Pular para o conteúdo principal

PESQUISA EXPLORA CONTRATAÇÕES MILIONÁRIAS NO FUTEBOL CHINÊS

Professor e aluno apresentam trabalho durante a Semana C&T em Nepomuceno

O futebol chinês gastou, apenas em 2016, cerca de R$650 milhões para levar atletas brasileiros para os times do país. Esse foi o ano em que os jogadores Paulinho, Ramires e Hulk foram contratados, é o que revela Kimberly Morris, chefe de Integridade e Compliance do Fifa TM. 

Diante das cifras milionárias no cenário do desporto, o professor Lucas Guedes Vilas Boas e o estudante Rafael Ávila dos Santos do campus Nepomuceno do CEFET-MG, no Sul de Minas, decidiram analisar esse fenômeno sob a ótica da ciência.

De acordo com os pesquisadores, o atual cenário é resultado do crescimento da economia do país, especialmente após a deposição de Mao Tsé-Tung e a ascensão de Deng Xiaoping ao poder em 1978. 

Essa transição política abriu a economia chinesa ao capitalismo e permitiu a entrada de empresas multi e transnacionais na China, que também possuía diversos fatores favoráveis à entrada de empresas em seu território, como mão de obra abundante e barata, frágeis legislações trabalhista e ambiental, entre outras. 

Com isso, o futebol chinês também passou por rápido crescimento, graças a “robustos investimentos e patrocínios de empresas estatais e privadas nacionais e estrangerias neste esporte”, completam.

Ainda segundo os pesquisadores, baseados na teoria de Karl Marx sobre mercadoria, houve predomínio do valor de troca em relação ao valor de uso no futebol chinês, marcados por diversas relações mercantis de grandes empresas, diferente, por exemplo, da difusão espontânea do futebol entre países europeus há aproximadamente um século. 

“Este fenômeno é nítido na conjuntura chinesa, pois a ampla divulgação na mídia, aliada aos patrocínios milionários de empresas estatais e multinacionais, promoveu a disseminação e valorização do futebol chinês em âmbito internacional”, descrevem.

O trabalho dos professor Lucas e do aluno Rafael Ávila foi apresentado durante a Semana C&T no campus Nepomuceno com o título “A mercantilização do futebol no período contemporâneo: o caso do futebol chinês.”

da assessoria CEFET-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.