Pular para o conteúdo principal

POLO MINEIRO ILUMINA O CÉU DE APARECIDA

Uma das maiores festas religiosas do Brasil terá, pela primeira vez, o festival de fogos de Santo Antônio do Monte e região

Um dos maiores eventos religiosos do Brasil, a “Festa da Padroeira”, em Aparecida/SP, completa 300 anos em 2017. 

O Santuário na cidade paulista prepara-se para receber 200 mil visitantes no próximo dia 12 de outubro, data em que, há três séculos, a imagem da santa foi encontrada por pescadores nas águas do rio Paraíba do Sul. 

Durante as comemorações, que neste ano ocorrerão também nos dias 10 e 11 de outubro (um dia para cada centenário), os shows pirotécnicos ficarão a cargo dos fabricantes da região de Santo Antônio do Monte, no Centro-cidade do Centro-Oeste mineiro simpaticamente chamada de Samonte. 

Um consórcio de 27 empresas locais investiu cerca de R$150 mil na empreitada (cinco toneladas de material), a primeira dos fogueteiros mineiros em Aparecida.

“Serão exibições especiais, em que a principal atração não será a duração do foguetório, mas a variedade e a evolução de cores”, explica o engenheiro químico José Expedito Amaral Jr., do Sindiemg (o sindicato da categoria), responsável técnico pelo show pirotécnico. As apresentações serão feitas nas noites dos dias 10, 11 e 12 de outubro. 

“A gente vai cobrir o céu em toda a área do Santuário”, diz Expedito. Além das exibições noturnas, haverá também uma apresentação extra de estampidos e fumaça colorida às 12h do dia 12.

“Vamos fazer desta uma oportunidade para agregar valor ao nosso negócio”, assinala a empresária Lucimar Castro Araújo, da Distribuidora de Fogos Rosa Mística, ao explicar como as empresas esperam recuperar o investimento. 

Sua colega Ana Luísa Campos Borges, da Fogos Caramuru, completa: “Queremos criar uma cultura positiva para nossa região. Somos profissionais e realizamos um trabalho de muita qualidade. Vamos mostrar isto para as pessoas, para o mundo”.

Prosperidade
O cluster de Fogos de Artifício mineiro responde por 95% da produção nacional e é o segundo maior do mundo (à frente, apenas a China). São cerca de 80 empresas, 10 mil empregos diretos e produção anual entre 25 mil e 30 mil (em tempos mais festivos já superou as 50 toneladas/ano). 

As fábricas estão distribuídas por nove municípios: além de Samonte (que responde por 60% da produção), Araújos, Arcos, Itapecerica, Japaraíba, Lagoa da Prata, Luz, Moema e Pedra do Indaiá. A atividade surgiu na região em meados do século XIX, com fabricação artesanal. No ano de 1945 foi implantada a primeira fábrica e, em 1991, os empreendedores criaram o Sindiemg.

A força do Sebrae
A participação pioneira dos fogueteiros do Centro-Oeste mineiro na grande festa de Aparecida foi articulada pelo Sebrae, em parceria com a Federação das Indústrias/MG (Fiemg), por meio do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Empresas (Procompi). 

Esta junção de esforços vem desde a década passada, quando foi deflagrada uma série de ações como cursos, palestras, oficinas e seminários. 

“Nossas ações visam não apenas alavancar o setor, mas nutrir as empresas com as devidas orientações em temas como produtividade, redução dos desperdícios, segurança e mercado”, informa o analista do Sebrae Minas, Denis Magela da Silva.

Exemplo da parceria Sebrae-Fiemg foi o projeto Foco Competitivo de Pirotecnia, iniciado em 2016 e aplicado a empresários do APL e representantes das prefeituras. 

O projeto partiu de desafios estratégicos para conquistar novos mercados, sendo a Festa da Padroeira um dos seus desdobramentos. 

“Graças ao Foco Competitivo, conseguimos apurar um panorama claro sobre o nível de competitividade do APL e a partir daí estabelecer esforços para a melhoria do entorno, dinamizar a cooperação e aumentar a perspectiva local para global”, diz o analista. 

A festa Aparecida 300 anos será grandiosa como nunca antes. Os milhares de visitantes, de todas as partes do país e do exterior, as caravanas de fieis, as procissões e o burburinho vão tomar contar do Santuário e dos arredores. 

Além das inúmeras cerimônias religiosas, haverá uma série de atrações: os padres cantores Fábio de Melo, Antônio Maria, Reginaldo Manzotti e Zezinho; os cantores Daniel e Ziza Fernandes. Canções que falam de Maria serão interpretadas por artistas como Fafá de Belém, Agnaldo Rayol, Joana, Chitãozinho e Xororó, Michel Teló, Paula Fernandes e Preta Gil. E acima de tudo, no céu de Aparecida, enfeitando e coroando a Festa da Padroeira, os fogos de Samonte e região.

por Luciana Trindade - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...