Pular para o conteúdo principal

"FESTA ALEMÃ" CELEBRA CULTURA GERMÂNICA EM JF

 
Em sua 23ª edição, a tradicional celebração da cultura germânica na cidade, a “Festa Alemã”, do Bairro Borboleta, ocorre a partir da última quarta-feira, 6, e vai até dia 17, em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira.
 
Dentre as novidades para este ano destacam-se o rótulo de cerveja da Associação Alemã, a Cervejaria Borboleta, além de linha de produtos alemães embutidos.
 
De acordo com o presidente da Associação Alemã de Juiz de Fora, Sálcio Delduca, nesta edição serão apresentados à população 12 restaurantes, dez blocos de cervejas artesanais e 14 de artesanato:
 
"São quase 30 mil litros de chope e outras toneladas de artigos que ressaltam a importância econômica da festa na cidade. Ela reúne ampla mobilização comunitária e social, público muito grande, e precisamos cuidar de todo o processo de abastecimento dos produtos do evento".

A organização do evento é a junção de vários órgãos, entre eles, a Associação Alemã e a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).
 
Segundo Sálcio, o apoio da administração pública é de suma importância, para que não só o nome da cidade, mas também de todo o estado, em conjunto com a cultura retratada, tenha repercussão em todo o país.

Trabalho e renda

A “Festa Alemã” é uma realidade do ponto de vista econômico, não só para o Bairro Borboleta, mas para toda a cidade. Em cada edição são gerados cerca de 250 empregos diretos e 400 indiretos. "A presença de cultura tão forte, como a germânica, é ferramenta de transformação social e econômica", conclui Sálcio.

Turismo
A “Festa Alemã” é um dos eventos apoiados em todas as edições do “Programa de Fomento a Projetos Turísticos”, oferecido pela PJF, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo, desde seu lançamento, em 2011.
 
Todos os anos, a associação realiza pesquisa no evento, para que sejafeito relatório sobre a edição. Ainda de acordo com Sálcio, em 2016 houve a participação de 67 municípios da região e nove estados brasileiros.

"A Prefeitura tem se preocupado, a cada ano, em apoiar e valorizar eventos que incrementem o calendário anual da cidade. Eventos como a `Festa Alemã´ se aprimoram e atraem cada vez mais o público. A relevância vai muito além da movimentação econômica, pois proporciona à população contato mais estreito com as tradições e a culinária germânica", afirmou a gerente do Departamento de Incentivo ao Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), Tatyana Hauck Herdy Hill.

"A `Festa Alemã´ é modelo de evento caracterizado pela perseverança, pois resiste ao longo dos anos, e por organização comunitária, e mesmo o país sofrendo com crises econômicas, nunca teve edição interrompida.
 
Portanto, a importância que ele possui pode transformar a cidade em vitrine cultural, com destaque nacional", finalizou o presidente do evento.

por Maxwel Muscardi - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

TCE DETERMINA RESSARCIMENTO E MULTA ASSOCIAÇÃO POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIO PARA ATENDER CRIANÇAS EM CAMPO BELO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) determinou, nesta terça-feira (26/8), o ressarcimento de R$84 mil e também a multa de aproximados R$ 15 mil ao presidente da Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber, à época, Ronaldo da Silva, em Campo Belo. O município, por meio do Convênio n. 8/2016 (com vigência entre 15/2/2016 e 28/2/2017), custeou e manteve despesas operacionais para oferta de ensino infantil a crianças entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, que eram atendidas pela Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber. Todavia, à época de prestar contas referente ao ano de 2016, a associação apresentou um plano de trabalho ineficaz, documentos que não foram capazes de justificar as despesas apresentadas, com inconsistências de valores, inclusive sem assinatura dos responsáveis. Não apresentou nenhuma nota fiscal, o informe de despesas total divergiu do extrato bancário e, sobre as despesas de pessoal, não recolheu encargos previdenciários. Ou...