sexta-feira, 13 de outubro de 2017

PROFESSOR DA UFLA É SELECIONADO PARA O PROGRAMA LÍDERES INTERNACIONAIS EM EDUCAÇÃO

Após várias etapas de seleção nacional e internacional, em que concorreram candidatos de 25 países, o professor do Departamento de Estudos da Linguagem (DEL) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Gasperim Ramalho de Souza,  foi selecionado para o programa Líderes Internacionais em Educação (International Leaders in Education Program - ILEP 2018), sendo um dos seis brasileiros, e o único em Minas Gerais.

O programa é voltado para professores de Língua Inglesa que atuam nas escolas públicas brasileiras e tem como objetivo o aperfeiçoamento do ensino do idioma e desenvolvimento de projetos voltados para a liderança educacional internacional, multiculturalismo  e novas tecnologias para o ensino e aprendizagem de inglês.

O programa oferece um intercâmbio de cinco meses nos Estados Unidos.  O intercâmbio inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança e no uso de tecnologias em educação. 

O programa nos EUA está previsto para acontecer entre os meses de janeiro a maio de 2018.

“Estou imensamente feliz por ter sido um dos seis brasileiros selecionados para participar dessa experiência única nos EUA. Os conhecimentos e experiências que adquirirei nesse período serão fundamentais para que eu possa desenvolver ações de extensão , pesquisa e ensino voltados para o ensino e aprendizagem de inglês dentro da perspectiva de internacionalização crescente na UFLA”, comenta o professor. 

A abertura do International Leaders in Education Program será em Washington D.C.,mas o destino de cada professor será anunciado em outro momento. 

O professor irá trabalhar não somente a linguística, mas o social. Ele vai participar de trabalhos voluntários;  terá acesso a novas pesquisas, metodologias realizadas nas universidades; irá para as escolas americanas estagiar e dar continuidade nas escolas no Brasil, além de preparar um projeto de extensão para alguma escola, de preferência na qual ele está lotado, pois isso a exigência do professor estar em sala de aula, para que ele dê continuidade ao projeto.

O programa é uma iniciativa internacional do Departamento de Estado dos Estados Unidos, em parceria com a Embaixada Americana no Brasil e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), com o objetivo de oferecer oportunidade para professores de inglês das mais diversas partes do mundo participem de curso de aperfeiçoamento de cinco meses nos Estados Unidos.

Nenhum comentário: