Pular para o conteúdo principal

POR UMA EDUCAÇÃO ADEQUADA À REALIDADE DOS ALUNOS

Professor da Unesp, Mauro Betti propõe ouvirmos os alunos "antes que cheguemos com nossos pré-juízos"
III Encontro Nacional de Educação Física Escolar da UFSJ (Enefes) lança desafios e possibilidades para a prática nas redes escolares

Mauro Betti nunca tinha visto as teorias que estuda tão bem exemplificadas quanto no momento em que viu sua filha de dois anos, numa festa de aniversário, descobrindo as funcionalidades de uma bola. A pequena, encantada, rolou, quicou e correu atrás daquela esfera laranja sem saber que se tratava de uma bola de basquete.

Esse foi o exemplo utilizado pelo professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) para explicar conceitos teóricos como percepção e intencionalidade, de forma leve e divertida, na mesa 

“A teoria do movimentar-se em perspectiva semiótica: ensinar a pensar criticamente”, na abertura do III Encontro Nacional de Educação Física Escolar da UFSJ (Enefes). 

Com o auditório cheio, o público composto por estudantes do curso de Educação Física da UFSJ, mestrandos, doutorandos e professores da rede pública de ensino assistiu e interagiu com as demonstrações do professor.

“Os alunos nos falam antes que cheguemos com nossos pré-juízos e pré-conceitos e óculos teóricos, então precisamos ouvir”, pontua Betti. Propôs um ensino que se adapte à realidade dos alunos. “Se eles não conseguem alcançar a cesta de basquete, por que não abaixá-la? É melhor que eles se sintam como os jogadores que veem na televisão e se interessem em saber mais sobre o esporte do que chegar com a teoria e regras que só os desinteressam”.

A fala combina com o objetivo do Congresso, de acordo com o presidente do III Enefes, professor Diego Mendes. 

“Queremos lançar desafios e possibilidades sobre o ensino de Educação Física nas redes escolares. Este congresso é uma resistência ao desinvestimento em espaços de divulgação e formação”, afirma.

O evento segue até este final da semana. Você pode conferir a programação completa em ufsj.edu.br/dcefs/iii_enefes.php ou www.facebook.com/events/253770291784552.

A Universidade e as escolas
“Sem professor bem formado, não há educação. A grande questão é considerar não apenas a área escolar, mas como ela avança para a sociedade”, opina o vice-reitor e professor do curso de Educação Física da UFSJ, Marcelo Andrade. 

Para isso, a Universidade tem trabalhado a inserção do futuro profissional nas escolas por meio de projetos de iniciação à docência, extensão e pesquisa, com o objetivo de buscar novas possibilidades no campo da educação escolar.

O reconhecimento desse trabalho, inclusive, tem alcançado diversos veículos de avaliação dos cursos. No mais recente deles, seis cursos de licenciatura da UFSJ foram avaliados com 5 estrelas pelo Guia do Estudante, que chegou às bancas na segunda-feira, 16.

da assessoria da UFSJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...