Pular para o conteúdo principal

BH SE FILIA À LÍDER MUNDIAL EM TURISMO LGBT


A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Belotur, acaba de se filiar à International Gay & Lesbian Travel Association (IGLTA), organização líder mundial dedicada ao Turismo LGBT. 

Com a filiação, além de ser incluída em um calendário internacional do turismo voltado para esse público, Belo Horizonte é candidata à sede da Convenção Global Anual da IGLTA, principal evento educacional e de networking da indústria do turismo para lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e transgêneros.

“Belo Horizonte é uma cidade diversa, plural, democrática. Temos uma programação cultural de ponta que atende qualquer tipo de público. Nossa cidade é a segunda cidade com mais points LGBTs do país, ficando atrás somente de São Paulo. Temos, inclusive, leis municipais contra a discriminação. Agora é a hora de perceber cada vez mais o perfil do nosso turista, melhorar nossos serviços e, com isso, atrairmos mais turistas, o que movimenta a economia gerando renda, empregos e capacitação do trade. A filiação à IGLTA é só mais um passo para acompanhar as tendências do que há de mais moderno e diverso no mundo”, comenta Aluizer Malab, presidente da Belotur.

Durante a reunião de filiação da Belotur à IGLTA, o presidente da Belotur lançou a candidatura de Belo Horizonte à sede da Convenção Global Anual da associação, evento que reuniu cerca de 500 pessoas neste ano em St. Petersburg, na Flórida (EUA). 

Em 2018 o evento acontecerá em Toronto, Canadá. Já em 2019, a sede será Nova Iorque, nos Estados Unidos. Em 2020, dez cidades concorrem para sediar o evento e, para 2021 Belo Horizonte já é uma candidata.

De acordo com Clóvis Casemiro, coordenador da IGLTA no Brasil, Belo Horizonte é um excelente destino para receber o público LGBT, assim como para sediar a Convenção Anual da associação. 

“Os guias de destinos gays do Brasil já descobriram Belo Horizonte, sua gastronomia sensacional, sua noite e seus excelentes points. Tem um Carnaval que já está despontando no país, levantando bandeiras da pluralidade, da diversidade e da democracia. Estamos em um momento em que toda a cadeia produtiva precisa abrir o coração para esse tipo de público, que viaja muito, que promove destinos e que movimenta bastante a economia mundial”, comentou Casemiro. 

Além da reunião de filiação da Belotur à IGLTA, Casemiro também participou do I Fórum de Turismo LGBT de Minas Gerais, que aconteceu no último dia 24, com apoio da Belotur.

Para o diretor de Políticas para a População LGBT, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Thiago Costa, a filiação reforça ainda mais o compromisso que a Prefeitura de Belo Horizonte tem com a cidade, de acolher e receber bem, além de respeitar e manter um bom convívio com as diferenças. 

“Belo Horizonte tem uma efervescência cultural natural. Ao mesmo tempo em que somos Patrimônio Cultural da Humanidade, com o Conjunto Moderno da Pampulha, que temos programação de alto nível em nossos museus e espaços públicos, também possuímos eventos e espaços específicos para o público LGBT”, disse Thiago Costa. Segundo ele, “é importante andarmos para frente e não retrocedermos a cenários de censura e agressão”.

Próximos passos
Com a filiação à IGLTA, a Belotur vai implementar uma série de ações para, de fato, ampliar o fluxo de visitantes LGBT em Belo Horizonte, diversificando e consolidando a oferta turística da cidade, por meio da promoção da cidadania e inclusão social através do Turismo.

Sobre a IGLTA
A International Gay & Lesbian Travel Association (IGLTA) representa hotéis, agências de viagem, operadores de turismo, acomodações, destino, provedores de serviços e eventos com foco ‘LGBT friendly’. Fundada em 1983 nos Estados Unidos, hoje possui associados em 75 países, sendo 88 filiados no Brasil, deles apenas dois órgãos públicos: a Belotur e a Embratur.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SCOLFORO VIABILIZA EXPANSÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA

Em reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi consolidada a maior reformulação já feita no projeto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, defendeu ao longo do ano e teve o projeto de expansão aprovado, o que garante o aumento da área construída e a incorporação de um setor completo de exames e imagens, incluindo hemodinâmica. Faz parte do projeto desta ampliação a incorporação de uma nova área, onde é hoje o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras. Com a ampliação da área e dos serviços, o Ministério da Saúde aumentou o teto de investimento, garantindo condições para execução da nova estrutura até 2027. Em visita à UFLA para celebração dos 10 anos do curso de Medicina no final do ano passado, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, confirmou a previsão de início das obras em março de 2026 e conclusão em 2027, quando o hospital será aberto para a população de ...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/