Pular para o conteúdo principal

REFLEXÃO POLÍTICA MARCA SOLENIDADE DO ANIVERSÁRIO DE TRÊS CORAÇÕES NA CÂMARA

 
Com atributos festivos dignos do aniversário de 133 anos de Três Corações, a data foi comemorada com a tradicional Sessão Solene da Câmara Municipal, na noite do último sábado, 23.
 
Logo na entrada no prédio, a Banda Tricordiana, coordenada pelo cineasta Braz Chediak, recebia o público ao som de música de qualidade.

O Plenário lotado acompanhou, também, discursos marcados por reflexões políticas de alta voltagem.

Homenageados
Neste ano 46 homenageados receberam os títulos e condecorações concedidos pela Câmara.

A Medalha do Mérito Legislativo “Presidente Itamar Augusto Cautiero Franco”, honraria máxima da Câmara, é concedida a pessoas que se destacaram, com atuação exemplar, na gestão pública, no Judiciário, no desenvolvimento econômico e na valorização do ser humano.

Já aqueles que escolheram Três Corações para viver e prestaram relevantes serviços ao município recebem título de “Cidadania Tricordiana”.

Por fim, personalidades e entidades que contribuíram destacadamente para o progresso da cidade são agraciadas com título de “Honra ao Mérito”. A relação completa de homenageados consta no final desta matéria.

Reflexão política
Após a entrega das homenagens, ocorreu aquele que seria o ponto alto da noite: o discurso forte e empolgante da oradora convidada, professora Ana Lúcia Gazzola.

Com respeitado currículo acadêmico e profissional, a tricordiana Ana Lúcia Gazzola foi secretária de Desenvolvimento Social e de Educação de Minas Gerais. Ela ocupou, ainda, o cargo de reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, presta consultoria na área de educação a governos e órgãos públicos no Brasil e no exterior.

Em sua reflexão, intitulada “Ética e Política”, a oradora estabeleceu um comparativo histórico do amadurecimento republicano entre diferentes países.
 
Ela explicou que, em países onde a sociedade lutou pela democratização dos poderes da República, como nos EUA, as instituições e o povo gozam de maior respeito e confiabilidade mútua. Já no caso no Brasil, em razão de avanços históricos baseados na concentração do poder pelas velhas oligarquias, as instituições são marcadas pela cultura da concessão de privilégios e pelo abuso de poder.

Com retórica inflamada que empolgou a plateia, Ana Lúcia Gazolla denunciou formas de privilégio e corrupção que perduram em diversas esferas do poder público no Brasil, como supersalários de membros do Judiciário e o enriquecimento inexplicável de políticos.

Por fim, a oradora elogiou a coragem de jovens magistrados e promotores que, com sensibilidade e ética, têm contribuído para que a lei seja aplicada, de fato, a todos os cidadãos brasileiros.

Legislativo dinâmico e independente
Antes de encerrar a Sessão Solene, o presidente da Câmara, vereador Maurício Gadbem, destacou o alinhamento do atual momento da Câmara com o discurso da professora Ana Lúcia Gazzola.

Para ilustrar que o Legislativo é, hoje, um poder independente e comprometido com o desenvolvimento institucional, o presidente comentou sobre a revisão integral, atualmente em curso, dos principais instrumentos de trabalho dos vereadores – a Lei Orgânica Municipal e o Regimento Interno da Casa.

O presidente da Câmara lembrou, ainda, sobre importantes trabalhos de fiscalização exercidos pelo Legislativo, como a CPI da COPASA e os relatórios sobre o PSF tricordiano, transformados em Ação Civil Pública pelo Ministério Público.

Memória fotográfica de Três Corações
Após o encerramento da Sessão Solene, foi inaugurada, no saguão Câmara, a galeria “Memória Fotográfica de Três Corações”.

De iniciativa da Escola do Legislativo “Historiador Benefredo de Sousa”, o acervo, gentilmente cedido pelo escritor Valério Neder, apresenta 15 fotos históricas que retratam a evolução da cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.