Pular para o conteúdo principal

POR UMA EDUCAÇÃO ADEQUADA À REALIDADE DOS ALUNOS

Professor da Unesp, Mauro Betti propõe ouvirmos os alunos "antes que cheguemos com nossos pré-juízos"
III Encontro Nacional de Educação Física Escolar da UFSJ (Enefes) lança desafios e possibilidades para a prática nas redes escolares

Mauro Betti nunca tinha visto as teorias que estuda tão bem exemplificadas quanto no momento em que viu sua filha de dois anos, numa festa de aniversário, descobrindo as funcionalidades de uma bola. A pequena, encantada, rolou, quicou e correu atrás daquela esfera laranja sem saber que se tratava de uma bola de basquete.

Esse foi o exemplo utilizado pelo professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) para explicar conceitos teóricos como percepção e intencionalidade, de forma leve e divertida, na mesa 

“A teoria do movimentar-se em perspectiva semiótica: ensinar a pensar criticamente”, na abertura do III Encontro Nacional de Educação Física Escolar da UFSJ (Enefes). 

Com o auditório cheio, o público composto por estudantes do curso de Educação Física da UFSJ, mestrandos, doutorandos e professores da rede pública de ensino assistiu e interagiu com as demonstrações do professor.

“Os alunos nos falam antes que cheguemos com nossos pré-juízos e pré-conceitos e óculos teóricos, então precisamos ouvir”, pontua Betti. Propôs um ensino que se adapte à realidade dos alunos. “Se eles não conseguem alcançar a cesta de basquete, por que não abaixá-la? É melhor que eles se sintam como os jogadores que veem na televisão e se interessem em saber mais sobre o esporte do que chegar com a teoria e regras que só os desinteressam”.

A fala combina com o objetivo do Congresso, de acordo com o presidente do III Enefes, professor Diego Mendes. 

“Queremos lançar desafios e possibilidades sobre o ensino de Educação Física nas redes escolares. Este congresso é uma resistência ao desinvestimento em espaços de divulgação e formação”, afirma.

O evento segue até este final da semana. Você pode conferir a programação completa em ufsj.edu.br/dcefs/iii_enefes.php ou www.facebook.com/events/253770291784552.

A Universidade e as escolas
“Sem professor bem formado, não há educação. A grande questão é considerar não apenas a área escolar, mas como ela avança para a sociedade”, opina o vice-reitor e professor do curso de Educação Física da UFSJ, Marcelo Andrade. 

Para isso, a Universidade tem trabalhado a inserção do futuro profissional nas escolas por meio de projetos de iniciação à docência, extensão e pesquisa, com o objetivo de buscar novas possibilidades no campo da educação escolar.

O reconhecimento desse trabalho, inclusive, tem alcançado diversos veículos de avaliação dos cursos. No mais recente deles, seis cursos de licenciatura da UFSJ foram avaliados com 5 estrelas pelo Guia do Estudante, que chegou às bancas na segunda-feira, 16.

da assessoria da UFSJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SCOLFORO VIABILIZA EXPANSÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA

Em reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi consolidada a maior reformulação já feita no projeto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, defendeu ao longo do ano e teve o projeto de expansão aprovado, o que garante o aumento da área construída e a incorporação de um setor completo de exames e imagens, incluindo hemodinâmica. Faz parte do projeto desta ampliação a incorporação de uma nova área, onde é hoje o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras. Com a ampliação da área e dos serviços, o Ministério da Saúde aumentou o teto de investimento, garantindo condições para execução da nova estrutura até 2027. Em visita à UFLA para celebração dos 10 anos do curso de Medicina no final do ano passado, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, confirmou a previsão de início das obras em março de 2026 e conclusão em 2027, quando o hospital será aberto para a população de ...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...