Pular para o conteúdo principal

STARTUP MINEIRA INOVA COM UTILIZAÇÃO DE INSETOS PARA ALIMENTAÇÃO

Intech Brasil tem foco na produção de ração animal, mas não descarta criar produtos para humanos
Os insetos são utilizados na produção de farinha para nutrição animal

O Tenébrio Molitor, também conhecido como bicho-da-farinha, é um besouro inofensivo que na fase adulta chega a, no máximo, 2,5cm. Sua fêmea é capaz de botar de 500 a 1.000 ovos em cada desova e por isso esse é o principal inseto utilizado pela Intech Brasil. 

A startup atua no segmento de nutrição animal e é pioneira no país no setor de produção de farinha de insetos para a alimentação de animais de estimação e criação.

Sua grande aposta como diferencial está nas vantagens da utilização de insetos para a produção de ração animal. A quantidade de insetos produzida por metro quadrado é significativamente maior se comparada à criação de aves ou suínos, por exemplo. 

“A criação de insetos é totalmente sustentável. Além de precisar de menos espaço, não há a utilização direta de água na criação e os insetos emitem uma quantidade muito menor de gases potencializadores do efeito estufa”, explica o biotecnologista e cofundador da startup, Maurício Medeiros.

A qualidade do produto é garantida por seus criadores. Os insetos são ricos em proteínas e lipídios e têm sabor neutro, sem apresentar rejeição por parte dos animais. 

“No caso do mercado de aves e peixes ornamentais a aceitabilidade é enorme pelo fato de na natureza já consumirem insetos”, argumenta.

Alimentação humana
Alguns países, como Tailândia e China por exemplo, já são conhecidos pela utilização de insetos na alimentação humana. 

Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), até 2050, o planeta será habitado por mais de 9 bilhões de pessoas e o futuro da alimentação é uma preocupação real. 

“Vender produtos à base de insetos para humanos é uma possibilidade que a gente não descarta. A previsão é que a quantidade de humanos e pets cresça muito nos próximos anos. Então ele precisará se preocupar com a alimentação do bicho de estimação e a sua alimentação”, explica Medeiros.

Para se consolidar no mercado, a Intech Brasil terá que superar alguns desafios. Além da resistência cultural em relação à utilização de insetos na alimentação, a ausência de legislação sobre o tema pode ser uma barreira para a startup. Mas os sócios acreditam que essa regulamentação ocorra nos próximos anos.

Integrada ao Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (CIAEM), a Intech Brasil ainda não comercializa seus produtos, mas já está em fase de criação e reprodução de insetos e pretende entrar no mercado em 2018. 

“A criação de insetos no mundo já existe há muito tempo, mas a criação em grande escala ainda é algo inovador”, conclui.

por Pedro Matos - do SIMI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SCOLFORO VIABILIZA EXPANSÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA

Em reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi consolidada a maior reformulação já feita no projeto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, defendeu ao longo do ano e teve o projeto de expansão aprovado, o que garante o aumento da área construída e a incorporação de um setor completo de exames e imagens, incluindo hemodinâmica. Faz parte do projeto desta ampliação a incorporação de uma nova área, onde é hoje o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras. Com a ampliação da área e dos serviços, o Ministério da Saúde aumentou o teto de investimento, garantindo condições para execução da nova estrutura até 2027. Em visita à UFLA para celebração dos 10 anos do curso de Medicina no final do ano passado, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, confirmou a previsão de início das obras em março de 2026 e conclusão em 2027, quando o hospital será aberto para a população de ...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...