Pular para o conteúdo principal

POLO MINEIRO ILUMINA O CÉU DE APARECIDA

Uma das maiores festas religiosas do Brasil terá, pela primeira vez, o festival de fogos de Santo Antônio do Monte e região

Um dos maiores eventos religiosos do Brasil, a “Festa da Padroeira”, em Aparecida/SP, completa 300 anos em 2017. 

O Santuário na cidade paulista prepara-se para receber 200 mil visitantes no próximo dia 12 de outubro, data em que, há três séculos, a imagem da santa foi encontrada por pescadores nas águas do rio Paraíba do Sul. 

Durante as comemorações, que neste ano ocorrerão também nos dias 10 e 11 de outubro (um dia para cada centenário), os shows pirotécnicos ficarão a cargo dos fabricantes da região de Santo Antônio do Monte, no Centro-cidade do Centro-Oeste mineiro simpaticamente chamada de Samonte. 

Um consórcio de 27 empresas locais investiu cerca de R$150 mil na empreitada (cinco toneladas de material), a primeira dos fogueteiros mineiros em Aparecida.

“Serão exibições especiais, em que a principal atração não será a duração do foguetório, mas a variedade e a evolução de cores”, explica o engenheiro químico José Expedito Amaral Jr., do Sindiemg (o sindicato da categoria), responsável técnico pelo show pirotécnico. As apresentações serão feitas nas noites dos dias 10, 11 e 12 de outubro. 

“A gente vai cobrir o céu em toda a área do Santuário”, diz Expedito. Além das exibições noturnas, haverá também uma apresentação extra de estampidos e fumaça colorida às 12h do dia 12.

“Vamos fazer desta uma oportunidade para agregar valor ao nosso negócio”, assinala a empresária Lucimar Castro Araújo, da Distribuidora de Fogos Rosa Mística, ao explicar como as empresas esperam recuperar o investimento. 

Sua colega Ana Luísa Campos Borges, da Fogos Caramuru, completa: “Queremos criar uma cultura positiva para nossa região. Somos profissionais e realizamos um trabalho de muita qualidade. Vamos mostrar isto para as pessoas, para o mundo”.

Prosperidade
O cluster de Fogos de Artifício mineiro responde por 95% da produção nacional e é o segundo maior do mundo (à frente, apenas a China). São cerca de 80 empresas, 10 mil empregos diretos e produção anual entre 25 mil e 30 mil (em tempos mais festivos já superou as 50 toneladas/ano). 

As fábricas estão distribuídas por nove municípios: além de Samonte (que responde por 60% da produção), Araújos, Arcos, Itapecerica, Japaraíba, Lagoa da Prata, Luz, Moema e Pedra do Indaiá. A atividade surgiu na região em meados do século XIX, com fabricação artesanal. No ano de 1945 foi implantada a primeira fábrica e, em 1991, os empreendedores criaram o Sindiemg.

A força do Sebrae
A participação pioneira dos fogueteiros do Centro-Oeste mineiro na grande festa de Aparecida foi articulada pelo Sebrae, em parceria com a Federação das Indústrias/MG (Fiemg), por meio do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Empresas (Procompi). 

Esta junção de esforços vem desde a década passada, quando foi deflagrada uma série de ações como cursos, palestras, oficinas e seminários. 

“Nossas ações visam não apenas alavancar o setor, mas nutrir as empresas com as devidas orientações em temas como produtividade, redução dos desperdícios, segurança e mercado”, informa o analista do Sebrae Minas, Denis Magela da Silva.

Exemplo da parceria Sebrae-Fiemg foi o projeto Foco Competitivo de Pirotecnia, iniciado em 2016 e aplicado a empresários do APL e representantes das prefeituras. 

O projeto partiu de desafios estratégicos para conquistar novos mercados, sendo a Festa da Padroeira um dos seus desdobramentos. 

“Graças ao Foco Competitivo, conseguimos apurar um panorama claro sobre o nível de competitividade do APL e a partir daí estabelecer esforços para a melhoria do entorno, dinamizar a cooperação e aumentar a perspectiva local para global”, diz o analista. 

A festa Aparecida 300 anos será grandiosa como nunca antes. Os milhares de visitantes, de todas as partes do país e do exterior, as caravanas de fieis, as procissões e o burburinho vão tomar contar do Santuário e dos arredores. 

Além das inúmeras cerimônias religiosas, haverá uma série de atrações: os padres cantores Fábio de Melo, Antônio Maria, Reginaldo Manzotti e Zezinho; os cantores Daniel e Ziza Fernandes. Canções que falam de Maria serão interpretadas por artistas como Fafá de Belém, Agnaldo Rayol, Joana, Chitãozinho e Xororó, Michel Teló, Paula Fernandes e Preta Gil. E acima de tudo, no céu de Aparecida, enfeitando e coroando a Festa da Padroeira, os fogos de Samonte e região.

por Luciana Trindade - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...