segunda-feira, 23 de outubro de 2017

25º CONCURSO QUALIDADE MINASUL DE CAFÉ

Mantiqueira de Minas, Matas de Minas e Sul de Minas, são as regiões vencedoras
Vencedores do 25º Concurso Qualidade Minasul de Café 

A Minasul apresentou, em uma cerimônia realizada na última quinta-feira, 19, os lotes vencedores da 25ª Edição do Concurso Qualidade Minasul de Café. Os campeões foram representados pelas regiões Mantiqueira de Minas e Sul de Minas. 

Na categoria café natural, o produtor Hudson Salvador Vilela, da Fazenda Colina, município de Luminárias, no Sul de Minas, atingindo nota de 91,75 pontos. Na categoria café cereja descascado, o campeão foi o produtor Renato Pita Maciel de Moura, da Fazenda Trapiá, em Baependi, conquistou o primeiro lugar com a nota de 89,6 pontos.

Cafés presidenciáveis também foram destacados, na categoria natural, com o vice colocado Nísio Oliveira Lima, da Fazenda Vista Alegre, em Nepomuceno, com 90,93 pontos; e Adelino Semboloni, da Fazenda dos Tachos, em Varginha, com 90,68 pontos, ficando na terceira posição. O quarto colocado foi Álvaro Mendes de Resende, da Fazenda Gericó, de Varginha, com 88,81 pontos; e o quinto colocado foi Efrain Botrel, da Fazenda Águas Claras, em Ilicínia. Os cinco vencedores da categoria natural representam a região Sul de Minas.

Na categoria café cereja descascado houve surpresa para os primeiros colocados. Andrea de Souza Rangel, vice com 88,7 pontos, é casada com o campeão da categoria. Já a terceira colocada, com a nota de 87,18, Patrícia Ferreira Alves, da Fazenda Boa Vista, em Ilicínia, Sul de Minas, é esposa do quinto colocado na categoria natural, Efrain Botrel. 

O quarto lugar foi para a Fazenda Nossa Senhora Aparecida, em Carmo da Cachoeira (MG), Sul de Minas, do produtor Helder Chagas Reis, que atingiu 86,81 pontos; e a quinta premiação foi para a região Matas de Minas, em Entre Rio de Minas, com o produtor Roberto Junqueira Filho, da Fazenda São Bento, que conquistou 86,68 pontos.

Francisco Lentini, supervisor do Departamento de Cafés Especiais e Diferenciados da Minasul e juiz principal do concurso, diz que esta 25ª Edição foi um grande sucesso. 

“Superou todas as nossas expectativas, desde a fase de inscrições, com um recorde de 320 amostras. Este Concurso vai ficar marcado, também, pela elevada pontuação e complexidade de atributos”. 

Lentini ainda comenta que os resultados mostram que os produtores estão mais preocupados em atender a demanda do mercado por cafés especiais. 

“É importante agora que eles continuem a trabalhar a consistência desses cafés para manter a qualidade”.

Para o produtor Antônio Bento da Silva, do Sítio Bela Vista, de Varginha - um dos 30 finalistas selecionados para a fase final - participar da premiação foi um motivo a mais para trabalhar a qualidade na próxima safra. 

“Fiquei muito feliz! Esse é o trabalho da minha vida e, participar pela primeira vez de um concurso como esse, e ainda chegar à fase final é a realização de um sonho. Ano que vem quero estar aqui dinovo, com um café melhor e contando, sempre, com o apoio da equipe Minasul”, comentou o produtor.

A Nucoffee Syngenta – Nutrade Comércio Exportação será a compradora dos lotes e disponibilizará as amostras em leilão virtual.

A 25º Edição do Concurso Qualidade Minasul de Café é uma realização da Minasul com apoio da Nucoffee Syngenta e órgãos ligados ao Conselho Municipal de Café. Desde 1993 a Minasul organiza o Concurso de Qualidade Minasul de Café, com o objetivo de promover a qualidade do café de seus cooperados junto aos mercados nacional e internacional.

CATEGORIA CEREJA DESCASCADO
Produtor
Localização
Região
Pontuação
Renato Pita Maciel de Moura
Fazenda Trapiá / Baependi
Mantiqueira de Minas
89,6
Andrea de Souza Rangel
Fazenda Trapiá / Baependi
Mantiqueira de Minas
88,7
Patrícia Ferreira Alves
Fazenda Boa Vista / Ilicínea
Sul de Minas
87,18
Helder Chagas Reis
Fazenda N. Sra. Aparecida / Carmo da Cachoeira
Sul de Minas
86,81
Roberto Junqueira Filho
Fazenda São Bento / Entre Rios de Minas
Matas de Minas
86,68

CATEGORIA NATURAL
Produtor
Localização
Região
Pontuação
Hudson Salvador Vilela
Fazenda Colina / Luminárias
Sul de Minas
91,75
Nísio Oliveira Lima
Fazenda Vista Alegre / Nepomuceno
Sul de Minas
90.93
Adelino Semboloni
Fazenda dos Tachos / Varginha
Sul de Minas
90,68
Álvaro Mendes de Resende
Fazenda Gericó / Varginha
Sul de Minas
88,81
Efrain Botrel
Fazenda Águas Claras / Ilicínea
Sul de Minas
88,78

Nenhum comentário: