Pular para o conteúdo principal

PIMENTEL ANUNCIA INÍCIO DA DUPLICAÇÃO DA BR-491 ENTRE VARGINHA E A FERNÃO DIAS

Em Varginha, governador também anunciou a implantação de Posto Avançado de Corpo de Bombeiros e a implantação de aquecedores solares e a iluminação de campos de futebol na região



O governador Fernando Pimentel participou na última quinta-feira, 28, em Varginha, no Território Sul, de reunião da nova fase do Fórum Regional de Governo – Por todo o Estado, com todos os mineiros. 

Durante o evento, o governador anunciou investimentos para a região, assinando despachos governamentais para viabilização de obras de melhoria na BR-491, entre o Varginha e o entroncamento da BR-381, a instalação de iluminação em campos de futebol e quadras poliesportivas, a implantação de Posto Avançado do Corpo de Bombeiros em Andradas e a colocação de 672 aquecedores solares em 15 municípios. 

Na ocasião, também foram entregues 131 veículos para o sistema de saúde de 99 cidades da região. Cerca de 3 mil pessoas participaram do encontro.

Em relação à instalação de 672 aquecedores solares em 15 municípios do Território Sul, 102 deles serão destinados a famílias do conjunto habitacional Jardim Sion II, construído pela Cohab Minas, em Varginha. Os outros 570 serão instalados em Baependi, Conceição das Pedras, Cristina, Cruzília, Elói Mendes, Itumirim, Jesuânia, Lambari, Luminárias, Minduri, Nepomuceno, Olímpio Noronha, Passa Quatro e São Gonçalo do Sapucaí. A implantação faz parte de uma parceria entre Cohab Minas e Cemig e fará com que as famílias reduzam em até 40% o consumo total de energia elétrica.

Já o novo Posto Avançado do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, que será implantado em Andradas, prestará serviços de defesa civil, socorro, prevenção e combate a incêndio, perícias de incêndio e explosão, em locais de sinistro, busca e salvamento.

Durante o Fórum, o governador entregou certificado simbolizando a distribuição gratuita de equipamentos e utensílios que serão utilizados nas Salas de Prova de Café para a Prefeitura de Poço Fundo e a Associação dos Assentados da Fazenda 1 do Sul, no município do Campo do Meio. A iniciativa é da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda). C

ada sala de prova de café conterá balança eletrônica, bandeja para classificação e amostra de grãos, computador, conjunto de peneiras para grãos de café e descascador de café, entre outros itens. O objetivo é ampliar a comercialização do café, agregando valor à produção. Eles serão usados para fazer análises física (determina o tipo) e sensorial (determina a qualidade de bebida do café).

Apoio
Autoridades, representantes políticos e lideranças da região destacaram a importância de o governo criar um mecanismo de diálogo entre as estruturas do Estado e a população de cada Território de Desenvolvimento. É o caso do cacique Thyery Jal, da tribo Xucuru-Kariri. 

O secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, explicou que a iniciativa serve para mostrar que o Estado deve ser colocado à disposição da população. 

A deputada estadual Geisa Teixeira também destacou a importância do evento. “É um momento histórico quando o governador transfere o seu gabinete para a cidade e faz despachos que são muito importantes para toda a região. O governador quer estar com as pessoas, e isso é muito importante”, disse.

O prefeito de Poço Fundo, Renato Ferreira de Oliveira, destacou o papel do Executivo e do Legislativo, dos prefeitos e dos cidadãos na construção de um Estado mais democrático, por meio da participação popular.

O deputado estadual Rogério Correia falou sobre a mobilização da sociedade mineira em torno da questão da renovação das concessões de quatro usinas hidrelétricas pertencentes à Cemig. 

Entregas
Entre outras ações no Território Sul, foram reformadas ou ampliadas 60 escolas da região e entregues 139 ônibus para transporte escolar. 

Na assistência à saúde, foi implantado, em janeiro de 2015, o Samu na Região Ampliada de Saúde Sul, com 36 ambulâncias básicas e dez UTIs móveis, para atendimento a 117 municípios do território, além de cofinanciamento para o SAMU de Poços de Caldas. 

Além disso, foram seis UTIs móveis e 23 ambulâncias básicas e R$ 68,14 milhões para atendimento ao setor. Outras 50 ambulâncias e 129 veículos para uso geral também foram entregues à população do Território Sul.

Para a melhoria dos serviços de segurança pública, foram 138 viaturas para a Polícia Militar, 23 para o Corpo de Bombeiros Militar e 37 para a Polícia Civil. Em fevereiro de 2016, foi inaugurado o 3º Pelotão do CBMMG, em Extrema, e, em abril do ano passado, a 2ª Companhia de Operações Aéreas, com sede em Varginha e atendimento em toda a região, contando com uma aeronave e equipes de médicos e enfermeiros.

Na área de infraestrutura, as obras de ampliação e melhoria do aeroporto de Três Corações foram concluídas e o processo de homologação do terminal está em andamento junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Também foram concluídas as obras de reforma do Parque Marimbeiro, em Cambuquira, e de revitalização do Theatro Palace Casino, de Poços de Caldas. 

Entre outras, está em andamento a construção de ponte sobre o rio do Peixe, na LMG-862, trecho entre Três Corações e o entroncamento para São Tomé das Letras. Estão sendo elaborados projetos para as rodovias MG-167, entre Três Corações e Varginha, e MG-290, trecho Pouso Alegre/Ouro Fino.

Presenças
Também compareceram os secretários de Estado de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares; Educação, Macaé Evaristo; Cidades e Integração Regional, Carlos Murta; Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães; Extraordinário de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais, Wadson Ribeiro, e de Segurança Pública, Sérgio Menezes, além do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Cláudio Roberto de Souza, e os chefes da Polícia Civil de Minas Gerais, delegado João Octacílio Silva Neto, e do Gabinete Militar do Governador, coronel Fernando Antônio Arantes, e os presidentes do BDMG, Marco Aurélio Crocco, e da Cohab, Alessandro Marques.

A solenidade também contou com a presença do deputado federal Reginaldo Lopes e dos deputados estaduais Cássio Soares, Cristiano Silveira, Dilzon Melo, Duarte Bechir, Emidinho Madeira, Geraldo Pimenta, Leonídio Bouças, Noraldino Júnior, Ulisses Gomes e Vanderlei Miranda, além de centenas de prefeitos, vereadores e lideranças da região.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

UPA 24 HORAS É CONTEMPLADA COM R$ 740 MIL EM RECURSOS

Lavras, no Sul de Minas, recebeu um importante reforço para a saúde pública com a destinação de R$ 740 mil para fortalecer o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). O recurso é resultado da parceria entre a prefeita Jussara Menicucci (PSD) e o deputado estadual Cássio Soares (PSD), que têm atuado em conjunto para ampliar os investimentos no município. A prefeita Jussara Menicucci destacou a importância do recurso para garantir mais qualidade, eficiência e segurança no atendimento à população. Já o deputado estadual Cássio Soares reafirmou seu compromisso com Lavras, ressaltando que o investimento contribuirá para fortalecer a estrutura da saúde e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Os recursos, que já estão disponíveis, serão destinados ao aprimoramento do atendimento da UPA 24 Horas, beneficiando diretamente os usuários do sistema público de saúde e reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade da assistência à população.