Pular para o conteúdo principal

ESTUDANTES DA UFLA OBTÊM SEGUNDO LUGAR EM HACKATON DE TECNOLOGIA ASSISTIVA, NA FINIT


Um grupo de alunos do Núcleo de Pesquisas em Acessibilidade, Usabilidade e Linguística Computacional (Alcance), do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), conquistou o segundo lugar em um Hackaton promovido pela Rede Mineira de Tecnologia Assistiva (RMTA), do Governo do Estado de Minas Gerais. 

O desafio foi realizado como parte da Campus Party MG, no âmbito da segunda edição da Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit), promovida pelo governo estadual entre 31 de outubro e 4 de novembro de 2017, em Belo Horizonte.

Hackaton é um evento no qual profissionais ligados a desenvolvimento de softwares devem desenvolver um sistema que atenda a uma demanda, ou projetos inovadores e utilizáveis. Nesse caso, o Hackatech Assistivo foi promovido pela RMTA com o desafio: “Desenvolva soluções em Tecnologia Assistiva para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida em favor do seu crescimento e autonomia na sociedade com inovação”. 

Os estudantes tiveram 30 horas para conceber uma ideia e desenvolver um protótipo, entre 8 equipes de diversos lugares do Brasil que participaram da competição.

O projeto que obteve o segundo lugar foi o aplicativo ALLA (Acesso a Leis e Lugares Acessíveis) [foto], de caráter informativo. Por meio dele, os usuários terão acesso à Lei Brasileira de Inclusão (LBI), apresentada com linguagem simples, sem termos jurídicos, a fim de atingir todos os níveis da sociedade. 

Além disso, o aplicativo possibilita que seus usuários avaliem a acessibilidade de serviços e lugares visitados – como escolas, transporte público, estabelecimentos públicos e privados, entre outros. 

Caso um usuário com deficiência encontre algum problema de acessibilidade no local, poderá enviar seu relato diretamente a um responsável ou, em casos mais extremos, aos órgãos responsáveis pelo cumprimento da lei. 

Pretende-se atingir também estabelecimentos e prestadores de serviço, possibilitando uma forma de conscientização e possível implantação das adequações para respeitar as leis vigentes regendo a acessibilidade do local/serviço.

O grupo foi formado por Clayton Henrique Silva, estudante do curso de Engenharia de Controle e Automação, e pelos discentes do curso de Ciência da Computação Felipe Silva Dias, Gabriel Rodrigues Oliveira, Letícia Diniz Tsucyhia e Luiz Felipe da Paixão Silva. 

Todos fazem projetos de Iniciação Científica ou de Iniciação Tecnológica e Industrial no Laboratório Alcance. 

Presença do Alcance na Finit
Além da participação dos alunos no Hackaton e na Campus Party, o Alcance participou de maneira ativa nas atividades relacionadas à Tecnologia Assistiva na Finit. 

A equipe ocupou um estande na Arena Experience, demonstrando produtos desenvolvidos no laboratório, com foco em apoio a pessoas com deficiência.

No dia 3 de novembro, o professor Raphael Winckler de Bettio participou de roda de conversa sobre inovação e desenvolvimento de Tecnologia Assistiva no lounge do conhecimento do Sistema Mineiro de Inovação (Simi), moderado pela coordenadora da RMTA Kátia Ferraz Ferreira, com representantes de start-ups mineiras da área.


Nos dias 3 e 4, os professores André Pimenta Freire e Raphael Winckler de Bettio, do DCC, participaram de reunião do comitê executivo da RMTA, com representantes de laboratórios de outras instituições mineiras de ensino e pesquisa. 

Na reunião, foram discutidos direcionamentos para elaboração de propostas de políticas no âmbito do governo do estado para a área, bem como programas para fomento de pesquisas em Tecnologia Assistiva e colaboração do governo de Minas Gerais com núcleos de tecnologia e inovação das universidades mineiras. 

O intuito dessa colaboração é apoiar a transferência de tecnologias de pesquisas realizadas para o setor produtivo, possibilitando a utilização efetiva dos resultados por pessoas com deficiência.

por Mateus Lima - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...