Pular para o conteúdo principal

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS REALIZA OPERAÇÕES DE RODÍZIO NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO CAMPUS


A Pró-Reitoria de Infraestrutura e Logística (Proinfra) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) informa que, devido aos baixos índices pluviométricos registrados nos últimos meses, serão realizadas operações de rodízio no abastecimento de água bruta e água tratada no campus. 

Também estará suspenso o serviço de lavagem das áreas externas das edificações. Nesse sentido, toda comunidade acadêmica deve colaborar com o uso racional de água, para que essa situação seja revertida o mais breve possível.

Todos os dias, são gastos na UFLA 800 mil litros de água tratada, 120 mil litros de água não tratada nas estufas e casas de vegetação, 80 mil litros no atendimento aos animais dos departamentos de Medicina Veterinária (DMV) e Zootecnia (DZO), além de 50 mil litros com as obras em andamento.

A UFLA é a 2ª universidade do mundo a receber o certificado de Universidade Azul, pelo movimento global “Blue Community”, em reconhecimento à gestão das águas. Um dos motivos é o fato da UFLA ser autossuficiente em recursos hídricos. 

A universidade possui 15 nascentes reflorestadas, três poços artesianos, estruturas para captação da água das chuvas e estações próprias de tratamento de água e esgoto.  Tudo isso garante água gratuita e de qualidade diariamente a cerca de 15 mil pessoas da comunidade.

O reconhecimento internacional é fruto das ações implementadas na UFLA, atendendo a seis critérios fundamentais: reconhece a água como um direito humano; promove o consumo de água por meio de infraestrutura pública e gratuita; a gestão da água é de forma responsável; mantém serviços de tratamento da água para consumo e residuais; cultiva parcerias para defender o direito à água em nível internacional e desenvolve pesquisas sobre a gestão sustentável da água.

Além disso, a UFLA foi eleita, pelo 5º ano consecutivo, a instituição de ensino superior mais sustentável da América Latina no ranking mundial da UI GreenMetric. 

A avaliação é organizada sob seis categorias principais: estrutura do câmpus e áreas verdes, consumo de energia, gestão de resíduos, uso e tratamento de água, políticas sobre transportes e atividades acadêmicas relacionadas ao meio ambiente.

O reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, reforça que para manter esse reconhecimento e a gestão responsável da água será necessária mais uma vez a efetiva participação de toda comunidade. 

“Gostaríamos de salientar que não há qualquer risco de falta de água na UFLA e para nossa comunidade. Porém, face aos 100 dias de estiagem em nossa região, às necessidades climáticas, temos que aprimorar o nosso processo de gestão desse bem que tem correlação direta com a vida”, destaca o reitor.

Plano Ambiental e Estruturante
Associado à necessidade de se organizar para acomodar novos públicos, a Universidade tinha, em 2008, o desafio de resolver problemas ambientais que marcavam a rotina no câmpus. 

Diante do cenário, o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, na época pró-reitor de Planejamento e Gestão, idealizou o Plano Ambiental e Estruturante, com ações que previam a resolução dos problemas existentes e a garantia de um crescimento sustentável.

Para tal, buscou a colaboração de professores, técnicos administrativos e estudantes e, juntos, possibilitaram o desenvolvimento do Plano. 

Com medidas que envolveram toda a comunidade acadêmica, a experiência resultou em reconhecimento externo, com a conquista de prêmios nacionais e a primeira colocação na América Latina no principal ranking internacional de sustentabilidade.

Atualmente reconhecida como “Eco Universidade”, a instituição teve um percurso de sucesso no trato com as questões ambientais.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...