertencerá à 228ª Zona Eleitoral, instalada na cidade de Prados.

O primeiro a se manifestar foi o presidente da Câmara, Baldonedo, que argumentou em relação à relevância do município de Barroso para a economia do estado e do país. Em seguida, o prefeito Reinaldo questionou a perda da Zona Eleitoral de Barroso, caracterizando como um grande retrocesso para o município.

“Agora que estamos estabilizados como município e como comarca, passamos a pertencer a um município muito menor que o nosso em relação à zona eleitoral. Em vez de progredir, estamos regredindo”, declarou, destacando também que, com exceção de Barbacena e São João del-Rei, Barroso é o maior município das Vertentes e Prados tem um terço da população de Barroso.

Reinaldo ainda destacou que o município tem uma funcionária cedida ao TRE, em Barbacena e que, portanto, com esse rezoneamento não se justificaria mais a cessão dessa funcionária.

A mesma coisa foi destacada por Baldonedo, uma vez que a Câmara também cede uma funcionária ao Cartório Eleitoral.

“Não estamos menosprezando o município de Prados, mas nossa população é maior, nosso número de eleitores é quase o triplo e, portanto, nossa demanda da Zona Eleitoral é muito maior e essa mudança vai acabar em mais uma sobrecarga para o município”, afirmou o prefeito.

Uma observação feita pelo assessor jurídico  Lourenço Silva foi em relação aos custos, que são muito menores para o TRE com a Zona Eleitoral em Barroso, uma vez que, além dos funcionários cedidos pelo município, a 344ª Zona Eleitoral contava com sede gratuita, sem aluguel e sem custos com energia elétrica e água, por exemplo.

O vereador Állan Campos endossou os argumentos e acrescentou, destacando que a Zona Eleitoral em Barroso é de fácil acesso para qualquer pessoa, além do fato de Barroso tem agência do Banco do Brasil, o que facilita para os candidatos realizarem sua movimentação financeira na época de eleição, o que dificultaria também a vida de mais de 100 candidatos a vereador, que foi o número que tivemos no último pleito.

O assessor Luís Fernando afirmou que os argumentos realmente são válidos, mas a alteração não é possível de ser realizada pelo TRE, uma vez que já foi aprovada pela corte. Os barrosenses vão recorrer, agora, ao TSE, onde a proposta ainda será apreciada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho